José da Cunha Taborda

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


José da Cunha Taborda
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 28 de abril de 1766
[[Fundão]]
Morte 1836 (70 anos)
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Em 1803 era pintor de História nas obras do Real Paço da Ajuda[1].

Escreveu, em 1815, a obra Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.

Outras informações

Obras

  • 1819-1820 - Pintura das sobreportas da antecâmara da Sala do Despacho do Palácio da Ajuda, Lisboa.
  • Pintura de tecto relativa ao aniversário de D. João VI no Palácio da Ajuda, Lisboa.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 81.

Bibliografia e Fontes

  • Couto, João (texto). Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo . Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
  • França, José-Augusto. "José da Cunha Taborda." In Dicionário da pintura universal, planeado e organizado por Mário Tavares Chicó, Artur Nobre de Gusmão e José Augusto França. V. 3, 395-396. Lisboa: Estúdios Cor, 1962-1973.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

Ligações Externas

  • Obras digitalizadas na BNP.


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo