João Baptista Ribeiro: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 43: Linha 43:
==Biografia==  
==Biografia==  
=== Dados biográficos ===
=== Dados biográficos ===
Filho de António José Ribeiro e Isabel Maria, nasceu a 5 de abril de 1790 na freguesia de S. João de Arroios, Vila Real, onde foi baptizado. Desde novo mostrou propensão para o desenho, tanto que até o bispo de Braga, D. Frei Caetano Brandão, vendo o seu talento, o quis levar consigo, o que o pai não consentiu. Também o morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa, o quis levar para França.  
Filho de António José Ribeiro e Isabel Maria, nasceu a 5 de abril de 1790 na freguesia de S. João de Aregos, Vila Real, onde foi baptizado. Desde novo mostrou propensão para o desenho, tanto que até o bispo de Braga, D. Frei Caetano Brandão, vendo o seu talento, o quis levar consigo, o que o pai não consentiu. Também o morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa, o quis levar para França.  


Em 1802 o pai deixou-o, finalmente, ir para o Porto. Foi matriculado na Aula de Desenho e cursou-a durante 7 anos, tendo como mestre [[Francisco Vieira Portuense]], o seu pai, [[Domingos Francisco Vieira]], [[José Teixeira Barreto]], [[Raimundo Joaquim da Costa]] e [[Domingos Sequeira]], após a morte de Vieira Portuense. Ganhou aí vários prémios e obras suas foram mandadas para o Rio de Janeiro, para serem apresentadas ao príncipe regente D. João.  
Em 1802 o pai deixou-o, finalmente, ir para o Porto. Foi matriculado na Aula de Desenho e cursou-a durante 7 anos, tendo como mestre [[Francisco Vieira Portuense]], o seu pai, [[Domingos Francisco Vieira]], [[José Teixeira Barreto]], [[Raimundo Joaquim da Costa]] e [[Domingos Sequeira]], após a morte de Vieira Portuense. Ganhou aí vários prémios e obras suas foram mandadas para o Rio de Janeiro, para serem apresentadas ao príncipe regente D. João.  
Linha 64: Linha 64:
Em 1837 foi nomeado comendador da Ordem de Cristo.
Em 1837 foi nomeado comendador da Ordem de Cristo.


Em 1853 foi-lhe conferida a mercê de título do conselho. Nesse ano jubilou-se, com 42 anos de serviço efectivo.
Em 1853 foi-lhe conferida a mercê de título do conselho. Nesse ano jubilou-se, com 42 anos de serviço efectivo<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 [3ª série]), 142-145.</ref>.
   
   
===Outras informações===  
===Outras informações===  
Linha 73: Linha 73:
*Depois de 1820 - Retrato do arcebispo da Bahia D. Frei Vicente da Soledade Castro e de dois sobrinhos dele.
*Depois de 1820 - Retrato do arcebispo da Bahia D. Frei Vicente da Soledade Castro e de dois sobrinhos dele.
*1823 - Pintou duas miniaturas das filhas do visconde de Beire para D. balbina de Sousa Holstein.
*1823 - Pintou duas miniaturas das filhas do visconde de Beire para D. balbina de Sousa Holstein.
*1823 - Retrato em miniatura de D. Carlota Joaquina.
*1823/1824 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=998574&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition Retrato em miniatura de D. Carlota Joaquina.]
*1823 - Retrato em corpo inteiro de D. Carlota Joaquina.
*1823 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=998534 Retrato em corpo inteiro de D. Carlota Joaquina.]
*Pintura de vários retratos das infantas D. Ana de Jesus Maria, D. Isabel Maria e D. Maria da Assunção.
*1824 - Pintura e gravura de vários retratos das infantas [http://purl.pt/4239 D. Ana de Jesus Maria], [http://purl.pt/4302 D. Isabel Maria] e D. Maria da Assunção.
*Retrato de D. João VI, feito a pedido da infanta D. Isabel Maria e gravado em Paris.
*Retrato de D. João VI, feito a pedido da infanta D. Isabel Maria e gravado em Paris (este? http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=985189)
*1823-1826 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=148292 Retrato de D. Miguel de Bragança, Museu Nacional dos Coches].
*Pintura de miniatura do retrato da duquesa da Terceira para a infanta D. Ana de Jesus Maria.
*Pintura de miniatura do retrato da duquesa da Terceira para a infanta D. Ana de Jesus Maria.
*1832-1833 - Desenho de dois retratos a lápis do duque de Bragança, um como coronel de caçadores 5, outro como comandante em chefe do exército libbertador.
*1828-1834 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=304095 Pintura de retrato de D. Miguel I, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto].
*1832-1833 - Desenho de dois retratos a lápis do duque de Bragança, um como coronel de caçadores 5, outro como comandante em chefe do exército libertador.
*1832-1833 - Litografou o retrato da infanta D. maria Amália.
*1832-1833 - Litografou o retrato da infanta D. maria Amália.
*1834 - Retrato de D. Maria II a lápis de cor.
*1833 - [http://purl.pt/4675 Auto-retrato em litografia, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa].
*1834 - Retrato de D. Maria II a lápis de cor, [http://purl.pt/5302 gravado] em 1836.
*1840 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=304071 Auto-retrato, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.]
*1855 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=200524 Fotografia de Alexandre Herculano].
*Pintura do tecto da capela-mor da Igreja dos Congregados, Assunção da Virgem, S. Francisco de Sales.
*Pintura do tecto da capela-mor da Igreja dos Congregados, Assunção da Virgem, S. Francisco de Sales.
*Pintura de Anunciação na igreja da Graça.
*Pintura de Anunciação na igreja da Graça.
Linha 100: Linha 105:
*Pintura de S. Jerónimo e retrato de Francisco Rodrigues de Freitas, barão de S. Jerónimo, para o hospital de Vila Real.
*Pintura de S. Jerónimo e retrato de Francisco Rodrigues de Freitas, barão de S. Jerónimo, para o hospital de Vila Real.
*Pintura de S. Miguel em tamanho natural na igreja das freiras do Louriçal.
*Pintura de S. Miguel em tamanho natural na igreja das freiras do Louriçal.
*Pintura dos retratos de D. João VI, D. Pedro IV, D. Maria II e D. Pedro V a Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.
*Pintura dos retratos de D. João VI, D. Pedro IV, D. Maria II e D. Pedro V a [https://pt.wikipedia.org/wiki/Sala_dos_Capelos Sala dos Capelos] da Universidade de Coimbra.
*Retrato do primeiro conde de Amarante no palácio de Canelas.
*Retrato do primeiro conde de Amarante no palácio de Canelas.
*[http://purl.pt/982 Gravura de D. Pedro duque de Bragança, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa].
   
   
   
   
Linha 107: Linha 113:
<references />  
<references />  
   
   
==Bibliografia e Fontes==  
==Bibliografia e Fontes==
*Baldaque, Mónica, Soares, Elisa, Correia, Margarida Rebelo (coord.), <i>Museu Nacional de Soares dos Reis: pintura portuguesa, 1850-1950</i>. [Porto]: Ministério da Cultura, Instituto Português de Museus: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1996.
 
*Couto, João (texto), <i>Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo </i>.  Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
*Ferreira, Maria Teresa Gomes e Teixeira, Maria Emília Amaralal (intro.), <i>Pintores da escola do Porto : séc. XIX e XX nas colecções do Museu Nacional de Soares dos Reis</i>. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1983.
 
*Freitas, Eugénio da Cunha, "Os Pintores Domingos Antonio de Sequeira e João Baptista Ribeiro." <i>O Tripeiro</i>, V Serie I. Porto: 1945.
 
*[http://www.apha.pt/wp-content/uploads/boletim4/JAGoncalvesGuimaraes.pdf Guimarães, J. A. Gonçalves, "A Colecção de Retratos Reais na Câmara Municipal de Gaia".]
 
*[http://ciencipca.ipca.pt/handle/11110/526 Jorge, Susana, "Um projecto de Ensino Artístico no Museu Portuense." <i>Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes</i>.]
 
*Lopes, Joaquim, "João Baptista Ribeiro." <i>Belas artes</i> 2, nº 8 (1955): 37-40.
 
*[http://www.cepesepublicacoes.pt/portal/pt/obras/populacao-e-sociedade/revista-populacao-e-sociedade-no-16/joao-baptista-ribeiro-na-coleccao-de-pintura-da-real-companhia-velha Mourato, António, "João Baptista Ribeiro na colecção de pintura da Real Companhia Velha." <i>População e Sociedade</i> 16 (2008): 199-212.]
 
*Mourato, António, <i>João Baptista Ribeiro (1790-1868)</i>. Porto: CEPESE / Edições Afrontamento, 2010.
 
*[https://run.unl.pt/bitstream/10362/22048/1/IHA_Raquel_Hnriques_da_Silva_Joana_d_Oliveira_Monteiro_Jo_o_Baptista_Ribeiro_e_o_Pensamento_Museol_gico_em_Portugal.pdf Silva, Maria Raquel, Monteiro, Joana d'Oliveira, "João Baptista Ribeiro e o pensamento museológico em Portugal"]
 
*<i>Retratos de artistas no Museu Nacional de Soares dos Reis.</i> Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1946.
 
*Siza, Maria Teresa, Weiermair, Peter (edição), <i>Portuguese photography since 1854: livro de viagens</i>. Zurique: Stemmle, 1998.
 
*Telles, Patricia Delayti, "Retrato entre baionetas. Prestigio, politica e saudades na pintura do retrato em Portugal e no Brasil, entre 1804 e 1834". Tese de doutoramento, Universidade de Évora, 2015.
 
*Távora, Fernando (coord.)<i>Exposição João Baptista Ribeiro. Uma figura no Porto Liberal no Bicentenário do seu nascimento</i> Porto: UP/FGT/MNSR, 1990-1991.
 
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
 
*Vitorino, Pedro, <i>Um discípulo de Sequeira</i> Guimarães : [s.n.], 1933.
 
*Vitorino, Pedro, <i>Litografias de João Baptista Ribeiro</i>. Guimarães: Tipografia Minerva Vimaranense, 1940.
 
*Vitorino, Pedro, "João Baptista Ribeiro e o Museu Portuense." <i>Museu</i>, IV. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1945.
   
   
==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  
*João Baptista Ribeiro In [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Entidades/EntidadesConsultar.aspx?IdReg=68221 Wikipédia].  
*João Baptista Ribeiro In [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Entidades/EntidadesConsultar.aspx?IdReg=68221 Wikipédia].
*João Baptista Ribeiro In [http://www.arqnet.pt/dicionario/ribeirojb.html Dicionário Histórico de Portugal].
*João Baptista Ribeiro In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Baptista_Ribeiro Wikipédia].
*João Baptista Ribeiro In [https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=antigos%20estudantes%20ilustres%20-%20jo%C3%A3o%20baptista%20ribeiro Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto]
*[Documentos com referência a Ribeiro, João Baptista. 1790-1868, pintor e gravador http://gisaweb.cm-porto.pt/names/8458/documents/]
    
    
==Autor(es) do artigo==  
==Autor(es) do artigo==  
Linha 124: Linha 169:
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria: Professores]]
[[Categoria: Professores]]
[[Categoria: Desenhadores]]
[[Categoria: Gravadores]]

Revisão das 17h14min de 29 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = 5 de abril de 1790 | nascimento_data = | local_nascimento = Vila Real | nascimento_local = | data_morte = 24 de julho de 1868 (78 anos) | morte_data = | local_morte = Porto | morte_local = | residência = | nacionalidade = Portuguesa | cidadania = | etnia = | pai = António José Ribeiro | mãe = isabel Maria }}


João Baptista Ribeiro
Nascimento 5 de abril de 1790
Vila Real
Morte 24 de julho de 1868 (78 anos)
Porto
Nacionalidade Portuguesa
Progenitores Mãe: isabel Maria
Pai: António José Ribeiro
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho de António José Ribeiro e Isabel Maria, nasceu a 5 de abril de 1790 na freguesia de S. João de Aregos, Vila Real, onde foi baptizado. Desde novo mostrou propensão para o desenho, tanto que até o bispo de Braga, D. Frei Caetano Brandão, vendo o seu talento, o quis levar consigo, o que o pai não consentiu. Também o morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa, o quis levar para França.

Em 1802 o pai deixou-o, finalmente, ir para o Porto. Foi matriculado na Aula de Desenho e cursou-a durante 7 anos, tendo como mestre Francisco Vieira Portuense, o seu pai, Domingos Francisco Vieira, José Teixeira Barreto, Raimundo Joaquim da Costa e Domingos Sequeira, após a morte de Vieira Portuense. Ganhou aí vários prémios e obras suas foram mandadas para o Rio de Janeiro, para serem apresentadas ao príncipe regente D. João.

Participou no cerco do Porto. D. Pedro V honrou o artista indo a sua casa várias vezes, dispensando-o do serviço e dando-lhe a baixa de soldado do batalhão de empregados públicos.

Faleceu no Porto a 24 de julho de 1868 e jaz num mausoléu no cemitério do Prado do Repouso.

Carreira

Por morte de José Teixeira Barreto, em 1810, foi proposto para lente proprietário Raimundo Joaquim da Costa e para substituto João Baptista Ribeiro, que foi reger a cadeira no ano lectivo de 1811-1812 por morte do lente effectivo.

Em 1824 foi nomeado mestre de desenho e pinturas das infantas, de quem pintou vários retratos, e cavaleiro de Nossa Senhora da Conceição. Nesse ano recebeu, também, a medalha da Restauração dos Direitos da Realeza.

Em 1833 foi nomeado professor proprietário da Aula de Desenho. Nesse ano foi ainda encarregado de organizar um museu de pinturas e estampas com o que existisse de valioso nos conventos e casas espoliados, o Museu Portuense (actual Museu Nacional Soares dos Reis). Em 1836 publicou uma exposição histórica sobre o tema.

Em 1835 fundou uma associação de artistas, pintores, escultores e arquitectos denominada Amigos das Artes, que se encontrava no edifício do Atheneu.

Em 1836 foi nomeado director e professor da Academia de Marinha e Comércio e da nova Academia Portuense de Belas Artes. Mas quando a Academia da Marinha foi reformada com o nome de Academia Politécnica abandonou as Belas Artes em favor dela.

Em 1837 foi nomeado comendador da Ordem de Cristo.

Em 1853 foi-lhe conferida a mercê de título do conselho. Nesse ano jubilou-se, com 42 anos de serviço efectivo[1].

Outras informações

Obras

  • Deu o tema para uma pintura de Domingos Sequeira de um ancião abraçando cinco jovens a tocar lira, alusão a Sequeira e aos seus discípulos.
  • 1808 - Pintura de quatro painéis a cola para as festividades da restauração de 1808 feitas na igreja da Graça.
  • Depois de 1820 - Retrato do arcebispo da Bahia D. Frei Vicente da Soledade Castro e de dois sobrinhos dele.
  • 1823 - Pintou duas miniaturas das filhas do visconde de Beire para D. balbina de Sousa Holstein.
  • 1823/1824 - Retrato em miniatura de D. Carlota Joaquina.
  • 1823 - Retrato em corpo inteiro de D. Carlota Joaquina.
  • 1824 - Pintura e gravura de vários retratos das infantas D. Ana de Jesus Maria, D. Isabel Maria e D. Maria da Assunção.
  • Retrato de D. João VI, feito a pedido da infanta D. Isabel Maria e gravado em Paris (este? http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=985189)
  • 1823-1826 - Retrato de D. Miguel de Bragança, Museu Nacional dos Coches.
  • Pintura de miniatura do retrato da duquesa da Terceira para a infanta D. Ana de Jesus Maria.
  • 1828-1834 - Pintura de retrato de D. Miguel I, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.
  • 1832-1833 - Desenho de dois retratos a lápis do duque de Bragança, um como coronel de caçadores 5, outro como comandante em chefe do exército libertador.
  • 1832-1833 - Litografou o retrato da infanta D. maria Amália.
  • 1833 - Auto-retrato em litografia, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa.
  • 1834 - Retrato de D. Maria II a lápis de cor, gravado em 1836.
  • 1840 - Auto-retrato, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.
  • 1855 - Fotografia de Alexandre Herculano.
  • Pintura do tecto da capela-mor da Igreja dos Congregados, Assunção da Virgem, S. Francisco de Sales.
  • Pintura de Anunciação na igreja da Graça.
  • Pintura da Senhora da Soledade na capela das Almas de Santa Catarina.
  • Pintura de S. José e o Menino Jesus na igreja de Massarelos.
  • Pintura de Nossa Senhora do Livramento na capela dos convertidos.
  • Pintura do Senhor dos Aflitos na capela dos justiçados.
  • Pintura da Apresentação da Nossa Senhora, Anunciação, Repouso no Egipto e oito figuras no tecto da capela de Bernardo de melo.
  • Pintura de Nossa Senhora do Carmo a meio corpo em casa de João Luís de Souto e Freitas.
  • Pintura de dois tectos, retrato de D. João VI e do duque do Porto na Câmara Municipal do Porto.
  • Retrato de D. João VI a meio corpo na sala das sessões da companhia.
  • Retratos de José Carneiro da Silva e de José António de Aguiar na Academia Politécnica.
  • Retrato de Luís António Machado na secretaria do Hospital do Carmo.
  • Retrato do duque de Bragança na Biblioteca Pública.
  • Pintura de quatro paisagens representando as estações no Museu Allen.
  • Quatro painéis de meninos no salão de baile no palácio do conde de Bolhão.
  • Várias pinturas na sua casa.
  • Pintura da Ascenção de Jesus Cristo, Senhora do Livramento, S. João, Senhora do Rosário e Santo António para a igreja matriz de Valongo.
  • Pintura de S. Jerónimo e retrato de Francisco Rodrigues de Freitas, barão de S. Jerónimo, para o hospital de Vila Real.
  • Pintura de S. Miguel em tamanho natural na igreja das freiras do Louriçal.
  • Pintura dos retratos de D. João VI, D. Pedro IV, D. Maria II e D. Pedro V a Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.
  • Retrato do primeiro conde de Amarante no palácio de Canelas.
  • Gravura de D. Pedro duque de Bragança, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa.


Referências bibliográficas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 [3ª série]), 142-145.

Bibliografia e Fontes

  • Baldaque, Mónica, Soares, Elisa, Correia, Margarida Rebelo (coord.), Museu Nacional de Soares dos Reis: pintura portuguesa, 1850-1950. [Porto]: Ministério da Cultura, Instituto Português de Museus: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1996.
  • Couto, João (texto), Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo . Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
  • Ferreira, Maria Teresa Gomes e Teixeira, Maria Emília Amaralal (intro.), Pintores da escola do Porto : séc. XIX e XX nas colecções do Museu Nacional de Soares dos Reis. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1983.
  • Freitas, Eugénio da Cunha, "Os Pintores Domingos Antonio de Sequeira e João Baptista Ribeiro." O Tripeiro, V Serie I. Porto: 1945.
  • Lopes, Joaquim, "João Baptista Ribeiro." Belas artes 2, nº 8 (1955): 37-40.
  • Mourato, António, João Baptista Ribeiro (1790-1868). Porto: CEPESE / Edições Afrontamento, 2010.
  • Retratos de artistas no Museu Nacional de Soares dos Reis. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1946.
  • Siza, Maria Teresa, Weiermair, Peter (edição), Portuguese photography since 1854: livro de viagens. Zurique: Stemmle, 1998.
  • Telles, Patricia Delayti, "Retrato entre baionetas. Prestigio, politica e saudades na pintura do retrato em Portugal e no Brasil, entre 1804 e 1834". Tese de doutoramento, Universidade de Évora, 2015.
  • Távora, Fernando (coord.)Exposição João Baptista Ribeiro. Uma figura no Porto Liberal no Bicentenário do seu nascimento Porto: UP/FGT/MNSR, 1990-1991.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
  • Vitorino, Pedro, Um discípulo de Sequeira Guimarães : [s.n.], 1933.
  • Vitorino, Pedro, Litografias de João Baptista Ribeiro. Guimarães: Tipografia Minerva Vimaranense, 1940.
  • Vitorino, Pedro, "João Baptista Ribeiro e o Museu Portuense." Museu, IV. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1945.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo