Botão: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Linha 1: Linha 1:
==Definição==
==Definição==
===Glossário=== 
Bolsinha de tecido; pedaço de pau, osso ou dente, revestido a tecido, pele ou outro material; metal ou metal precioso; plástico, que serve para juntar e fechar uma parte de uma peça de vestuário com outra, através de uma casa.  
Bolsinha de tecido; pedaço de pau, osso ou dente, revestido a tecido, pele ou outro material; metal ou metal precioso; plástico, que serve para juntar e fechar uma parte de uma peça de vestuário com outra, através de uma casa.  


Tem a mesma função que a [[agulheta]] ; a [[ataca]],  
Tem a mesma função que a [[agulheta]] ; a [[ataca]],  


É uma novidade de finais do século XIII, que marca a passagem do vestuário drapeado ao aderente que, em grande parte, tornou possível, já que permite cortar e coser o tecido como forma de modelar o vestuário. As mangas, inclusivamente, eram muitas vezes peças separadas e apertadas aos corpetes através de botões. Os botões, especialmente os que incorporavam metal ou pedras preciosas, era muito valorizados e reutilizados em diferentes peças de vestuário. Muitas vezes de prata, e até de ouro, foram frequentemente referidos nos inventários<ref>Muzzarelli, Maria Giuseppina. ''Gli inganni delle apparenze. Disciplina di vesti e ornamenti alla fine del Medioevo''. Torino: Scriptorium, 1996, 33 (cf. Glossário Portas Adentro)</ref>.  
É uma novidade de finais do século XIII, que marca a passagem do vestuário drapeado ao aderente que, em grande parte, tornou possível, já que permite cortar e coser o tecido como forma de modelar o vestuário. As mangas, inclusivamente, eram muitas vezes peças separadas e apertadas aos corpetes através de botões. Os botões, especialmente os que incorporavam metal ou pedras preciosas, eram muito valorizados e reutilizados em diferentes peças de vestuário. Muitas vezes de prata, e até de ouro, foram frequentemente referidos nos inventários<ref>Muzzarelli, ''Gli inganni delle apparenze,'' 33. (cf. Glossário Portas Adentro)</ref>.
 
A importância dos botões foi crescendo, uma vez que sem os botões seria difícil vestir ou despir fatos justos. No entanto, a sua existência remonta a muitos séculos anteriores: conhece-se, no Museu do Louvre, um fato copta do século IX, com botões e botoeira<ref>Palla, ''Do essencial e do Supérfluo'', 32.</ref>.  
===Referências documentais=== <!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Referências documentais=== <!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
Também há o botão de espada preta que guarnece a ponta, e o botão que segura a corda da arpa<ref>Bluteau, Rafael. ''Vocabulário Português e Latino…'', 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712, (letra B), 168.</ref>.
Também há o botão de espada preta que guarnece a ponta, e o botão que segura a corda da arpa<ref>Bluteau, ''Vocabulário Português e Latino,'' letra B: 168.</ref>.


==Referências bibliográficas==<!-- a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
==Referências bibliográficas==<!-- a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
Linha 16: Linha 16:
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Bluteau, Rafael. ''Vocabulário Português e Latino…'', 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.
Bluteau, Rafael. ''Vocabulário Português e Latino…'' 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.


Muzzarelli, Maria Giuseppina. ''Gli inganni delle apparenze. Disciplina di vesti e ornamenti alla fine del Medioevo''. Torino: Scriptorium, 1996.
Muzzarelli, Maria Giuseppina. ''Gli inganni delle apparenze. Disciplina di vesti e ornamenti alla fine del Medioevo''. Torino: Scriptorium, 1996.
Palla, Maria José. ''Do essencial e do Supérfluo''. ''Estudo lexical do traje e adornos em Gil Vicente.'' Lisboa: Editorial Estampa, 1992.


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
Linha 33: Linha 35:
Projeto DRESS, 2019;
Projeto DRESS, 2019;


* Carla Alferes Pinto
* Inês Amaral Canhão (bolseira de iniciação à investigação)


CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa
Projeto Verão com Ciência, 2022;
 
https://orcid.org/0000-0001-9055-9630


==Financiamento==
==Financiamento==
Linha 43: Linha 43:


DRESS _ Desenhar a moda das fontes quinhentistas, Fundação Calouste Gulbenkian, Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2018, Ref.: 227751.
DRESS _ Desenhar a moda das fontes quinhentistas, Fundação Calouste Gulbenkian, Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2018, Ref.: 227751.
Verão com Ciência FCT, 2022.


==DOI==
==DOI==

Revisão das 17h16min de 10 de agosto de 2022

Definição

Bolsinha de tecido; pedaço de pau, osso ou dente, revestido a tecido, pele ou outro material; metal ou metal precioso; plástico, que serve para juntar e fechar uma parte de uma peça de vestuário com outra, através de uma casa.

Tem a mesma função que a agulheta ; a ataca,

É uma novidade de finais do século XIII, que marca a passagem do vestuário drapeado ao aderente que, em grande parte, tornou possível, já que permite cortar e coser o tecido como forma de modelar o vestuário. As mangas, inclusivamente, eram muitas vezes peças separadas e apertadas aos corpetes através de botões. Os botões, especialmente os que incorporavam metal ou pedras preciosas, eram muito valorizados e reutilizados em diferentes peças de vestuário. Muitas vezes de prata, e até de ouro, foram frequentemente referidos nos inventários[1].

A importância dos botões foi crescendo, uma vez que sem os botões seria difícil vestir ou despir fatos justos. No entanto, a sua existência remonta a muitos séculos anteriores: conhece-se, no Museu do Louvre, um fato copta do século IX, com botões e botoeira[2].

Referências documentais

Outras informações

Também há o botão de espada preta que guarnece a ponta, e o botão que segura a corda da arpa[3].

Referências bibliográficas

  1. Muzzarelli, Gli inganni delle apparenze, 33. (cf. Glossário Portas Adentro)
  2. Palla, Do essencial e do Supérfluo, 32.
  3. Bluteau, Vocabulário Português e Latino, letra B: 168.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael. Vocabulário Português e Latino… 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Muzzarelli, Maria Giuseppina. Gli inganni delle apparenze. Disciplina di vesti e ornamenti alla fine del Medioevo. Torino: Scriptorium, 1996.

Palla, Maria José. Do essencial e do Supérfluo. Estudo lexical do traje e adornos em Gil Vicente. Lisboa: Editorial Estampa, 1992.

Ligações Externas

Glossário Portas Adentro, ICS-uMinho

Autor(es) do artigo

  • André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira (bolseiros de iniciação à investigação)

Projeto eViterbo, CHAM - Centro de Humanidades NOVA FCSH, 2017-18;

  • Andreia Fontenete Louro (bolseira de iniciação à investigação)

Projeto DRESS, 2019;

  • Inês Amaral Canhão (bolseira de iniciação à investigação)

Projeto Verão com Ciência, 2022;

Financiamento

VESTE _ Vestir a corte: traje, género e identidade(s), Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da Norma Transitória - DL 57/2016/CP1453/CT0069.

DRESS _ Desenhar a moda das fontes quinhentistas, Fundação Calouste Gulbenkian, Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2018, Ref.: 227751.

Verão com Ciência FCT, 2022.

DOI

Citar este artigo