Francisco Romano Newton: diferenças entre revisões
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Serviu como desenhador e condutor auxiliar na | Serviu como desenhador e condutor auxiliar na Direcção das Obras Públicas do distrito de Évora entre 1863 e 1877<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Vivente Graça. Secretaria da Direcção [das Obras Públicas de Évora] em Estremoz, 7 de setembro de 1880.</ref>. | ||
Em 26 de dezembro de 1876, foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar ao das Obras Públicas, Comércio e Indústria para servir nas obras públicas da província de Angola, sendo, em função, nomeado para uma comissão, a 3 de janeiro de 1877, como condutor de 1ª classe<ref>Portaria de 3 de janeiro de 1877, Diário do Governo, no. 16, 20 de janeiro de 1877, 124.</ref>, e passada guia de passagem ao Império em 15 de janeiro<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Guia. Secretaria da Direcção das Obras Públicas do Districto de Évora, Estremoz, 15 de janeiro de 1877.</ref>. O condutor foi integrado na expedição de [[Manuel Rafael Gorjão]]<ref name=":1">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 313 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de agosto de 1892.</ref>, que criou a [[Direcção das Obras Públicas de Angola]]. Serviu em Angola entre 30 de maio de 1877 a 19 de junho de 1880<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Luanda, 20 de junho de 1880.</ref><ref name=":1" /> e ocupou o lugar de chefe da circunscrição das Obras Públicas de Moçâmedes entre agosto de 1877 e 7 de maio de 1880<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Rafael Gorjão. Luanda, 20 de junho de 1880.</ref><ref name=":2">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Évora, 20 de maio de 1881.</ref>. Nesse período, conduziu as obras no palácio e repartições públicas daquele districto e esteve responsável pela fiscalização das estradas construídas no Quipola e Santa Teresa, bem como da residência do chefe de Capamgombe<ref>"Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 763.</ref>. | Em 26 de dezembro de 1876, foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar ao das Obras Públicas, Comércio e Indústria para servir nas obras públicas da província de Angola, sendo, em função, nomeado para uma comissão, a 3 de janeiro de 1877, como condutor de 1ª classe<ref>Portaria de 3 de janeiro de 1877, Diário do Governo, no. 16, 20 de janeiro de 1877, 124.</ref>, e passada guia de passagem ao Império em 15 de janeiro<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Guia. Secretaria da Direcção das Obras Públicas do Districto de Évora, Estremoz, 15 de janeiro de 1877.</ref>. O condutor foi integrado na expedição de [[Manuel Rafael Gorjão]]<ref name=":1">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 313 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de agosto de 1892.</ref>, que criou a [[Direcção das Obras Públicas de Angola]]. Serviu em Angola entre 30 de maio de 1877 a 19 de junho de 1880<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Luanda, 20 de junho de 1880.</ref><ref name=":1" /> e ocupou o lugar de chefe da circunscrição das Obras Públicas de Moçâmedes entre agosto de 1877 e 7 de maio de 1880<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Rafael Gorjão. Luanda, 20 de junho de 1880.</ref><ref name=":2">Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Évora, 20 de maio de 1881.</ref>. Nesse período, conduziu as obras no palácio e repartições públicas daquele districto e esteve responsável pela fiscalização das estradas construídas no Quipola e Santa Teresa, bem como da residência do chefe de Capamgombe<ref>"Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 763.</ref>. |
Revisão das 16h16min de 17 de maio de 2024
Francisco Romano Newton | |
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Nome completo | Francisco Romano Newton |
Outras Grafias | Francisco Romano |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | Guilhermina da Conceição Dias Newton |
Filho(s) | Guilhermina Dias Romano Newton, Basilisa Newton Santos, Maria Madalena Dias Newton, Isaías Dias Newton |
Irmão(s) | Isaías Newton |
Nascimento | 1836 |
Morte | 30 março 1894 Luanda, Luanda, Angola |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Residência | |
Residência | Évora, Portugal |
Data | Início: 1863 Fim: 1877 |
Residência | Angola |
Data | Início: maio de 1877 Fim: 22 de junho de 1880 |
Residência | Portugal |
Data | Início: julho de 1880 Fim: junho de 1881 |
Formação | |
Formação | Arquitectura |
Data | Início: 1851 Fim: 1859 |
Instituição de Formação | Academia de Belas Artes de Lisboa |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Formação | Desenho |
Data | Início: 1851 Fim: 1859 |
Instituição de Formação | Academia de Belas Artes de Lisboa |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Cargos | |
Data | Início: 1851 Fim: 1859 |
Data | Fim: junho de 1863 |
Cargo | Desenhador |
Data | Fim: junho de 1863 |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 17 de junho de 1863 Fim: 03 de janeiro de 1877 |
Cargo | Desenhador |
Data | Início: 17 de junho de 1863 Fim: 03 de janeiro de 1877 |
Cargo | Arquitecto |
Data | Início: 17 de junho de 1863 Fim: 03 de janeiro de 1877 |
Actividade | |
Actividade | Fiscalização |
Data | Início: 1888 |
Local de Actividade | Luanda, Luanda, Angola |
Biografia
Dados biográficos
Francisco Romano Newton[1], nasceu em Lisboa, em 1836[2]. Era casado e pai de dez filhos, tendo à sua guarda duas órfãs[3].
Faleceu a 30 de março de 1894 em Luanda, Angola[4].
Carreira
Serviu como desenhador e condutor auxiliar na Direcção das Obras Públicas do distrito de Évora entre 1863 e 1877[5].
Em 26 de dezembro de 1876, foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar ao das Obras Públicas, Comércio e Indústria para servir nas obras públicas da província de Angola, sendo, em função, nomeado para uma comissão, a 3 de janeiro de 1877, como condutor de 1ª classe[6], e passada guia de passagem ao Império em 15 de janeiro[7]. O condutor foi integrado na expedição de Manuel Rafael Gorjão[8], que criou a Direcção das Obras Públicas de Angola. Serviu em Angola entre 30 de maio de 1877 a 19 de junho de 1880[9][8] e ocupou o lugar de chefe da circunscrição das Obras Públicas de Moçâmedes entre agosto de 1877 e 7 de maio de 1880[10][11]. Nesse período, conduziu as obras no palácio e repartições públicas daquele districto e esteve responsável pela fiscalização das estradas construídas no Quipola e Santa Teresa, bem como da residência do chefe de Capamgombe[12].
Embarcou de regresso a Lisboa a 22 de junho de 1880[2], tendo alcançado a capital no mês seguinte[13]. No regresso ao Reino foi colocado no lugar de condutor de 2ª classe[14] e na situação de inactividade, que, segundo afirmação do próprio em requerimento de 7 de outubro de 1880, equivalia "a um castigo imerecido”[3] considerando ter uma família numerosa que não poderia sustentar com os rendimentos aferidos nessa condição. Por isso, pedia para ser recolocado na antiga condição de condutor de 1ª classe em alguma das possessões do Império. Num segundo requerimento, datado de 31 de dezembro, voltou a apelar à sua recolocação, desta feita, no quadro das obras públicas de Angola como condutor de 1ª classe[13]. A 20 de maio de 1881, pediu resposta a este último requerimento[11].
Os seus pedidos foram atendidos, sendo passada guia para passagem à Direcção das Obras Públicas de Angola no lugar de condutor de 2º classe em 21 de junho de 1881[15]. Tomou posse do lugar em 22 de junho[8] ou julho[2]. Nesta segunda comissão, serviu, interinamente, como chefe das oficinas das obras públicas de Angola em substituição do condutor de 1ª classe, David Pinto de Morais Sarmento, em período desconhecido decorrido entre 1887 e 1889[16]. Em 1888, na qualidade de auxiliar de fiscalização, constituiu, juntamente com o director das Obras Públicas de Angola, Alexandre de Lorena, e David Pinto de Morais Sarmento, uma comissão ordenada pelo governo para examinar a primeira secção, de 60 quilómetros, do caminho de ferro de Luanda a Ambaca que havia sido terminada[17].
A 3 de agosto de 1892, foi lhe passada, por portaria, licença por um ano[18], no entanto, regressou a Angola antes do seu término, em 21 de abril de 1893[19].
Foi nomeado condutor de 1ª classe por decreto de 9 de fevereiro de 1893[20].
Outras informações
Em 1877, parte da sua família, mulher e quatro filhos, acompanharam-no para Angola, tendo deixado cinco filhos menores à guarda da sogra. O falecimento desta, a que competia a guarda de cinco filhos menores, levou-o a requerer ao Ministério da Marinha e Ultramar, 31 de janeiro de 1878, o retorno da família em Angola para Lisboa, de forma a acompanhar os cinco filhos menores “desamparados” em Portugal[21]. Não se sabe de desenvolvimentos relativos a este requerimento, mas é certo que não interferiu com a continuação da sua comissão em Angola.
Obras
Notas
- ↑ No Arquivo Histórico Ultramarino constam dois processos com os nomes Francisco Romano Newton e Francisco Romano. Após cruzamento entre as informações constantes em ambos os processos, e destas com os documentos à guarda do Acervo de Infraestruturas, Transportes e Comunicação concluiu-se que são referentes ao mesmo condutor de obras públicas.
- ↑ 2,0 2,1 2,2 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Informação referida ao anno de 1892. Luanda, 6 de fevereiro de 1893.
- ↑ 3,0 3,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 7 de outubro de 1880.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 205 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de abril de 1894.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Vivente Graça. Secretaria da Direcção [das Obras Públicas de Évora] em Estremoz, 7 de setembro de 1880.
- ↑ Portaria de 3 de janeiro de 1877, Diário do Governo, no. 16, 20 de janeiro de 1877, 124.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Guia. Secretaria da Direcção das Obras Públicas do Districto de Évora, Estremoz, 15 de janeiro de 1877.
- ↑ 8,0 8,1 8,2 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 313 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de agosto de 1892.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Luanda, 20 de junho de 1880.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Rafael Gorjão. Luanda, 20 de junho de 1880.
- ↑ 11,0 11,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Évora, 20 de maio de 1881.
- ↑ "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 763.
- ↑ 13,0 13,1 Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 31 de dezembro de 1880.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Estremoz, 19 de agosto de 1880.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Ofício n.º 728 do Director Geral da Repartição Central do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria ao Director Geral do Ultramar. Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, 22 de junho de 1881.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. ID-OP. OP14068. Relatorio d' Obras Publicas da provincia d'Angola. Annos 1887,1888 e 1889, fl. 9. Luanda, 31 de dezembro de 1889.
- ↑ "Portaria provincial nomeando uma commissão para examinar um troço da linha de Ambaca", 295.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Cópia da portaria n.º 370, documento 1 anexo ao ofício n.º 313 de 12 de agosto de 1892. Secretaria geral do Governo em Luanda, 12 de agosto de 1892.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Nota com referência à data de 21 de abril de 1893.
- ↑ Decreto de 9 de fevereiro de 1893, Diário do Governo, no. 34, 11 de fevereiro de 1893, 408.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Requerimento de Francisco Romano. Moçâmedes, 31 de janeiro de 1878.
Fontes
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Guia. Secretaria da Direcção das Obras Públicas do Districto de Évora, Estremoz, 15 de janeiro de 1877. Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Ofício n.º 728 do Director Geral da Repartição Central do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria ao Director Geral do Ultramar. Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, 22 de junho de 1881.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano. Requerimento de Francisco Romano. Moçâmedes, 31 de janeiro de 1878.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Rafael Gorjão. Luanda, 20 de junho de 1880.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Certidão passada por Manuel Vivente Graça. Secretaria da Direcção [das Obras Públicas de Évora] em Estremoz, 7 de setembro de 1880.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Cópia da portaria n.º 370, documento 1 anexo ao ofício n.º 313 de 12 de agosto de 1892. Secretaria geral do Governo em Luanda, 12 de agosto de 1892.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Informação referida ao anno de 1892. Luanda, 6 de fevereiro de 1893.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Nota com referência à data de 21 de abril de 1893.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 205 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 14 de abril de 1894.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Ofício n.º 313 do Governo Geral da província de Angola ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. Luanda, 12 de agosto de 1892.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Estremoz, 19 de agosto de 1880.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Évora, 20 de maio de 1881.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 7 de outubro de 1880.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Lisboa, 31 de dezembro de 1880.
Arquivo Histórico Ultramarino. 771/2. 1D. MU. Cx. 1879-1929. Processos Individuais. ANG. Francisco Romano Newton. Requerimento de Francisco Romano Newton. Luanda, 20 de junho de 1880.
Arquivo Histórico Ultramarino. ID-OP. OP14068. Relatorio d' Obras Publicas da provincia d'Angola. Annos 1887,1888 e 1889, fl. 9. Luanda, 31 de dezembro de 1889.
Decreto de 9 de fevereiro de 1893, Diário do Governo, no. 34, 11 de fevereiro de 1893, 408.
Portaria de 3 de janeiro de 1877, Diário do Governo, no. 16, 20 de janeiro de 1877, 124.
Bibliografia
"Portaria provincial nomeando uma commissão para examinar um troço da linha de Ambaca". Em Legislação e Disposições Regulamentares sobre Caminhos de Ferro Ultramarinos, 1:295. Lisboa: Imprensa Nacional, 1908.
"Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879". Em As Conferencias e o Itinerario do viajante Serpa Pinto atravez das terras da Africa Austral nos limites das provincias de Angola e Moçambique. Junho a Dezembro de 1878. Estudo critico e documentado contendo duas cartas geographicas por Manuel Ferreira Ribeiro, 761-765. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1879.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Miguel Ferreira Miranda
https://orcid.org/0000-0002-7316-6736
João de Almeida Barata
https://orcid.org/0000-0001-9048-0447
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
Miranda, Miguel Ferreira, e João de Almeida Barata. "Francisco Romano Newton", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, {{{year}}} 2022. Consultado a 28 de setembro de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Francisco_Romano_Newton. DOI: []