José Joaquim da Cunha

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


José Joaquim da Cunha
Nome completo José Joaquim da Cunha
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1750
Morte 1850
Residência
Residência [[Portugal]]
Formação
Instituição de Formação [[Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho]]
Postos
Posto Segundo tenente
Data Início: 23 de julho de 1804
Cargos
Data Início: 23 de julho de 1804
Instituição [[Real Corpo de Engenheiros]]
Actividade
Actividade Desenho de edificação
Data Início: 1807
Fim: 1807
Local de Actividade [[Praça-Forte de Almeida, Guarda,-]]


Biografia

Dados biográficos

Desconhece-se as datas de nascimento e morte de José Joaquim da Cunha, apenas sabemos que esteve activo nos inícios do século XIX e, como tal, nasceu ainda no século XVIII.

José Joaquim da Cunha matriculou-se no ano de 1800 na Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho no curso de engenharia; instituição onde prosseguiu os seus estudos com mérito, sendo agraciado com prémios, tanto no 1º ano como no 2º ano. Antes de ingressar no curso de engenharia frequentou a Academia da Marinha.[1]

Carreira

Decorridos quatro anos após o ingresso no curso de engenharia saiu um decreto datado de 23 de Julho de 1804 a nomeá-lo para o posto de segundo tenente do Real Corpo de Engenheiros, juntamente com António Paula de Bulhões.[2].

Entre 1807 e 1813 encontramo-lo a desempenhar o cargo de ajudante do tenente coronel Anastácio Sousa Miranda, onde realizou o levantamento da Praça-Forte de Almeida e terrenos envolventes, em parceria com José Maria Ferreira[3].


Outras informações

Obras

● 1807 – Planta do terreno adjacente a Praça de Almeida

● 1813 – Planta do terreno adjacente à Praça de Almeida por uma circunferência, cujo raio é de 1400 braças

Notas

  1. Arquivo Histórico Militar, Lista dos Alunos da Aula de Fortificação, Escola do Exército, Escola de Guerra e Escola Militar em 1790 e 1940, fl. 153.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 262.
  3. Biblioteca Digital do Exército, 15-1-2-2 e 16-1-2-2.

Fontes

Biblioteca Digital do Exército, Planta do terreno adjacente a Praça de Almeida... / Desenhada debaixo das direcções do Tenente Coronel Anatásio António de Sousa e Miranda ; pelo Segundo Tenente José Joaquim da Cunha e o Capitão José Maria Ferreira, oficiais do Real Corpo de Engenheiros, em 1807, 15-1-2-2

Biblioteca Digital do Exército, Planta do terreno adjacente à Praça de Almeida por uma circunferência, cujo rayon é de 1400 braças... : novamente desenhada... / desenhada debaixo das direcções do Tenente Coronel Anastácio António de Souza e Miranda e pelo Segundo Tenente José Joaquim da Cunha ; levantada pelo dito Segundo Tenente e o Capitão José Maria Ferreira, oficiais do Real Corpo de Engenheiros ; e novamente desenhada em o Real Arquivo Militar pelo Capitão do referido Corpo Manuel Tavares da Fonseca, em Junho de 1813, 16-1-2-2

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.
  • Arquivo Histórico Militar, Lista dos Alunos da Aula de Fortificação, Escola do Exército, Escola de Guerra e Escola Militar (1790-1940)

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Raquel Seixas

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo