Eugénio dos Santos: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
 
(Há 4 revisões intermédias de 2 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 268: Linha 268:
==Biografia==
==Biografia==


=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
=== Dados biográficos ===
Eugénio dos Santos era filho e neto de pedreiros, ambos com o nome António dos Santos. Casou com D. Francisca Teresa de Jesus da Costa Negreiros, em 1747, filha de [[Manuel da Costa Negreiros]]<ref>[https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=1006554 Sigarra.up]</ref>.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===
Foi um dos principais arquitectos da reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755. Foi o arquitecto do novo Palácio Real, que se devia fazer em Campolide, e do arco do Carvalhão, que acabaram por não se construir.
Fez o traço da casa de João Antinori, em Roma.


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
Foi capitão engenheiro, ajudante de [[Manuel da Maia]], foi Arquitecto das Obras Públicas, cargo no qual foi sucedido por [[José Monteiro de Carvalho]]<ref>Viterbo, <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>, [https://archive.org/details/diccionariohisto03vite Vol III], 25.</ref>. e dirigiu a escola de Arquitectura em Lisboa (a casa do Risco).


==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
Pertenceu ao [[Real Corpo de Engenheiros]].


==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
Fez o Arsenal da Marinha, a Praça do Comércio, a Alfândega, o Colégio da Graça e o mosteiro da Conceição da Luz.
 
Foi membro da [[Irmandade de São Lucas]] para a qual entrou a 6 de julho de 1746<ref>CVolkmar Machado, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> 152-153.</ref>.
===Outras informações===
Foi feito Cavaleiro da Ordem de Cristo.
 
==Obras==
==Notas==
<references />
<references />


==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Fontes==
==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
==Bibliografia ==
Oliveira, Maria Leonor Ferrão de. Eugénio dos Santos e Carvalho (1711 -1760): Cultura e Prática da Arquitectura, 1.º vol. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: FCSH -UNL, 2007.
 
Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
 
Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal</i>. [https://archive.org/details/diccionariohisto03vite Vol III]. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Ligações Externas==
Eugénio dos Santos In [[:pt:Eugénio_dos_Santos|Wikipédia]].


<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pelas fontes -->
Eugénio dos Santos In [https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=1006554 Sigarra.up].


==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
Linha 310: Linha 326:
[[Categoria: Arquitectos]]
[[Categoria: Arquitectos]]
[[Categoria: Engenheiros Militares]]
[[Categoria: Engenheiros Militares]]
[[Categoria: Real Corpo de Engenheiros]]
[[Categoria: Alfândega de Lisboa]]
[[Categoria: Alfândega de Lisboa]]
[[Categoria: Arsenal da Marinha]]
[[Categoria: Arsenal da Marinha]]

Edição atual desde as 19h03min de 10 de janeiro de 2023


Eugénio dos Santos
Nome completo Eugénio dos Santos
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) José Carvalho e Negreiros
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento março 1711
Morte 5 agosto 1760
Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Eugénio dos Santos era filho e neto de pedreiros, ambos com o nome António dos Santos. Casou com D. Francisca Teresa de Jesus da Costa Negreiros, em 1747, filha de Manuel da Costa Negreiros[1].

Carreira

Foi um dos principais arquitectos da reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755. Foi o arquitecto do novo Palácio Real, que se devia fazer em Campolide, e do arco do Carvalhão, que acabaram por não se construir. Fez o traço da casa de João Antinori, em Roma.

Foi capitão engenheiro, ajudante de Manuel da Maia, foi Arquitecto das Obras Públicas, cargo no qual foi sucedido por José Monteiro de Carvalho[2]. e dirigiu a escola de Arquitectura em Lisboa (a casa do Risco).

Pertenceu ao Real Corpo de Engenheiros.

Fez o Arsenal da Marinha, a Praça do Comércio, a Alfândega, o Colégio da Graça e o mosteiro da Conceição da Luz.

Foi membro da Irmandade de São Lucas para a qual entrou a 6 de julho de 1746[3].

Outras informações

Foi feito Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Obras

Notas

  1. Sigarra.up
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 25.
  3. CVolkmar Machado, Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. 152-153.

Fontes

Bibliografia

Oliveira, Maria Leonor Ferrão de. Eugénio dos Santos e Carvalho (1711 -1760): Cultura e Prática da Arquitectura, 1.º vol. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: FCSH -UNL, 2007.

Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Eugénio dos Santos In Wikipédia.

Eugénio dos Santos In Sigarra.up.

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo