Domingos Vieira Serrão: diferenças entre revisões
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*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.] | *[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.] | ||
*[http://hdl.handle.net/10316/9759 Garcia, Ana Paula Braz Abrantes, | *[http://hdl.handle.net/10316/9759 Garcia, Ana Paula Braz Abrantes, "Domingos Vieira Serrão. Pintor da Contra-Maniera em Portugal. Entre Decoro e Conformismo." Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 1996.] | ||
*López Vizcaíno, Pilar, "El Santo Sepulcro y las construcciones religiosas de la Orden del Temple. La Charola de Tomar." In <i>Las Órdenes Militares: realidad e imaginario</i>, editado por María Dolores Burdeus, Elena Real e José Manuel Verdegal, 181-220. Castellón: Universitat Jaume I, 2000. | *López Vizcaíno, Pilar, "El Santo Sepulcro y las construcciones religiosas de la Orden del Temple. La Charola de Tomar." In <i>Las Órdenes Militares: realidad e imaginario</i>, editado por María Dolores Burdeus, Elena Real e José Manuel Verdegal, 181-220. Castellón: Universitat Jaume I, 2000. | ||
*Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, | *Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957. | ||
*[http://hdl.handle.net/10451/6780 Pereira, Célia Nunes Santos, | *[http://hdl.handle.net/10451/6780 Pereira, Célia Nunes Santos, "A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.] | ||
*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.). | *Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.). |
Revisão das 18h35min de 11 de agosto de 2017
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Domingos Vieira Serrão | |
---|---|
Nascimento | 1570 Tomar |
Morte | 1632 (62 anos) |
Residência | Tomar, Portugal |
Nacionalidade | Portuguesa |
Progenitores | Mãe: Maria Dias Pai: João Henriques Serrão |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
A partir do seu processo de habilitação para familiar do Santo Ofício, datado de 1626, sabemos que era filho natural de João Henriques Serrão, cavaleiro-fidalgo da casa do rei, e de Maria Dias, neto de Miguel Henriques e Isabel Serrão, por parte do pai, e de João Dias Fevereiro e Vitória Álvares, por parte da mãe e casado com Madalena de Frias, filha do arquitecto Nicolau de Frias[1].
Foi, com Simão Rodrigues, um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas de Lisboa, em 1602, da qual foi juiz em 1608.
Carreira
Pintou, dourou e estofou obras para o Convento de Cristo, em Tomar, juntamente com Simão de Abreu, na década de 1590 do século XX. Sucedeu-lhe no cargo de pintor do Convento de Cristo, após a sua morte, por nomeação do rei D. Filipe III a 1 de julho de 1624[2] . Segundo Sousa Viterbo, trabalhou em Coimbra com Simão Rodrigues no primeiro quartel do século XVII, fazendo pinturas para a Igreja de Santa Cruz e para a Capela da Universidade[3]. Foi nomeado pintor a óleo do rei a 1 de junho de 1619, por morte de Amaro do Vale , cargo que exerceu até morrer, por volta de 1632, sendo sucedido por Miguel de Paiva. Filipe III chamou-o para o seu Retiro de Madrid para pintar e fê-lo cavaleiro fidalgo.
Obras
- 1592 - Sete pinturas para as capelas da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
- 1592-1595 - Douramento de colunas e altares da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
- 1592-1595 - Pintura e douramento de dez cruzes e tocheiros da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
- 1593 - Pintura das "oitavas dos altos" da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
- 1594 - Pintura dos vãos internos da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
- 1594 - Douramento, estofamento e pintura de figuras de vulto da Charola do Convento de Cristo, em Tomar, com Simão de Abreu.
- 1595 - Pintura e carnação do serafim do sacrário da Capela de Jesus da Charola do Convento de Cristo, em Tomar.
- 1595 - Pintura do retábulo do dormitório do Convento de Cristo, em Tomar
- 1622 - Ilustração representando o desembarque de D. Filipe II em Lisboa, para a obra de Juan Bautista Lavanha, Viage de la Catholica Real Magestad del Rei D. Filipe III N. S. al reino de Portugal -
Referências bibliográficas
- ↑ ANTT, Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Domingos, mç. 2, doc. 60, fl. 1
- ↑ Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906, 82.
- ↑ Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911, 167.
Bibliografia e Fontes
- Custódio, Jorge, "As metamorfoses religiosas e artísticas da Charola do Convento de Cristo e a «conservação» do «sagrado erário»." In A Charola do Convento de Cristo. História e Restauro , coord. Ana Carvalho Dias e Irene Frasão, DGPC: Lisboa, 2014.
- Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- López Vizcaíno, Pilar, "El Santo Sepulcro y las construcciones religiosas de la Orden del Temple. La Charola de Tomar." In Las Órdenes Militares: realidad e imaginario, editado por María Dolores Burdeus, Elena Real e José Manuel Verdegal, 181-220. Castellón: Universitat Jaume I, 2000.
- Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII." Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
- Serrão, Vítor, A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
- Serrão, Vítor, A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
- Serrão, Vítor, "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". PROMONTORIA I (2002/2003): 89-106.
- Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". Monumentos 25 (Set. 2006): 92-107.
- Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 (1ª série), 1906 (2ª série), 1911 (3ª série).
Ligações Externas
- Domingos Vieira Serrão in Wikipédia
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Domingos Vieira Serrão (última modificação: 11/08/2017). eViterbo. Visitado em 20 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Domingos_Vieira_Serr%C3%A3o