Nicolau de Abreu Carvalho

Fonte: eViterbo
Revisão em 11h52min de 13 de fevereiro de 2020 por Operador (discussão | contribs) (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Nicolau de Abreu Carvalho
Nome completo Nicolau de Abreu Carvalho
Outras Grafias EQUAL
Filho(s) Victória de Abreu e Carvalho, Margarida Maria da Conceição, Anna Lobo Contreiras, Luiza de Abreu e Carvalho e João de Abreu e Carvalho

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Em 1723 foi nomeado capitão de infantaria com exercício de engenheiro na praça da Bahia. A carta de nomeação refere as suas capacidades de leccionar, atestadas por Manuel de Azevedo Fortes. Será, durante 23 anos, professor na Aula Militar da Bahia.

Ocupa o posto de sargento-mor engenheiro a partir de 1732. Em 1747 requer para si e para o seu filho o Hábito da Ordem de Cristo. O Hábito é concedido, com tença anual de 80.000 reis para si (que se propõe dividir pelas filhas) e 12.000 reis para o filho. Sousa Viterbo regista, no entanto, que não existe documentação na Chancelaria da Ordem de Cristo.

Além da leccionação e dos trabalhos na Bahia, examina minas de metais e é encarregado da fortificação da capitania de Espírito Santo (onde trabalha também no Presídio do Morro)[1].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 167-170.

Bibliografia e Fontes

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo