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Regressado de Roma | Regressado de Roma, ingressa a 25 de outubro de 1744 na irmandade de S. Lucas, servindo na meza de 1745 a 1753, e servindo duas vezes como juiz. | ||
Após o regresso de Roma e admissão à Academia de S. Lucas, trabalha como cenógrafo sob alçada de Inácio de Oliveira Bernardes, regendo mais tarde os teatros dos Congregados do Espírito Santo e o do Bairro Alto competindo | |||
Após o regresso de Roma e admissão à Academia de S. Lucas, trabalha como cenógrafo sob alçada de [[Inácio de Oliveira Bernardes]], regendo mais tarde os teatros dos Congregados do Espírito Santo e o do Bairro Alto competindo diretamente com o Teatro Régio dirigido por [[Giovanni Carlo Bibiena]]<ref>Cirilo Volkmar Machado. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes,</i> 197.</ref>. | |||
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Do seu casamento com Jacinta Inês, nasce [[José Anastácio da Cunha]], de quem o próprio Lourenço da Cunha terá sido o mestre de Matemática, e o qual se torna lente de Matemática e Geometria na [[Universidade de Coimbra, Coimbra,-|Universidade de Coimbra]]. | |||
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*1740 - Pinta: perspectiva no Solar do Albuquerques (atribuição por Serrão 1997, 267) | *1740 - Pinta: perspectiva no Solar do Albuquerques (atribuição por Serrão 1997, 267) | ||
==Notas== | ==Notas== | ||
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==Fontes== | ==Fontes== | ||
[https://purl.pt/28030 | Machado, Cirilo Volkmar. <i>[https://purl.pt/28030 Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes], e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal / recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. </i> Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823. | ||
[https://purl.pt/6391 | Raczynski, Atanazy. <i> [https://purl.pt/6391 Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre]: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski </i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. | ||
==Bibliografia == | ==Bibliografia == | ||
Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Igreja do Cabo Espichel: recuperação de um interior”, <i> Monumentos </i>, vol. 16 (2002): 122-127. | Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Igreja do Cabo Espichel: recuperação de um interior”, <i> Monumentos </i>, vol. 16 (2002): 122-127. | ||
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis | Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis, Universidade do Minho, 2015. | ||
Mello, Magno Moraes. “Falsos espaços e ilusão arquitectónica no tecto da nave do Santuário do Cabo Espichel”, <i> Sesimbra Cultural </i>, 4 (1994): 27-29. | Mello, Magno Moraes. “Falsos espaços e ilusão arquitectónica no tecto da nave do Santuário do Cabo Espichel”, <i> Sesimbra Cultural </i>, 4 (1994): 27-29. | ||
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Mello, Magno. “De Bacherelli aux Jésuites. Itinéraire de la perspective à la cour portugaise au XVIIIe siècle”, in Cojannot-Le Blanc, Marianne; Dalai, Marisa; Dubourg Glatigny, Pascal (ed.) <i> L'Artiste et L'Œuvre a L'Epreuve de la Perspective </i>, Roma: Ecole Française de Rome, 2006. | Mello, Magno. “De Bacherelli aux Jésuites. Itinéraire de la perspective à la cour portugaise au XVIIIe siècle”, in Cojannot-Le Blanc, Marianne; Dalai, Marisa; Dubourg Glatigny, Pascal (ed.) <i> L'Artiste et L'Œuvre a L'Epreuve de la Perspective </i>, Roma: Ecole Française de Rome, 2006. | ||
Oriol Trindade, António. "Um olhar sobre a perspectiva linear em Portugal nas pinturas de cavalete, tectos e abóbadas: 1470-1816". PhD Thesis, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2008. | |||
Raggi, Giuseppina. "Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão". PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004. | |||
Serrão, Vítor. “O Conceito de Totalidade nos Espaços do Barroco Nacional: A Obra da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (1672-1698)”, <i> Revista da Faculdade de Letras </i>, 5-XXI-XXII (1997): 245-267. | Serrão, Vítor. “O Conceito de Totalidade nos Espaços do Barroco Nacional: A Obra da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (1672-1698)”, <i> Revista da Faculdade de Letras </i>, 5-XXI-XXII (1997): 245-267. |
Revisão das 22h30min de 26 de outubro de 2022
Lourenço da Cunha | |
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Nome completo | Lourenço da Cunha |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | Jacinta Inês |
Filho(s) | José Anastácio da Cunha |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1709 |
Morte | 1760 |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Residência | |
Residência | Itália |
Data | Fim: 1744 |
Residência | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1744 Fim: 1760 |
Formação | |
Formação | Pintura |
Data | Fim: 1744 |
Local de Formação | Roma, Roma, Itália |
Biografia
Dados biográficos
Da escassa informação sobre Lourenço da cunha, sabe-se que terá obtido formação em Roma, de onde regressa em 1744, tendo aí assimilado os conhecimentos necessários à realização de quadraturas e cenografias permitindo-lhe ser mencionado como “o maior Pintor Portuguez que temos tido no genero de Architectura e perspectiva, igualou talvez Baccarelli na pratica, e excedendo-o na theorica...”[1].
Carreira
Regressado de Roma, ingressa a 25 de outubro de 1744 na irmandade de S. Lucas, servindo na meza de 1745 a 1753, e servindo duas vezes como juiz.
Após o regresso de Roma e admissão à Academia de S. Lucas, trabalha como cenógrafo sob alçada de Inácio de Oliveira Bernardes, regendo mais tarde os teatros dos Congregados do Espírito Santo e o do Bairro Alto competindo diretamente com o Teatro Régio dirigido por Giovanni Carlo Bibiena[2].
Outras informações
Do seu casamento com Jacinta Inês, nasce José Anastácio da Cunha, de quem o próprio Lourenço da Cunha terá sido o mestre de Matemática, e o qual se torna lente de Matemática e Geometria na Universidade de Coimbra.
Obras
- s.d. – Pinta: capela na Igreja dos Clérigos Pobres; Lisboa.
- s.d. – Pinta: coro das Trinas do Mocambo, Lisboa (desaparecida)
- s.d. – Pinta: retábulo para a “barraca” de S. Julião.
- s.d. – Pinta: teto da casa do capítulo em São Domingos de Benfica, Lisboa.
- 1740 – Pinta: teto da igreja do Santuário de Nossa Senhora do Cabo, Cabo Espichel.
- 1740 - Pinta: perspectiva no Solar do Albuquerques (atribuição por Serrão 1997, 267)
Notas
- ↑ Cirilo Volkmar Machado. Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portugueses..., (Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823), 196-197.
- ↑ Cirilo Volkmar Machado. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, 197.
Fontes
Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal / recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
Raczynski, Atanazy. Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski . Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.
Bibliografia
Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Igreja do Cabo Espichel: recuperação de um interior”, Monumentos , vol. 16 (2002): 122-127.
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis, Universidade do Minho, 2015.
Mello, Magno Moraes. “Falsos espaços e ilusão arquitectónica no tecto da nave do Santuário do Cabo Espichel”, Sesimbra Cultural , 4 (1994): 27-29.
Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V , Lisboa: Estampa, 1998.
Mello, Magno. “De Bacherelli aux Jésuites. Itinéraire de la perspective à la cour portugaise au XVIIIe siècle”, in Cojannot-Le Blanc, Marianne; Dalai, Marisa; Dubourg Glatigny, Pascal (ed.) L'Artiste et L'Œuvre a L'Epreuve de la Perspective , Roma: Ecole Française de Rome, 2006.
Oriol Trindade, António. "Um olhar sobre a perspectiva linear em Portugal nas pinturas de cavalete, tectos e abóbadas: 1470-1816". PhD Thesis, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2008.
Raggi, Giuseppina. "Arquitecturas do engano: a longa construção da ilusão". PhD thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004.
Serrão, Vítor. “O Conceito de Totalidade nos Espaços do Barroco Nacional: A Obra da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (1672-1698)”, Revista da Faculdade de Letras , 5-XXI-XXII (1997): 245-267.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Lourenço da Cunha (última modificação: 26/10/2022). eViterbo. Visitado em 27 de abril de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Louren%C3%A7o_da_Cunha