João Baptista Ribeiro: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
 
(Há 10 revisões intermédias de 4 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
Linha 45: Linha 45:
Filho de António José Ribeiro e Isabel Maria, nasceu a 5 de abril de 1790 na freguesia de S. João de Aregos, Vila Real, onde foi baptizado. Desde novo mostrou propensão para o desenho, tanto que até o bispo de Braga, D. Frei Caetano Brandão, vendo o seu talento, o quis levar consigo, o que o pai não consentiu. Também o morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa, o quis levar para França.  
Filho de António José Ribeiro e Isabel Maria, nasceu a 5 de abril de 1790 na freguesia de S. João de Aregos, Vila Real, onde foi baptizado. Desde novo mostrou propensão para o desenho, tanto que até o bispo de Braga, D. Frei Caetano Brandão, vendo o seu talento, o quis levar consigo, o que o pai não consentiu. Também o morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa, o quis levar para França.  


Em 1802 o pai deixou-o, finalmente, ir para o Porto. Foi matriculado na Aula de Desenho e cursou-a durante 7 anos, tendo como mestre [[Francisco Vieira Portuense]], o seu pai, [[Domingos Francisco Vieira]], [[José Teixeira Barreto]], [[Raimundo Joaquim da Costa]] e [[Domingos Sequeira]], após a morte de Vieira Portuense. Ganhou aí vários prémios e obras suas foram mandadas para o Rio de Janeiro, para serem apresentadas ao príncipe regente D. João.  
Em 1802 o pai deixou-o, finalmente, ir para o Porto. Foi matriculado na Aula de Desenho e cursou-a durante 7 anos, tendo como mestres [[Francisco Vieira]], o seu pai, [[Domingos Francisco Vieira]], [[José Teixeira Barreto]], [[Raimundo Joaquim da Costa]] e [[Domingos Sequeira]], após a morte de Vieira Portuense. Ganhou aí vários prémios e obras suas foram mandadas para o Rio de Janeiro, para serem apresentadas ao príncipe regente D. João.  


Participou no cerco do Porto. D. Pedro V honrou o artista indo a sua casa várias vezes, dispensando-o do serviço e dando-lhe a baixa de soldado do batalhão de empregados públicos.
Participou no cerco do Porto. D. Pedro V honrou-o indo a sua casa várias vezes, dispensando-o do serviço e dando-lhe a baixa de soldado do batalhão de empregados públicos.


Faleceu no Porto a 24 de julho de 1868 e jaz num mausoléu no cemitério do Prado do Repouso.
Faleceu no Porto a 24 de julho de 1868 e jaz num mausoléu no cemitério do Prado do Repouso.
 
===Carreira===  
===Carreira===  
Por morte de [[José Teixeira Barreto]], em 1810, foi proposto para lente proprietário [[Raimundo Joaquim da Costa]] e para substituto João Baptista Ribeiro, que foi reger a cadeira no ano lectivo de 1811-1812 por morte do lente effectivo.
Por morte de [[José Teixeira Barreto]], em 1810, foi proposto para lente proprietário [[Raimundo Joaquim da Costa]] e para substituto João Baptista Ribeiro, que foi reger a cadeira no ano lectivo de 1811-1812 por morte do lente effectivo.


Em 1824 foi nomeado mestre de desenho e pinturas das infantas, de quem pintou vários retratos, e cavaleiro de Nossa Senhora da Conceição. Nesse ano recebeu, também, a medalha da Restauração dos Direitos da Realeza.
Em 1824, foi nomeado mestre de desenho e pinturas das infantas, de quem pintou vários retratos, e cavaleiro de Nossa Senhora da Conceição. Nesse ano recebeu, também, a medalha da Restauração dos Direitos da Realeza.


Em 1833 foi nomeado professor proprietário da Aula de Desenho. Nesse ano foi ainda encarregado de organizar um museu de pinturas e estampas com o que existisse de valioso nos conventos e casas espoliados, o Museu Portuense (actual Museu Nacional Soares dos Reis). Em 1836 publicou uma exposição histórica sobre o tema.
Em 1833, foi nomeado professor proprietário da Aula de Desenho. Nesse ano foi ainda encarregado de organizar um museu de pinturas e estampas com o que existisse de valioso nos conventos e casas espoliados, o Museu Portuense (actual [http://www.museusoaresdosreis.gov.pt/ Museu Nacional Soares dos Reis]). Em 1836 publicou uma exposição histórica sobre o tema.


Em 1835 fundou uma associação de artistas, pintores, escultores e arquitectos denominada <i>Amigos das Artes</I>, que se encontrava no edifício do Atheneu.
Em 1835, fundou uma associação de artistas, pintores, escultores e arquitectos denominada ''Amigos das Artes'', que se encontrava no edifício do Atheneu.


Em 1836 foi nomeado director e professor da Academia de Marinha e Comércio e da nova Academia Portuense de Belas Artes. Mas quando a Academia da Marinha foi reformada com o nome de Academia Politécnica abandonou as Belas Artes em favor dela.
Em 1836, foi nomeado director e professor da Academia de Marinha e Comércio e da nova Academia Portuense de Belas Artes. Mas quando a Academia da Marinha foi reformada com o nome de Academia Politécnica abandonou as Belas Artes em favor dela.


Em 1837 foi nomeado comendador da Ordem de Cristo.
Em 1837, foi nomeado comendador da Ordem de Cristo.


Em 1853 foi-lhe conferida a mercê de título do conselho. Nesse ano jubilou-se, com 42 anos de serviço efectivo<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 [3ª série]), 142-145.</ref>.
Em 1853, foi-lhe conferida a mercê de título do conselho. Nesse ano jubilou-se, com 42 anos de serviço efectivo<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 142-145.</ref>.
   
   
===Outras informações===  
===Outras informações===  
Linha 72: Linha 72:
*1808 - Pintura de quatro painéis a cola para as festividades da restauração de 1808 feitas na igreja da Graça.
*1808 - Pintura de quatro painéis a cola para as festividades da restauração de 1808 feitas na igreja da Graça.
*Depois de 1820 - Retrato do arcebispo da Bahia D. Frei Vicente da Soledade Castro e de dois sobrinhos dele.
*Depois de 1820 - Retrato do arcebispo da Bahia D. Frei Vicente da Soledade Castro e de dois sobrinhos dele.
*1823 - Pintou duas miniaturas das filhas do visconde de Beire para D. balbina de Sousa Holstein.
*1823 - Pintou duas miniaturas das filhas do visconde de Beire para D. Balbina de Sousa Holstein.
*1823/1824 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=998574&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition Retrato em miniatura de D. Carlota Joaquina.]
*1823/1824 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=998574&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition Retrato em miniatura de D. Carlota Joaquina.]
*1823 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=998534 Retrato em corpo inteiro de D. Carlota Joaquina.]
*1823 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=998534 Retrato em corpo inteiro de D. Carlota Joaquina.]
Linha 81: Linha 81:
*1828-1834 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=304095 Pintura de retrato de D. Miguel I, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto].
*1828-1834 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=304095 Pintura de retrato de D. Miguel I, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto].
*1832-1833 - Desenho de dois retratos a lápis do duque de Bragança, um como coronel de caçadores 5, outro como comandante em chefe do exército libertador.
*1832-1833 - Desenho de dois retratos a lápis do duque de Bragança, um como coronel de caçadores 5, outro como comandante em chefe do exército libertador.
*1832-1833 - Litografou o retrato da infanta D. maria Amália.
*1832-1833 - Litografou o retrato da infanta D. Maria Amália.
*1833 - [http://purl.pt/4675 Auto-retrato em litografia, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa].
*1833 - [http://purl.pt/4675 Auto-retrato em litografia, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa].
*1834 - Retrato de D. Maria II a lápis de cor, [http://purl.pt/5302 gravado] em 1836.
*1834 - Retrato de D. Maria II a lápis de cor, [http://purl.pt/5302 gravado] em 1836.
Linha 114: Linha 114:
   
   
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Baldaque, Mónica, Soares, Elisa, Correia, Margarida Rebelo (coord.), <i>Museu Nacional de Soares dos Reis: pintura portuguesa, 1850-1950</i>. [Porto]: Ministério da Cultura, Instituto Português de Museus: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1996.
*Baldaque, Mónica, Soares, Elisa, Correia, Margarida Rebelo (coord.). ''Museu Nacional de Soares dos Reis: pintura portuguesa, 1850-1950''. [Porto]: Ministério da Cultura, Instituto Português de Museus: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1996.


*Couto, João (texto), <i>Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo </i>. Setúbal : Museu de Setúbal, 1960.
*Couto, João (texto). ''Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo ''. Setúbal: Museu de Setúbal, 1960.
   
   
*Ferreira, Maria Teresa Gomes e Teixeira, Maria Emília Amaralal (intro.), <i>Pintores da escola do Porto : séc. XIX e XX nas colecções do Museu Nacional de Soares dos Reis</i>. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1983.
*Ferreira, Maria Teresa Gomes e Teixeira, Maria Emília Amaralal (intro.). ''Pintores da escola do Porto: séc. XIX e XX nas colecções do Museu Nacional de Soares dos Reis''. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1983.


*Freitas, Eugénio da Cunha, "Os Pintores Domingos Antonio de Sequeira e João Baptista Ribeiro." <i>O Tripeiro</i>, V Serie I. Porto: 1945.
*Freitas, Eugénio da Cunha. "Os Pintores Domingos Antonio de Sequeira e João Baptista Ribeiro." ''O Tripeiro'', V Série, I. Porto: 1945.


*[http://www.apha.pt/wp-content/uploads/boletim4/JAGoncalvesGuimaraes.pdf Guimarães, J. A. Gonçalves, "A Colecção de Retratos Reais na Câmara Municipal de Gaia".]
*[http://www.apha.pt/wp-content/uploads/boletim4/JAGoncalvesGuimaraes.pdf Guimarães, J. A. Gonçalves. "A Colecção de Retratos Reais na Câmara Municipal de Gaia".]


*[http://ciencipca.ipca.pt/handle/11110/526 Jorge, Susana, "Um projecto de Ensino Artístico no Museu Portuense." <i>Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes</i>.]
*[http://ciencipca.ipca.pt/handle/11110/526 Jorge, Susana. "Um projecto de Ensino Artístico no Museu Portuense." ''Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes''. 10 (2012).]


*Lopes, Joaquim, "João Baptista Ribeiro." <i>Belas artes</i> 2, nº 8 (1955): 37-40.
*Lopes, Joaquim. "João Baptista Ribeiro." ''Belas artes'' 2, nº 8 (1955): 37-40.


*[http://www.cepesepublicacoes.pt/portal/pt/obras/populacao-e-sociedade/revista-populacao-e-sociedade-no-16/joao-baptista-ribeiro-na-coleccao-de-pintura-da-real-companhia-velha Mourato, António, "João Baptista Ribeiro na colecção de pintura da Real Companhia Velha." <i>População e Sociedade</i> 16 (2008): 199-212.]
*[http://www.cepesepublicacoes.pt/portal/pt/obras/populacao-e-sociedade/revista-populacao-e-sociedade-no-16/joao-baptista-ribeiro-na-coleccao-de-pintura-da-real-companhia-velha Mourato, António. "João Baptista Ribeiro na colecção de pintura da Real Companhia Velha." ''População e Sociedade'' 16 (2008): 199-212.]


*Mourato, António, <i>João Baptista Ribeiro (1790-1868)</i>. Porto: CEPESE / Edições Afrontamento, 2010.
*Mourato, António. ''João Baptista Ribeiro (1790-1868)''. Porto: CEPESE/Edições Afrontamento, 2010.


*[https://run.unl.pt/bitstream/10362/22048/1/IHA_Raquel_Hnriques_da_Silva_Joana_d_Oliveira_Monteiro_Jo_o_Baptista_Ribeiro_e_o_Pensamento_Museol_gico_em_Portugal.pdf Silva, Maria Raquel, Monteiro, Joana d'Oliveira, "João Baptista Ribeiro e o pensamento museológico em Portugal"]
*[https://run.unl.pt/bitstream/10362/22048/1/IHA_Raquel_Hnriques_da_Silva_Joana_d_Oliveira_Monteiro_Jo_o_Baptista_Ribeiro_e_o_Pensamento_Museol_gico_em_Portugal.pdf Silva, Maria Raquel e Monteiro, Joana d'Oliveira. "João Baptista Ribeiro e o pensamento museológico em Portugal." In ''Colecções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: As Academias de Belas-Artes. Rio de Janeiro. Lisboa. Porto (1815-1836). Ensino. Artistas. Mecenas. Colecções.'' ed. Maria João Neto e Marize Malta, 43-54. Lisboa: Caleidoscópio, 2016.]


*<i>Retratos de artistas no Museu Nacional de Soares dos Reis.</i> Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1946.
*''Retratos de artistas no Museu Nacional de Soares dos Reis.'' Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1946.


*Siza, Maria Teresa, Weiermair, Peter (edição), <i>Portuguese photography since 1854: livro de viagens</i>. Zurique: Stemmle, 1998.
*Siza, Maria Teresa e Weiermair, Peter (edição). ''Portuguese photography since 1854: livro de viagens''. Zurique: Stemmle, 1998.


*Telles, Patricia Delayti, "Retrato entre baionetas. Prestigio, politica e saudades na pintura do retrato em Portugal e no Brasil, entre 1804 e 1834". Tese de doutoramento, Universidade de Évora, 2015.
*Telles, Patricia Delayti. "Retrato entre baionetas. Prestígio, política e saudades na pintura do retrato em Portugal e no Brasil, entre 1804 e 1834." Tese de Doutoramento, Universidade de Évora, 2015.


*Távora, Fernando (coord.)<i>Exposição João Baptista Ribeiro. Uma figura no Porto Liberal no Bicentenário do seu nascimento</i> Porto: UP/FGT/MNSR, 1990-1991.
*Távora, Fernando (coord.). ''Exposição João Baptista Ribeiro. Uma figura no Porto Liberal no Bicentenário do seu nascimento''. Porto: UP/FGT/MNSR, 1990-1991.


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).


*Vitorino, Pedro, <i>Um discípulo de Sequeira</i> Guimarães : [s.n.], 1933.
*Vitorino, Pedro. ''Um discípulo de Sequeira''. Guimarães: [s.n.], 1933.


*Vitorino, Pedro, <i>Litografias de João Baptista Ribeiro</i>. Guimarães: Tipografia Minerva Vimaranense, 1940.
*Vitorino, Pedro. ''Litografias de João Baptista Ribeiro''. Guimarães: Tipografia Minerva Vimaranense, 1940.


*Vitorino, Pedro, "João Baptista Ribeiro e o Museu Portuense." <i>Museu</i>, IV. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1945.
*Vitorino, Pedro. "João Baptista Ribeiro e o Museu Portuense." ''Museu'', IV. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1945.
   
   
==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  
Linha 155: Linha 155:
*João Baptista Ribeiro In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Baptista_Ribeiro Wikipédia].
*João Baptista Ribeiro In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Baptista_Ribeiro Wikipédia].
*João Baptista Ribeiro In [https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=antigos%20estudantes%20ilustres%20-%20jo%C3%A3o%20baptista%20ribeiro Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto]
*João Baptista Ribeiro In [https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=antigos%20estudantes%20ilustres%20-%20jo%C3%A3o%20baptista%20ribeiro Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto]
*[Documentos com referência a Ribeiro, João Baptista. 1790-1868, pintor e gravador http://gisaweb.cm-porto.pt/names/8458/documents/]  
*[http://gisaweb.cm-porto.pt/names/8458/documents/ Documentos com referência a Ribeiro, João Baptista. 1790-1868, pintor e gravador.]
 
 
==Autor(es) do artigo==  
==Autor(es) do artigo==  
==DOI==  
==DOI==  
Linha 162: Linha 162:
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
   
   
{{DEFAULTSORT: João Baptista Ribeiro}}  
{{DEFAULTSORT: Joao Baptista Ribeiro}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Nascidos Século XVIII]]  
[[Categoria:Activos Século XIX]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria: Porto]]  
[[Categoria:Porto]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria: Professores]]
[[Categoria:Professores]]
[[Categoria: Desenhadores]]
[[Categoria:Desenhadores]]
[[Categoria: Gravadores]]
[[Categoria:Gravadores]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]
[[Categoria:Ordem de Cristo]]
[[Categoria:Academia Portuense de Belas Artes]]
[[Categoria:Aula de Desenho e Debuxo do Porto]]
[[Categoria:Academia Real de Marinha e Comércio do Porto]]
[[Categoria:Academia Politécnica do Porto]]
[[Categoria: Universidade de Coimbra]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]

Edição atual desde as 18h48min de 19 de março de 2024


João Baptista Ribeiro
Outras Grafias EQUAL
Pai António José Ribeiro
Mãe isabel Maria
Nascimento 5 de abril de 1790
[[Vila Real]]
Morte 24 de julho de 1868 (78 anos)
[[Porto]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho de António José Ribeiro e Isabel Maria, nasceu a 5 de abril de 1790 na freguesia de S. João de Aregos, Vila Real, onde foi baptizado. Desde novo mostrou propensão para o desenho, tanto que até o bispo de Braga, D. Frei Caetano Brandão, vendo o seu talento, o quis levar consigo, o que o pai não consentiu. Também o morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa, o quis levar para França.

Em 1802 o pai deixou-o, finalmente, ir para o Porto. Foi matriculado na Aula de Desenho e cursou-a durante 7 anos, tendo como mestres Francisco Vieira, o seu pai, Domingos Francisco Vieira, José Teixeira Barreto, Raimundo Joaquim da Costa e Domingos Sequeira, após a morte de Vieira Portuense. Ganhou aí vários prémios e obras suas foram mandadas para o Rio de Janeiro, para serem apresentadas ao príncipe regente D. João.

Participou no cerco do Porto. D. Pedro V honrou-o indo a sua casa várias vezes, dispensando-o do serviço e dando-lhe a baixa de soldado do batalhão de empregados públicos.

Faleceu no Porto a 24 de julho de 1868 e jaz num mausoléu no cemitério do Prado do Repouso.

Carreira

Por morte de José Teixeira Barreto, em 1810, foi proposto para lente proprietário Raimundo Joaquim da Costa e para substituto João Baptista Ribeiro, que foi reger a cadeira no ano lectivo de 1811-1812 por morte do lente effectivo.

Em 1824, foi nomeado mestre de desenho e pinturas das infantas, de quem pintou vários retratos, e cavaleiro de Nossa Senhora da Conceição. Nesse ano recebeu, também, a medalha da Restauração dos Direitos da Realeza.

Em 1833, foi nomeado professor proprietário da Aula de Desenho. Nesse ano foi ainda encarregado de organizar um museu de pinturas e estampas com o que existisse de valioso nos conventos e casas espoliados, o Museu Portuense (actual Museu Nacional Soares dos Reis). Em 1836 publicou uma exposição histórica sobre o tema.

Em 1835, fundou uma associação de artistas, pintores, escultores e arquitectos denominada Amigos das Artes, que se encontrava no edifício do Atheneu.

Em 1836, foi nomeado director e professor da Academia de Marinha e Comércio e da nova Academia Portuense de Belas Artes. Mas quando a Academia da Marinha foi reformada com o nome de Academia Politécnica abandonou as Belas Artes em favor dela.

Em 1837, foi nomeado comendador da Ordem de Cristo.

Em 1853, foi-lhe conferida a mercê de título do conselho. Nesse ano jubilou-se, com 42 anos de serviço efectivo[1].

Outras informações

Obras

  • Deu o tema para uma pintura de Domingos Sequeira de um ancião abraçando cinco jovens a tocar lira, alusão a Sequeira e aos seus discípulos.
  • 1808 - Pintura de quatro painéis a cola para as festividades da restauração de 1808 feitas na igreja da Graça.
  • Depois de 1820 - Retrato do arcebispo da Bahia D. Frei Vicente da Soledade Castro e de dois sobrinhos dele.
  • 1823 - Pintou duas miniaturas das filhas do visconde de Beire para D. Balbina de Sousa Holstein.
  • 1823/1824 - Retrato em miniatura de D. Carlota Joaquina.
  • 1823 - Retrato em corpo inteiro de D. Carlota Joaquina.
  • 1824 - Pintura e gravura de vários retratos das infantas D. Ana de Jesus Maria, D. Isabel Maria e D. Maria da Assunção.
  • Retrato de D. João VI, feito a pedido da infanta D. Isabel Maria e gravado em Paris (este? http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=985189)
  • 1823-1826 - Retrato de D. Miguel de Bragança, Museu Nacional dos Coches.
  • Pintura de miniatura do retrato da duquesa da Terceira para a infanta D. Ana de Jesus Maria.
  • 1828-1834 - Pintura de retrato de D. Miguel I, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.
  • 1832-1833 - Desenho de dois retratos a lápis do duque de Bragança, um como coronel de caçadores 5, outro como comandante em chefe do exército libertador.
  • 1832-1833 - Litografou o retrato da infanta D. Maria Amália.
  • 1833 - Auto-retrato em litografia, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa.
  • 1834 - Retrato de D. Maria II a lápis de cor, gravado em 1836.
  • 1840 - Auto-retrato, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.
  • 1855 - Fotografia de Alexandre Herculano.
  • Pintura do tecto da capela-mor da Igreja dos Congregados, Assunção da Virgem, S. Francisco de Sales.
  • Pintura de Anunciação na igreja da Graça.
  • Pintura da Senhora da Soledade na capela das Almas de Santa Catarina.
  • Pintura de S. José e o Menino Jesus na igreja de Massarelos.
  • Pintura de Nossa Senhora do Livramento na capela dos convertidos.
  • Pintura do Senhor dos Aflitos na capela dos justiçados.
  • Pintura da Apresentação da Nossa Senhora, Anunciação, Repouso no Egipto e oito figuras no tecto da capela de Bernardo de melo.
  • Pintura de Nossa Senhora do Carmo a meio corpo em casa de João Luís de Souto e Freitas.
  • Pintura de dois tectos, retrato de D. João VI e do duque do Porto na Câmara Municipal do Porto.
  • Retrato de D. João VI a meio corpo na sala das sessões da companhia.
  • Retratos de José Carneiro da Silva e de José António de Aguiar na Academia Politécnica.
  • Retrato de Luís António Machado na secretaria do Hospital do Carmo.
  • Retrato do duque de Bragança na Biblioteca Pública.
  • Pintura de quatro paisagens representando as estações no Museu Allen.
  • Quatro painéis de meninos no salão de baile no palácio do conde de Bolhão.
  • Várias pinturas na sua casa.
  • Pintura da Ascenção de Jesus Cristo, Senhora do Livramento, S. João, Senhora do Rosário e Santo António para a igreja matriz de Valongo.
  • Pintura de S. Jerónimo e retrato de Francisco Rodrigues de Freitas, barão de S. Jerónimo, para o hospital de Vila Real.
  • Pintura de S. Miguel em tamanho natural na igreja das freiras do Louriçal.
  • Pintura dos retratos de D. João VI, D. Pedro IV, D. Maria II e D. Pedro V a Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.
  • Retrato do primeiro conde de Amarante no palácio de Canelas.
  • Gravura de D. Pedro duque de Bragança, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa.


Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 142-145.

Bibliografia e Fontes

  • Baldaque, Mónica, Soares, Elisa, Correia, Margarida Rebelo (coord.). Museu Nacional de Soares dos Reis: pintura portuguesa, 1850-1950. [Porto]: Ministério da Cultura, Instituto Português de Museus: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1996.
  • Couto, João (texto). Desenhos de Fernão Gomes a Domingos António de Sequeira: segunda exposição itinerante do Museu Nacional de Arte Antiga: catálogo . Setúbal: Museu de Setúbal, 1960.
  • Ferreira, Maria Teresa Gomes e Teixeira, Maria Emília Amaralal (intro.). Pintores da escola do Porto: séc. XIX e XX nas colecções do Museu Nacional de Soares dos Reis. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1983.
  • Freitas, Eugénio da Cunha. "Os Pintores Domingos Antonio de Sequeira e João Baptista Ribeiro." O Tripeiro, V Série, I. Porto: 1945.
  • Lopes, Joaquim. "João Baptista Ribeiro." Belas artes 2, nº 8 (1955): 37-40.
  • Mourato, António. João Baptista Ribeiro (1790-1868). Porto: CEPESE/Edições Afrontamento, 2010.
  • Retratos de artistas no Museu Nacional de Soares dos Reis. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1946.
  • Siza, Maria Teresa e Weiermair, Peter (edição). Portuguese photography since 1854: livro de viagens. Zurique: Stemmle, 1998.
  • Telles, Patricia Delayti. "Retrato entre baionetas. Prestígio, política e saudades na pintura do retrato em Portugal e no Brasil, entre 1804 e 1834." Tese de Doutoramento, Universidade de Évora, 2015.
  • Távora, Fernando (coord.). Exposição João Baptista Ribeiro. Uma figura no Porto Liberal no Bicentenário do seu nascimento. Porto: UP/FGT/MNSR, 1990-1991.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
  • Vitorino, Pedro. Um discípulo de Sequeira. Guimarães: [s.n.], 1933.
  • Vitorino, Pedro. Litografias de João Baptista Ribeiro. Guimarães: Tipografia Minerva Vimaranense, 1940.
  • Vitorino, Pedro. "João Baptista Ribeiro e o Museu Portuense." Museu, IV. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1945.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo