Cristóvão de Figueiredo: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->
Linha 43: Linha 43:
==Biografia==  
==Biografia==  
=== Dados biográficos ===  
=== Dados biográficos ===  
Pintor em Lisboa, morava na freguesia de Santa Justo. Era casado com uma prima da mulher de [[Garcia Fernandes]]<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 66.</ref>.  <!-- em testemunho no documento CC, p. III, m 15, doc. 13, diz que a sua mulher e a de Garcia Fernandes são primas, filhas de dois irmãos, e que ele e Garcia Fernandes são "''compadres e amjgos e companheyros em as hobras que fazzem e comem e bebem ambos''"-->
Pintor em Lisboa, morava na freguesia de Santa Justo. Era casado com uma prima da mulher de [[Garcia Fernandes]]<ref name="ReferenceA">Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 66.</ref>.  <!-- em testemunho no documento CC, p. III, m 15, doc. 13, diz que a sua mulher e a de Garcia Fernandes são primas, filhas de dois irmãos, e que ele e Garcia Fernandes são "''compadres e amjgos e companheyros em as hobras que fazzem e comem e bebem ambos''"-->


===Carreira===
===Carreira===
Linha 51: Linha 51:
Em 1539 foi enviado examinar e receber obras de [[Gaspar Vaz]] a S. João de Tarouca e a Viseu.
Em 1539 foi enviado examinar e receber obras de [[Gaspar Vaz]] a S. João de Tarouca e a Viseu.


Foi pintor do [https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Portugal_(1509%E2%80%931540) cardeal-infante  D. Afonso]<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 66.</ref>.
Foi pintor do [https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_de_Portugal_(1509%E2%80%931540) cardeal-infante  D. Afonso]<ref name="ReferenceA"/>.


===Outras informações===  
===Outras informações===  
Linha 65: Linha 65:
   
   
==Bibliografia e Fontes==  
==Bibliografia e Fontes==  
*AA.VV., <i>El Arte en la época del Tratado de Tordesillas</i>. Junta de Castilla y Léon, 1994.
*AA.VV., ''El Arte en la época del Tratado de Tordesillas''. Junta de Castilla y Léon, 1994.


*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé, "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015.]
*[http://hdl.handle.net/10451/22524 Azambuja, Sónia Talhé, "A iconografia da natureza e da paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: imagens e significados". Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015.]


*Baião, António. "Novos subsídios para a história da arte portuguesa I: O pintor Cristóvão de Figueiredo." <i>Boletim de Arte e Arqueologia</i>. I (1921).
*Baião, António. "Novos subsídios para a história da arte portuguesa I: O pintor Cristóvão de Figueiredo." ''Boletim de Arte e Arqueologia''. I (1921).


*[http://cultura.revues.org/328 Batoréo, Manuel. "A iconografia dos Santos Mártires de Lisboa em quatro pinturas do século XVI: linguagem e significados", <i>Cultura.</i> 27 (2010): 187-9.]
*[http://cultura.revues.org/328 Batoréo, Manuel. "A iconografia dos Santos Mártires de Lisboa em quatro pinturas do século XVI: linguagem e significados", ''Cultura.'' 27 (2010): 187-9.]


*[http://hdl.handle.net/10174/18922 Caetano, Joaquim de Oliveira, "Jorge Afonso: uma interrogação essencial na pintura primitiva portuguesa". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Évora, 2014.]
*[http://hdl.handle.net/10174/18922 Caetano, Joaquim de Oliveira, "Jorge Afonso: uma interrogação essencial na pintura primitiva portuguesa". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Évora, 2014.]


*Carvalho, José Alberto Seabra, Pessoa, José, <i>Cores, Figura e Luz: Pintura Portuguesa do Século XVI na Colecção do Museu nacional Soares dos Reis</i>. Porto: Instituto Português de Museus/Museu Nacional Soares dos Reis, 2004.  
*Carvalho, José Alberto Seabra, Pessoa, José, ''Cores, Figura e Luz: Pintura Portuguesa do Século XVI na Colecção do Museu nacional Soares dos Reis''. Porto: Instituto Português de Museus/Museu Nacional Soares dos Reis, 2004.  


*Correia, Vergílio, "A Pintura quatrocentista e quinhentista em Portugal. Novos documentos", <i>Boletim de Arte e Arqueologia</i>. I (1921).
*Correia, Vergílio, "A Pintura quatrocentista e quinhentista em Portugal. Novos documentos", ''Boletim de Arte e Arqueologia''. I (1921).


*Correia, Vergílio, <i>Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI.</i> Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.
*Correia, Vergílio, ''Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI.'' Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.


*Correia, Vergílio, "A pintura em Coimbra no séc. XVI." <i>Biblos</i> 10 (1934).
*Correia, Vergílio, "A pintura em Coimbra no séc. XVI." ''Biblos'' 10 (1934).


*Dias, Pedro, "O Retábulo Quinhentista da Igreja de Santa Cruz de Coimbra." <i>O Mundo da Arte</i> 16 (Dezembro 1983): 3-14.
*Dias, Pedro, "O Retábulo Quinhentista da Igreja de Santa Cruz de Coimbra." ''O Mundo da Arte'' 16 (Dezembro 1983): 3-14.


*Dias, Pedro (ed.), <i>No tempo das feitorias: a arte portuguesa na época dos Descobrimentos.</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1992.
*Dias, Pedro (ed.), ''No tempo das feitorias: a arte portuguesa na época dos Descobrimentos.''. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1992.


*Gaspar, Vítor, <i>A pintura quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim: parceria dos Mestres Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes</i>. Lamego : Direcção Regional de Cultura do Norte, 2015.
*Gaspar, Vítor, ''A pintura quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim: parceria dos Mestres Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes''. Lamego : Direcção Regional de Cultura do Norte, 2015.


*Gonçalves, Flávio, <i>História da Arte. Iconografia e Crítica".</i> Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
*Gonçalves, Flávio, ''História da Arte. Iconografia e Crítica".'' Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.


*Pereira, Fernando António Baptista, "Imagens e Histórias de devoção. Espaço, Tempo e Narrativa na Pintura Portuguesa do Renascimento (1450-1550)." Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2001.
*Pereira, Fernando António Baptista, "Imagens e Histórias de devoção. Espaço, Tempo e Narrativa na Pintura Portuguesa do Renascimento (1450-1550)." Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2001.


*Porfírio, José Luís, <i>Pintura portuguesa, Museu Nacional de Arte Antiga = Portuguese painting, National Museum of Ancient Art</i>. Lisboa: Quetzal, 1991.  
*Porfírio, José Luís, ''Pintura portuguesa, Museu Nacional de Arte Antiga = Portuguese painting, National Museum of Ancient Art''. Lisboa: Quetzal, 1991.  


*Reis-Santos, Luís, <i>Cristóvão de Figueireido</i>. Lisboa: Artis, 1960.
*Reis-Santos, Luís, ''Cristóvão de Figueireido''. Lisboa: Artis, 1960.


*Rodrigues, Dalila (coord.), <i>Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento</i>. Lisboa: IPM, 1992.
*Rodrigues, Dalila (coord.), ''Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento''. Lisboa: IPM, 1992.


*Rodrigues, Dalila, "Pintura: o ciclo Renascentista." In <i>História da Arte Portuguesa</i>. direcção de Paulo Pereira, II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.
*Rodrigues, Dalila, "Pintura: o ciclo Renascentista." In ''História da Arte Portuguesa''. direcção de Paulo Pereira, II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.


*Santos, Reinaldo dos, <i>Os primitivos portugueses.</i> Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
*Santos, Reinaldo dos, ''Os primitivos portugueses.'' Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.


*Serrão, Vítor, "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In <i>A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.</i> Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
*Serrão, Vítor, "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In ''A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes.'' Lisboa: Livros Horizonte, 2001.


*[https://www.academia.edu/33843379/Pinturas_dos_Primitivos_nas_antigas_Colec%C3%A7%C3%B5es_Reais_do_Rio_de_Janeiro_e_no_actual_Museu_D._Jo%C3%A3o_VI_da_UFRJ Serrão, Vítor, 2017. "Pinturas dos ‘Primitivos’ nas antigas Colecções Reais do Rio de Janeiro e no actual Museu D. João VI da UFRJ" In <i> Histórias da Arte em Coleções: Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal</i> organização de Marize Malta, Maria João Neto, Ana Cavalcanti, Emerson Dionisio de Oliveira e Maria de Fátima Morethy Couto, 15-34. Rio de Janeiro: Rio Books, 2017.]  
*[https://www.academia.edu/33843379/Pinturas_dos_Primitivos_nas_antigas_Colec%C3%A7%C3%B5es_Reais_do_Rio_de_Janeiro_e_no_actual_Museu_D._Jo%C3%A3o_VI_da_UFRJ Serrão, Vítor, 2017. "Pinturas dos ‘Primitivos’ nas antigas Colecções Reais do Rio de Janeiro e no actual Museu D. João VI da UFRJ" In '' Histórias da Arte em Coleções: Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal'' organização de Marize Malta, Maria João Neto, Ana Cavalcanti, Emerson Dionisio de Oliveira e Maria de Fátima Morethy Couto, 15-34. Rio de Janeiro: Rio Books, 2017.]  


*Teixeira, José Carlos da Cruz, "A Pintura Renascentista Portuguesa. Ensaio de Caracterização". Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1991.
*Teixeira, José Carlos da Cruz, "A Pintura Renascentista Portuguesa. Ensaio de Caracterização". Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1991.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
*Viterbo, Francisco de Sousa, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  


----
----
Linha 127: Linha 127:
   
   
{{DEFAULTSORT:Cristovao de Figueiredo}}  
{{DEFAULTSORT:Cristovao de Figueiredo}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XVI]]
[[Categoria:Activos Século XVI]]
[[Categoria: Portugal]]  
[[Categoria:Portugal]]  
[[Categoria: Lisboa]]
[[Categoria:Lisboa]]
[[Categoria: Coimbra]]  
[[Categoria:Coimbra]]  
[[Categoria: São João de Tarouca]]
[[Categoria:São João de Tarouca]]
[[Categoria: Viseu]]
[[Categoria:Viseu]]
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Revisão das 13h49min de 13 de fevereiro de 2020


Cristóvão de Figueiredo
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor em Lisboa, morava na freguesia de Santa Justo. Era casado com uma prima da mulher de Garcia Fernandes[1].

Carreira

Por volta de 1518 estava a pintar com Francisco Henriques e Garcia Fernandes nas obras da Relação de Lisboa.

Em 1539 foi enviado examinar e receber obras de Gaspar Vaz a S. João de Tarouca e a Viseu.

Foi pintor do cardeal-infante D. Afonso[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. 1,0 1,1 Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 66.

Bibliografia e Fontes

  • AA.VV., El Arte en la época del Tratado de Tordesillas. Junta de Castilla y Léon, 1994.
  • Baião, António. "Novos subsídios para a história da arte portuguesa I: O pintor Cristóvão de Figueiredo." Boletim de Arte e Arqueologia. I (1921).
  • Carvalho, José Alberto Seabra, Pessoa, José, Cores, Figura e Luz: Pintura Portuguesa do Século XVI na Colecção do Museu nacional Soares dos Reis. Porto: Instituto Português de Museus/Museu Nacional Soares dos Reis, 2004.
  • Correia, Vergílio, "A Pintura quatrocentista e quinhentista em Portugal. Novos documentos", Boletim de Arte e Arqueologia. I (1921).
  • Correia, Vergílio, Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.
  • Correia, Vergílio, "A pintura em Coimbra no séc. XVI." Biblos 10 (1934).
  • Dias, Pedro, "O Retábulo Quinhentista da Igreja de Santa Cruz de Coimbra." O Mundo da Arte 16 (Dezembro 1983): 3-14.
  • Dias, Pedro (ed.), No tempo das feitorias: a arte portuguesa na época dos Descobrimentos.. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1992.
  • Gaspar, Vítor, A pintura quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim: parceria dos Mestres Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes. Lamego : Direcção Regional de Cultura do Norte, 2015.
  • Gonçalves, Flávio, História da Arte. Iconografia e Crítica". Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
  • Pereira, Fernando António Baptista, "Imagens e Histórias de devoção. Espaço, Tempo e Narrativa na Pintura Portuguesa do Renascimento (1450-1550)." Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2001.
  • Porfírio, José Luís, Pintura portuguesa, Museu Nacional de Arte Antiga = Portuguese painting, National Museum of Ancient Art. Lisboa: Quetzal, 1991.
  • Reis-Santos, Luís, Cristóvão de Figueireido. Lisboa: Artis, 1960.
  • Rodrigues, Dalila (coord.), Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Lisboa: IPM, 1992.
  • Rodrigues, Dalila, "Pintura: o ciclo Renascentista." In História da Arte Portuguesa. direcção de Paulo Pereira, II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.
  • Santos, Reinaldo dos, Os primitivos portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1958.
  • Serrão, Vítor, "O Retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa (1541-1555)". In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Teixeira, José Carlos da Cruz, "A Pintura Renascentista Portuguesa. Ensaio de Caracterização". Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1991.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo