João da Silva Feijó

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


João da Silva Feijó
Nome completo João da Silva Feijó
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 1760
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Morte 1824
Sexo valor desconhecido
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

João da Silva Feijó nasceu em 1760, no Rio de Janeiro, e morreu em 1824. Tem uma formação académica de naturalista e foi contemporâneo de Alexandre Rodrigues Ferreira.

Carreira

João da Silva Feijó pertenceu ao corpo de engenheiros e exerceu o secretariado do governo das ilhas de Cabo Verde. Não sabemos ao certo a data em que exerceu o cargo em Cabo Verde, mas podemos adiantar que no início do século XIX está de volta ao Brasil para trabalhar na capitania de Ceará, onde em 1810 era sargento-mor naturalista.

Secretário do governo das ilhas de Cabo Verde.

Sócio correspodente da Academia Real das Ciências de Lisboa[1].

Outras informações

Obras

AHU, Cat. Cart., Cabo Verde: Autor do Ensaio de 1797 (publicado em 1815) "[naturalista João da Silva Feijó] / [ca. 1786]

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, consta o seguinte mapa de sua autoria:

Carta Topografica do Searâ á Mina do Salpetra, descoberta no Sitio da Talajuba, na dist. de 55 leguas da Villa de Fortaleza. 1800.

Carta demonstrativa da Cappitania do Seará para servir á sua Historia Geral. Pelo Sarg. M. Naturalista João da S. Feijó. 1809

Carta Demonstrativa da Capitania do Ceará para servir de plano a sua carta topográfica organizada e delineada pelo Sargento Mor Naturalista da mesma capitania João da Silva Feijó, 1810[2].

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 319-320.
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: 05.38.363

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

Arquivo Histórico Ultramarino (AHU)

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo