Jean-Baptiste Pillement

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Jean-Baptiste Pillement
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 24 de maio de 1728
[[Lyon]]
Morte 26 de abril de 1808 (79 anos)
[[Lyon]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Foi um pintor a óleo e pastel e decorador francês, natural de Lyon. Esteve três vezes em Portugal, a primeira quando era ainda novo, por volta de 1750, a segunda em 1766 e a terceira entre 1780 e 1786. Residiu primeiro no Porto, onde abriu uma escola particular, e depois em Lisboa, onde trabalhou para a rainha D. Maria I[1]. Dedicava-se à pintura de interiores. Pintou para a realeza e nobreza portuguesa. Também pintou em Inglaterra e França.

A 18 de janeiro de 1755 foi acusado de ser deísta e maçon à Inquisição de Lisboa por um seu companheiro, Lourenço Boullier[2].

Carreira

O seu primeiro trabalho em Portugal foi como debuxador e pintor na Real Fábrica das Sedas de Lisboa.

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Jean-Baptiste Pillement In A casa senhorial, consultado a 28/08/2017.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 132.

Bibliografia e Fontes

  • Araújo, Agostinho (ed. lit.). Jean Pillement e o paisagismo em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, 1996.
  • Demestresco, Mihail. "Jean Pillement, Grande Paisagista Francês do Século XVIII." In Arte de Ontem e de Hoje. Lisboa: 1948.
  • Jesus, Júlio de. Artistas estrangeiros em Portugal: O Pintor Pillement. Lisboa: edição da Tipografia Gonçalves, 1933.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
  • Vitorino, Pedro. "Pillement no Museu do Porto." Guimarães: Revista de Guimarães (1936).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo