Miguel de Paiva: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "{{Info/Biografia extensa <!-- dados da imagem --> |largura = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> |bgcolour = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver...")
 
Sem resumo de edição
Linha 56: Linha 56:
   
   
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->  
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->  
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016. <!-- https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal -->


*Paulo, Rui Carlos Lopes de Oliveira, <i>O pintor régio Miguel de Paiva e a ideologia artística da contra-maniera em Portugal: 1612-1645.</i>, Dissertação de mestrado em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1996. <!-- http://hdl.handle.net/10316/9763 -->
*Paulo, Rui Carlos Lopes de Oliveira, <i>O pintor régio Miguel de Paiva e a ideologia artística da contra-maniera em Portugal: 1612-1645.</i>, Dissertação de mestrado em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1996. <!-- http://hdl.handle.net/10316/9763 -->
*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*Serrão, Vítor, <i>A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.</i> Lisboa: Edições Colibri, 2000.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série).
 
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->  
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->  
   
   

Revisão das 14h21min de 11 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = | nascimento_data = | local_nascimento = | nascimento_local = | data_morte = | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Miguel de Paiva

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Foi nomeado pintor régio, sucedendo a Domingos Vieira Serrão em alvará de 19 de agosto de 1632, tomando posse do cargo em outubro do ano seguinte. Esta nomeação foi confirmada por D. João IV em 1641[1]. Sucedeu-lhe Domingos Vieira, dito o Escuro, em data desconhecida.

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 199-120.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In Visiones renovadas del Barroco iberoamericano, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.
  • Paulo, Rui Carlos Lopes de Oliveira, O pintor régio Miguel de Paiva e a ideologia artística da contra-maniera em Portugal: 1612-1645., Dissertação de mestrado em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1996.
  • Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor, A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo