Manuel do Couto Reis

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Manuel do Couto Reis
Nome completo Manuel Martins do Couto Reis
Outras Grafias Manoel Martins do Couto Reys
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapa de sua autoria:

Carta Corographica, que comprehende a Barra do Rio Grande de S. Pedro, e o Terreno que medea entre a Fregª do Estreito, o Arroyo de Taim, e Campos de Pirateni nas vezinhanças do Cerro Pelado, Elevado pelo Ten. Manuel Miz do Couto Reys, no ano de 1777, e copiado pelo ajudante de engenheiros Jozé Corrêa Rangel, 1792. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, escala em braças e léguas, rosa dos ventos, nota explicativa, papel canson, telado, 99cm x 63cm[1].

Mapa Topográfico do Distrito dos Campos Goitacaz em que se compreendem e assinalam todas as suas freguesias e estabelecimentos dispostos debaixo da ordem do Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Luís de Vasconcelos e Sousa do Conselho de Sua Majestade Vice Rei e Capitão General de Mar e Terra do Estado do Brasil. Levantado geometricamenente sobre o mesmo terreno e desenhado por Manoel Martins do Couto Reys, Capitão de Infantaria do Primeiro Regimento desta Praça. Rio de Janeiro em Outubro de 1785. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com legenda, com rosa dos ventos, escala em braças, papel canson, telado, 117cm x 97cm[2].

Mapa Topográfico do Distrito da Cidade de N. S. da Assumpção de Cabo Frio em que se notam miudamente todos os objetos mais circunstanciados da sua marinha e sertões adjacentes, com as divisões particulares das suas povoações e freguesias que por ordem do Illmo e Exmo Senhor Luis de Vasconcelos e Sousa, Vice Rei e Capitão General de Mar e Terra do Estado do Brasil. Delineou geometricamente sobre o próprio terreno Manoel Martins do Couto Reys, Sargento Mor de Infantaria do Primeiro Regimento do Rio de Janeiro em 1786. Copiado por José Joaquim Freire, Segundo Tenente da Armada Real no ano de 178_. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com rosa dos ventos, escala em léguas, papel canson telado, 74,5cm x 90,5cm[3].

Notas

  1. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 07.02.1425
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 04.26.3530
  3. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 03.06.897

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo