José Geraldo da Silva Sardinha

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


José Geraldo da Silva Sardinha
Outras Grafias EQUAL
Pai Francisco Geraldo da Silva
Mãe Mariana Pedroso
Nascimento 13 de fevereiro de 1845
[[Vila Nova de Gaia, Portugal]]
Morte 28 de novembro de 1906 (61 anos)
[[Porto, Portugal]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Nasceu em Vila Nova de Gaia a 13 de fevereiro de 1845, filho de Francisco Geraldo da Silva e Maria Pedrosa. Foi baptizado na freguesia de S. Pedro de Pedroso.

Matriculou-se no 1º ano de arquitectura civil da Academia Portuense de Belas Artes em outubro de 1863, acabando o 4º ano em 1867.

Em 1867 fez concurso para pensionista do Estado em Paris, na classe de arquitectura civil, partindo para lá em outubro desse ano. Por causa da guerra franco-prussiana teve de retirar para Portugal em dezembro de 1870 e passado um ano voltou para Paris, concluindo os seus estudos em agosto de 1873.

Faleceu no Porto a 28 de novembro de 1906.

Carreira

Tornou-se professor da Academia por decreto de 3 de julho de 1879.

Fez a nova fachada da Rua da Murta e a planta do projecto de alargamento do edifício de S. Lázaro, onde se encontravam a Academia de Belas Artes, o Ateneu Portuense e a Biblioteca Pública. Dirigiu as obras da igreja da Trindade e do Bonfim, da Escola Médica Portuguesa e do Teatro Sá de Miranda de Viana do Castelo. Fez um projecto para a igreja de Bonfim que não foi levado a cabo[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 47-48.

Bibliografia e Fontes

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo