Domingos Vieira Serrão: diferenças entre revisões

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=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->


A partir do seu processo de habilitação para familiar do Santo Ofício, datado de 1626, sabemos que era filho natural de João Henriques Serrão, cavaleiro-fidalgo da casa do rei, e de Maria Dias], neto de Miguel Henriques e Isabel Serrão, por parte do pai, e de João Dias Fevereiro e Vitória Álvares, por parte da mãe e casado com Madalena de Frias, filha do arquitecto [[Nicolau de Frias]]<ref>ANTT, Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Domingos, mç. 2, doc. 60, fl. 1</ref>.
A partir do seu processo de habilitação para familiar do Santo Ofício, datado de 1626, sabemos que era filho natural de João Henriques Serrão, cavaleiro-fidalgo da casa do rei, e de Maria Dias], neto de Miguel Henriques e Isabel Serrão, por parte do pai, e de João Dias Fevereiro e Vitória Álvares, por parte da mãe e casado com Madalena de Frias, filha do arquitecto [[Nicolau de Frias]]<ref>Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Domingos, mç. 2, doc. 60, fl. 1</ref>.


Foi, com [[Simão Rodrigues]], um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas de Lisboa, em 1602, da qual foi juiz em 1608.
Foi, com [[Simão Rodrigues]], um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas de Lisboa, em 1602, da qual foi juiz em 1608.
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===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
Pintou, dourou e estofou obras para o Convento de Cristo, em Tomar, juntamente com [[Simão de Abreu (1)|Simão de Abreu]], na década de 1590 do século XX. Sucedeu-lhe no cargo de pintor do Convento de Cristo, após a sua morte, por nomeação do rei D. Filipe III a 1 de julho de 1624<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906, 82.</ref> <!-- Fonte em Sousa Viterbo: Ordem de Cristo Convento de Tomar l. 12, fl. 367v -->. Segundo Sousa Viterbo, trabalhou em Coimbra com [[Simão Rodrigues]] no primeiro quartel do século XVII, fazendo pinturas para a [[Igreja de Santa Cruz]] e para a [[Capela da Universidade]]<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911, 167.</ref>.  
Pintou, dourou e estofou obras para o Convento de Cristo, em Tomar, juntamente com [[Simão de Abreu (1)|Simão de Abreu]], na década de 1590 do século XX. Sucedeu-lhe no cargo de pintor do Convento de Cristo, após a sua morte, por nomeação do rei D. Filipe III a 1 de julho de 1624<ref>Francisco de Sousa Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906, 82.</ref> <!-- Fonte em Sousa Viterbo: Ordem de Cristo Convento de Tomar l. 12, fl. 367v -->. Segundo Sousa Viterbo, trabalhou em Coimbra com [[Simão Rodrigues]] no primeiro quartel do século XVII, fazendo pinturas para a [[Igreja de Santa Cruz]] e para a [[Capela da Universidade]]<ref>Francisco de Sousa Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911, 167.</ref>.  
Foi nomeado pintor a óleo do rei a 1 de junho de 1619, por morte de [[Amaro do Vale]] <!-- Fonte de Viterbo ANTT, Chancelaria D. Filipe II, Doações, l. 43, fl. 216 -->, cargo que exerceu até morrer, por volta de 1632, sendo sucedido por [[Miguel de Paiva]]. Filipe III chamou-o para o seu Retiro de Madrid para pintar e fê-lo cavaleiro fidalgo.
Foi nomeado pintor a óleo do rei a 1 de junho de 1619, por morte de [[Amaro do Vale]] <!-- Fonte de Viterbo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria D. Filipe II, Doações, l. 43, fl. 216 -->, cargo que exerceu até morrer, por volta de 1632, sendo sucedido por [[Miguel de Paiva]]. Filipe III chamou-o para o seu Retiro de Madrid para pintar e fê-lo cavaleiro fidalgo.


==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
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*1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com [[Simão Rodrigues]], Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=159642&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition este] e registos associados).  
*1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com [[Simão Rodrigues]], Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=159642&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition este] e registos associados).  


* 1622 - [https://es.wikipedia.org/wiki/Domingos_Vieira#/media/File:Desembarcacion_de_su_m_en_lisboa.jpg  Ilustração] representando o desembarque de D. Filipe II em Lisboa, para a obra de Juan Bautista Lavanha, <i>Viage de la Catholica Real Magestad del Rei D. Filipe III N. S. al reino de Portugal</i> -
* 1622 - [https://es.wikipedia.org/wiki/Domingos_Vieira#/media/File:Desembarcacion_de_su_m_en_lisboa.jpg  Ilustração] representando o desembarque de D. Filipe II em Lisboa, para a obra de Juan Bautista Lavanha, ''Viage de la Catholica Real Magestad del Rei D. Filipe III N. S. al reino de Portugal'' -


==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
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==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->  
==Bibliografia e Fontes== <!-- Ou seja, a bibliografia e as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o autor. Atenção: primeiro descarrega-se a bibliografia e, no fim, as fontes. Em ambos os casos, bibliografia e fontes, deve seguir a norma do CHAM -->  
*Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz. <i>A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível</i>. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009.
*Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz. ''A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível''. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009.


*Custódio, Jorge. "As metamorfoses religiosas e artísticas da Charola do Convento de Cristo e a «conservação» do «sagrado erário»." In <i> A Charola do Convento de Cristo. História e Restauro </i>, coord. Ana Carvalho Dias e Irene Frasão, DGPC: Lisboa, 2014.
*Custódio, Jorge. "As metamorfoses religiosas e artísticas da Charola do Convento de Cristo e a «conservação» do «sagrado erário»." In '' A Charola do Convento de Cristo. História e Restauro '', coord. Ana Carvalho Dias e Irene Frasão, DGPC: Lisboa, 2014.


*Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão. <i>Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico.</i> Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988.
*Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão. ''Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico.'' Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988.


*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.'' Lisboa: Scribe, 2013.


*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.]
*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In ''Visiones renovadas del Barroco iberoamericano'', editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.]


*[http://hdl.handle.net/10316/9759 Garcia, Ana Paula Braz Abrantes. "Domingos Vieira Serrão. Pintor da Contra-Maniera em Portugal. Entre Decoro e Conformismo." Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.]
*[http://hdl.handle.net/10316/9759 Garcia, Ana Paula Braz Abrantes. "Domingos Vieira Serrão. Pintor da Contra-Maniera em Portugal. Entre Decoro e Conformismo." Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.]


*Gusmão, Adriano. <i>Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro</i>. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
*Gusmão, Adriano. ''Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro''. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.


*López Vizcaíno, Pilar. "El Santo Sepulcro y las construcciones religiosas de la Orden del Temple. La Charola de Tomar." In <i>Las Órdenes Militares: realidad e imaginario</i>, editado por María Dolores Burdeus, Elena Real e José Manuel Verdegal, 181-220. Castellón: Universitat Jaume I, 2000.
*López Vizcaíno, Pilar. "El Santo Sepulcro y las construcciones religiosas de la Orden del Temple. La Charola de Tomar." In ''Las Órdenes Militares: realidad e imaginario'', editado por María Dolores Burdeus, Elena Real e José Manuel Verdegal, 181-220. Castellón: Universitat Jaume I, 2000.


*Monteiro, Maria Stella Prata da Silva. "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
*Monteiro, Maria Stella Prata da Silva. "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
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*[http://hdl.handle.net/10451/6780 Pereira, Célia Nunes Santos. "A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]  
*[http://hdl.handle.net/10451/6780 Pereira, Célia Nunes Santos. "A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]  


*Serrão, Vítor. <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*Serrão, Vítor. ''A pintura maneirista em Portugal.'' Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).


*Serrão, Vítor. <i>A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.</i> Lisboa: Edições Colibri, 2000.
*Serrão, Vítor. ''A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.'' Lisboa: Edições Colibri, 2000.


*[https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/7088/1/06%20Texto%20V.%20Serr%C3%A3o.pdf Serrão, Vítor. "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". <i>PROMONTORIA</i> I (2002/2003): 89-106.]
*[https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/7088/1/06%20Texto%20V.%20Serr%C3%A3o.pdf Serrão, Vítor. "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". ''PROMONTORIA'' I (2002/2003): 89-106.]


*Serrão, Vítor. "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". <i>Monumentos</i> 25 (Set. 2006): 92-107.
*Serrão, Vítor. "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". ''Monumentos'' 25 (Set. 2006): 92-107.


*Vasconcelos, António. <i>Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História)</i>. Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908).
*Vasconcelos, António. ''Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História)''. Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908).


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série), 1911 (3ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série), 1911 (3ª série).


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*[http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2325939 ANTT, Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Domingos, mç. 2, doc. 60]
*[http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2325939 Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Domingos, mç. 2, doc. 60]


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Edição atual desde as 18h40min de 19 de março de 2024


Domingos Vieira Serrão
Outras Grafias EQUAL
Pai João Henriques Serrão
Mãe Maria Dias
Nascimento 1570
[[Tomar]]
Morte 1632 (62 anos)
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

A partir do seu processo de habilitação para familiar do Santo Ofício, datado de 1626, sabemos que era filho natural de João Henriques Serrão, cavaleiro-fidalgo da casa do rei, e de Maria Dias], neto de Miguel Henriques e Isabel Serrão, por parte do pai, e de João Dias Fevereiro e Vitória Álvares, por parte da mãe e casado com Madalena de Frias, filha do arquitecto Nicolau de Frias[1].

Foi, com Simão Rodrigues, um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas de Lisboa, em 1602, da qual foi juiz em 1608.

Carreira

Pintou, dourou e estofou obras para o Convento de Cristo, em Tomar, juntamente com Simão de Abreu, na década de 1590 do século XX. Sucedeu-lhe no cargo de pintor do Convento de Cristo, após a sua morte, por nomeação do rei D. Filipe III a 1 de julho de 1624[2] . Segundo Sousa Viterbo, trabalhou em Coimbra com Simão Rodrigues no primeiro quartel do século XVII, fazendo pinturas para a Igreja de Santa Cruz e para a Capela da Universidade[3]. Foi nomeado pintor a óleo do rei a 1 de junho de 1619, por morte de Amaro do Vale , cargo que exerceu até morrer, por volta de 1632, sendo sucedido por Miguel de Paiva. Filipe III chamou-o para o seu Retiro de Madrid para pintar e fê-lo cavaleiro fidalgo.

Obras

  • 1592 - Sete pinturas para as capelas da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1592-1595 - Douramento de colunas e altares da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1592-1595 - Pintura e douramento de dez cruzes e tocheiros da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1593 - Pintura das "oitavas dos altos" da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1594 - Pintura dos vãos internos da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1594 - Douramento, estofamento e pintura de figuras de vulto da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
  • 1595 - Pintura e carnação do serafim do sacrário da Capela de Jesus da Charola do Convento de Cristo, em Tomar.
  • 1595 - Pintura do retábulo do dormitório do Convento de Cristo, em Tomar
  • 1608-1610 - Execução de dez pinturas para a sacristia da Sé Velha de Coimbra com Simão Rodrigues (ver esta e registos associados).
  • c. 1612 - Pintura de retábulo para a igreja de Santa Cruz de Coimbra com Simão Rodrigues.
  • c. 1612 - Pintura do retábulo da capela-mor da capela da Universidade de Coimbra com Simão Rodrigues.
  • 1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com Simão Rodrigues, Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver este e registos associados).
  • 1622 - Ilustração representando o desembarque de D. Filipe II em Lisboa, para a obra de Juan Bautista Lavanha, Viage de la Catholica Real Magestad del Rei D. Filipe III N. S. al reino de Portugal -

Referências bibliográficas

  1. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Domingos, mç. 2, doc. 60, fl. 1
  2. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906, 82.
  3. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911, 167.

Bibliografia e Fontes

  • Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz. A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009.
  • Custódio, Jorge. "As metamorfoses religiosas e artísticas da Charola do Convento de Cristo e a «conservação» do «sagrado erário»." In A Charola do Convento de Cristo. História e Restauro , coord. Ana Carvalho Dias e Irene Frasão, DGPC: Lisboa, 2014.
  • Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão. Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico. Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988.
  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gusmão, Adriano. Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
  • López Vizcaíno, Pilar. "El Santo Sepulcro y las construcciones religiosas de la Orden del Temple. La Charola de Tomar." In Las Órdenes Militares: realidad e imaginario, editado por María Dolores Burdeus, Elena Real e José Manuel Verdegal, 181-220. Castellón: Universitat Jaume I, 2000.
  • Monteiro, Maria Stella Prata da Silva. "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
  • Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
  • Serrão, Vítor. A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
  • Serrão, Vítor. "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". Monumentos 25 (Set. 2006): 92-107.
  • Vasconcelos, António. Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História). Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908).
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série), 1911 (3ª série).

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