Joaquim Rafael

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Joaquim Rafael
Nome completo Joaquim Rafael Rodrigues
Outras Grafias EQUAL
Pai Bento José Rodrigues
Filho(s) António Rafael Rodrigues
Nascimento 3 de fevereiro de 1783
[[Porto]]
Morte 14 de agosto de 1864 (81 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Joaquim Rafael Rodrigues, filho de Bento José Rodrigues, cocheiro do bispo D. Frei João Rafael de Mendonça (1771-1793), nasceu na rua do Postigo do Sol, no Porto, a 3 de fevereiro de 1783. Aos 11 anos de idade terá ingressado na casa-oficina de Domingos Francisco Vieira.

Casou com Maria Francisca da Purificação, sobrinha de Domingos Francisco Vieira, de quem teve um filho e duas filhas. A sua esposa morreu no parto, pelo que voltou a casar a 8 de maio de 1815, com Margarida Emília, filha do artista Manuel Moreira da Silva, de quem teve 9 filhos[1].

Segundo Raczynski, existem várias pinturas suas em igrejas do Porto e de Lisboa. A sua família vivia no Porto.

Carreira

Foi nomeado primeiro pintor da Câmara e Corte com o ordenado de um conto de reis em 1825. Teve como ajudante António Rafael Rodrigues, seu filho[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Joaquim Rafael In Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto, consultado a 29 de agosto de 2017
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 139.

Bibliografia e Fontes

  • Lima, Henrique de Campos Ferreira. Joaquim Rafael, Pintor e Escultor Portuense, Breves notas biográficas e compilação dos seus escritos. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1923.
  • Queiroz, José Francisco Ferreira. "Os cemitérios do Porto e a arte funerária oitocentista." Tese de Doutoramento, Universidade do Porto, 2002.
  • Silva, Inocêncio Francisco. Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil. Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo