Eugénio dos Santos

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Eugénio dos Santos
Nome completo Eugénio dos Santos
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) José Carvalho e Negreiros
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento março 1711
Morte 5 agosto 1760
Lisboa, Portugal
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Eugénio dos Santos era filho e neto de pedreiros, ambos com o nome António dos Santos. Casou com D. Francisca Teresa de Jesus da Costa Negreiros, em 1747, filha de Manuel da Costa Negreiros[1].

Carreira

Foi um dos principais arquitectos da reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755. Foi o arquitecto do novo Palácio Real, que se devia fazer em Campolide, e do arco do Carvalhão, que acabaram por não se construir. Fez o traço da casa de João Antinori, em Roma.

Foi capitão engenheiro, ajudante de Manuel da Maia, foi Arquitecto das Obras Públicas, cargo no qual foi sucedido por José Monteiro de Carvalho[2]. e dirigiu a escola de Arquitectura em Lisboa (a casa do Risco).

Pertenceu ao Real Corpo de Engenheiros.

Fez o Arsenal da Marinha, a Praça do Comércio, a Alfândega, o Colégio da Graça e o mosteiro da Conceição da Luz.

Foi membro da Irmandade de São Lucas para a qual entrou a 6 de julho de 1746[3].

Outras informações

Foi feito Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Obras

Notas

  1. Sigarra.up
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 25.
  3. CVolkmar Machado, Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. 152-153.

Fontes

Bibliografia

Oliveira, Maria Leonor Ferrão de. Eugénio dos Santos e Carvalho (1711 -1760): Cultura e Prática da Arquitectura, 1.º vol. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: FCSH -UNL, 2007.

Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Eugénio dos Santos In Wikipédia.

Eugénio dos Santos In Sigarra.up.

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo