Fernando Mouzinho de Albuquerque

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Fernando Mouzinho de Albuquerque
Nome completo Fernando Pereira Mouzinho de Albuquerque
Outras Grafias EQUAL
Pai João Pereira de Faria Mouzinho de Albuquerque Cotta-Falcão
Mãe Maria Luísa Mascarenhas Mouzinho de Albuquerque
Irmão(s) Pedro Mouzinho de Albuquerque
Nascimento 11 de fevereiro de 1850
[[Tomar, Santarém, Portugal]]
Morte 09 de abril de 1910
[[Funchal, Madeira, Portugal]]
Formação
Formação [[Real Colégio Militar]]

Formação Curso Preparatório para Engenharia
Data Fim: 1872
Instituição de Formação [[Escola Politécnica de Lisboa]]

Formação Engenharia Militar
Data Fim: 1874
Cargos
Cargo Engenheiro
Data Início: 1878
Instituição [[Ministério das Obras Públicas]]

Cargo Inspector da Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão
Data Início: agosto de 1885
Fim: 1887
Instituição [[Direcção de Obras Públicas do Estado da Índia]]

Cargo Director
Data Início: agosto de 1885
Fim: 1887
Instituição [[Direcção de Obras Públicas do Estado da Índia]]

Cargo Sub-Inspector do Serviço de Engenharia
Data Início: 1901
Instituição [[Ministério das Obras Públicas]]

Instituição [[Comando Militar dos Açores]]
Actividade
Actividade Caminho de Ferro do Douro
Data Início: 1878
Fim: 1879
Local de Actividade [[Douro, Portugal]]

Actividade Caminho de Ferro da Beira Alta
Data Início: 1879


Biografia

Dados biográficos

Frequentou o Colégio Militar que concluiu em 1867. Em 1872 concluiu o Curso Preparatório para Engenharia na Escola Polítécnica de Lisboa e em 1875 terminou o curso de Engenharia Militar do Exército.

Carreira

Requisitado pelo Ministério das Obras Públicas ao Ministério da Guerra em 1878, foi trabalhar para o Caminho-de-Ferro do Douro. Nesse mesmo ano foi promovido a Capitão. No ano seguinte, 1879, foi transferido para a Fiscalização do Caminho-de-ferro da Beira Alta. Em Agosto de 1885 foi nomeado para uma comissão de serviço na Índia como Inspector da Fiscalização do Caminho de Ferro e Porto de Mormugão e foi também Director das Obras Públicas. Foi exonerado a pedido do Ministério da Marinha e regressou a Lisboa em 1887.

Passou á disponibilidade em 1891, sendo transferido para o estado maior de engenharia em 1894. Promovido a Engenheiro de 1a classe em 1901, foi nesse mesmo ano Sub-Inspector do Serviço de Engenharia e voltou para o Ministério da Guerra (Novembro 1901).

Era Coronel em 1902. Exerceu ainda o cargo de Inspector de Engenharia em diversas divisões militares incluído o Comando Militar dos Açores passando à reserva em 1907.

Outras informações

Obras

Notas


Fontes

Boletim Official do Governo do Estado da Índia, nº 257, 23 Nov 1885, PP nº 505, p.1027. Carta do Governador do Estado da Índia a Submeter a aprovação superior o projecto de organização de um regulamento das obras publicas. 1887. In AHU Nº Ordem 2656. Cód. 2G.

Costa, António José Pereira. Os Generais do Exército Português. Lisboa: Biblioteca do Exército, 2008, Vol II, Tomo II, (20-131), p. 484.

Processo Individual. AH-MOPTC.

Relatório Sobre a distribuição dos fundos para as Obras publicas no ano de 1885-86, mudança da Capital para Mormugão e outros vários assumptos. Julho de 1886. In AHU Nº Ordem 2656. Cód. 2G.

Bibliografia

Faria, Alice Santiago. L’Architecture Coloniale Portugaise à Goa. Le Département Des Travaux Publics, 1840-1926. Saarbrücken: Presses Académiques Francophones, 2014, 537-538. 

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Alice Santiago Faria

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo

[[Categoria: Direcção de Obras Públicas do Estado da Índia