Custódio Vieira

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Custódio Vieira
Nome completo Custódio Vieira
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte 1747
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Custódio Vieira serviu vários anos na Junta do Comércio Geral.

Foi nomeado capitão de engenheiro a 11 de setembro de 1733, pelos seus merecimentos como engenheiro e arquitecto. Trabalhou na construção do palácio de Vendas Novas, nas obras de Mafra e na medição das fortificações. Foi ainda nomeado, em 1733, medidor e assistente das obras e fortalezas da barra e do castelo de S. Jorge, por morte de Manuel do Couto.

Em 1734 foi nomeado para suceder a João Antunes, como arquitecto real, a Francisco Tinoco da Silva como arquitecto do paço da Ribeira, e a Manuel do Couto, arquitecto dos palácios de Sintra, Almeirim, Salvaterra de Magos, dos mosteiro da Batalha e da província do Alentejo.

Em 1743 foi nomeado arquitecto das ordens militares de S. Tiago e S. Bento de Avis.

Trabalhou no aqueduto das Águas Livres e foi arquitecto da Câmara de Lisboa.

A 22 de fevereiro de 1747 era nomeado Carlos Mardel como seu sucessor em todos os empregos[1].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 187-190

Fontes

Bibliografia

Machado, Cirilo Volkmar, Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.

Oliveira, Eduardo Freire, Elementos para a História do Município de Lisboa. Lisboa: Tipografia universal, 1882.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Custódio Vieira In Infopédia.

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo