José Geraldo da Silva Sardinha

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


José Geraldo da Silva Sardinha
Outras Grafias EQUAL
Pai Francisco Geraldo da Silva
Mãe Mariana Pedroso
Nascimento 13 de fevereiro de 1845
[[Vila Nova de Gaia, Portugal]]
Morte 28 de novembro de 1906 (61 anos)
[[Porto, Portugal]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Nasceu em Vila Nova de Gaia a 13 de fevereiro de 1845, filho de Francisco Geraldo da Silva e Maria Pedrosa. Foi baptizado na freguesia de S. Pedro de Pedroso.

Matriculou-se no 1º ano de arquitectura civil da Academia Portuense de Belas Artes em outubro de 1863, acabando o 4º ano em 1867.

Em 1867 fez concurso para pensionista do Estado em Paris, na classe de arquitectura civil, partindo para lá em outubro desse ano. Por causa da guerra franco-prussiana teve de retirar para Portugal em dezembro de 1870 e passado um ano voltou para Paris, concluindo os seus estudos em agosto de 1873.

Faleceu no Porto a 28 de novembro de 1906.

Carreira

Tornou-se professor da Academia por decreto de 3 de julho de 1879.

Fez a nova fachada da Rua da Murta e a planta do projecto de alargamento do edifício de S. Lázaro, onde se encontravam a Academia de Belas Artes, o Ateneu Portuense e a Biblioteca Pública. Dirigiu as obras da igreja da Trindade e do Bonfim, da Escola Médica Portuguesa e do Teatro Sá de Miranda de Viana do Castelo. Fez um projecto para a igreja de Bonfim que não foi levado a cabo[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 47-48.

Bibliografia e Fontes

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo