Miguel de Paiva: diferenças entre revisões
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "{{Info/Biografia extensa <!-- dados da imagem --> |largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> |bgcolour = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver...") |
Sem resumo de edição |
||
| Linha 56: | Linha 56: | ||
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM --> | ==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM --> | ||
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013. | |||
*Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016. <!-- https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal --> | |||
*Paulo, Rui Carlos Lopes de Oliveira, <i>O pintor régio Miguel de Paiva e a ideologia artística da contra-maniera em Portugal: 1612-1645.</i>, Dissertação de mestrado em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1996. <!-- http://hdl.handle.net/10316/9763 --> | *Paulo, Rui Carlos Lopes de Oliveira, <i>O pintor régio Miguel de Paiva e a ideologia artística da contra-maniera em Portugal: 1612-1645.</i>, Dissertação de mestrado em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1996. <!-- http://hdl.handle.net/10316/9763 --> | ||
*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.). | |||
*Serrão, Vítor, <i>A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.</i> Lisboa: Edições Colibri, 2000. | |||
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série). | *Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série). | ||
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia --> | ==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia --> | ||
Revisão das 14h21min de 11 de agosto de 2017
{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa
| nome_completo =
| data_nascimento =
| nascimento_data =
| local_nascimento =
| nascimento_local =
| data_morte =
| morte_data =
| local_morte =
| morte_local =
| residência =
| nacionalidade =
| cidadania =
| etnia =
| pai =
| mãe =
}}
| Miguel de Paiva |
|---|
Biografia
Dados biográficos
Carreira
Foi nomeado pintor régio, sucedendo a Domingos Vieira Serrão em alvará de 19 de agosto de 1632, tomando posse do cargo em outubro do ano seguinte. Esta nomeação foi confirmada por D. João IV em 1641[1]. Sucedeu-lhe Domingos Vieira, dito o Escuro, em data desconhecida.
Outras informações
Obras
Referências bibliográficas
- ↑ Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 199-120.
Bibliografia e Fontes
- Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In Visiones renovadas del Barroco iberoamericano, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.
- Paulo, Rui Carlos Lopes de Oliveira, O pintor régio Miguel de Paiva e a ideologia artística da contra-maniera em Portugal: 1612-1645., Dissertação de mestrado em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1996.
- Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
- Serrão, Vítor, A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
- Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série).
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Miguel de Paiva (última modificação: 11/08/2017). eViterbo. Visitado em 26 de outubro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Miguel_de_Paiva