José Joaquim da Cunha

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


José Joaquim da Cunha
Nome completo José Joaquim da Cunha
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1750
Morte 1850
Residência
Residência [[Portugal]]
Formação
Instituição de Formação [[Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho]]
Postos
Posto Segundo tenente
Data Início: 23 de julho de 1804
Cargos
Data Início: 23 de julho de 1804
Instituição [[Real Corpo de Engenheiros]]
Actividade
Actividade Desenho de edificação
Data Início: 1807
Fim: 1807
Local de Actividade [[Praça-Forte de Almeida, Guarda,-]]


Biografia

Dados biográficos

Desconhece-se as datas de nascimento e morte de José Joaquim da Cunha, apenas sabemos que esteve activo nos inícios do século XIX e, como tal, nasceu ainda no século XVIII.

José Joaquim da Cunha matriculou-se no ano de 1800 na Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho no curso de engenharia; instituição onde prosseguiu os seus estudos com mérito, sendo agraciado com prémios, tanto no 1º ano como no 2º ano. Antes de ingressar no curso de engenharia frequentou a Academia da Marinha.[1]

Carreira

Decorridos quatro anos após o ingresso no curso de engenharia saiu um decreto datado de 23 de Julho de 1804 a nomeá-lo para o posto de segundo tenente do Real Corpo de Engenheiros, juntamente com António Paula de Bulhões.[2].

Entre 1807 e 1813 encontramo-lo a desempenhar o cargo de ajudante do tenente coronel Anastácio Sousa Miranda, onde realizou o levantamento da Praça-Forte de Almeida e terrenos envolventes, em parceria com José Maria Ferreira[3].


Outras informações

Obras

● 1807 – Planta do terreno adjacente a Praça de Almeida

● 1813 – Planta do terreno adjacente à Praça de Almeida por uma circunferência, cujo raio é de 1400 braças

Notas

  1. Arquivo Histórico Militar, Lista dos Alunos da Aula de Fortificação, Escola do Exército, Escola de Guerra e Escola Militar em 1790 e 1940, fl. 153.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 262.
  3. Biblioteca Digital do Exército, 15-1-2-2 e 16-1-2-2.

Fontes

Biblioteca Digital do Exército, Planta do terreno adjacente a Praça de Almeida... / Desenhada debaixo das direcções do Tenente Coronel Anatásio António de Sousa e Miranda ; pelo Segundo Tenente José Joaquim da Cunha e o Capitão José Maria Ferreira, oficiais do Real Corpo de Engenheiros, em 1807, 15-1-2-2

Biblioteca Digital do Exército, Planta do terreno adjacente à Praça de Almeida por uma circunferência, cujo rayon é de 1400 braças... : novamente desenhada... / desenhada debaixo das direcções do Tenente Coronel Anastácio António de Souza e Miranda e pelo Segundo Tenente José Joaquim da Cunha ; levantada pelo dito Segundo Tenente e o Capitão José Maria Ferreira, oficiais do Real Corpo de Engenheiros ; e novamente desenhada em o Real Arquivo Militar pelo Capitão do referido Corpo Manuel Tavares da Fonseca, em Junho de 1813, 16-1-2-2

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.
  • Arquivo Histórico Militar, Lista dos Alunos da Aula de Fortificação, Escola do Exército, Escola de Guerra e Escola Militar (1790-1940)

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Raquel Seixas

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo