João Nunes Tinoco

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


João Nunes Tinoco
Nome completo João Nunes Tinoco
Outras Grafias valor desconhecido
Pai Pedro Nunes Tinoco
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) Luís Nunes Tinoco
Irmão(s) André Ribeiro Tinoco, Bento Tinoco
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo valor desconhecido
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Filho de Pedro Nunes Tinoco e irmão de André Ribeiro Tinoco. Pai de Luís Nunes Tinoco.

Carreira

A 29 de setembro de 1631 foi nomeado para um dos lugares de "aprender arquitectura", deixado vago pelo seu irmão, que ingressou na Companhia de Jesus[1].

A 8 de fevereiro de 1641 foi nomeado para mestre das obras do mosteiro de S. Vicente de Fora, cargo que vagara por falecimento do seu pai. Receberia 70000 réis de ordenado anual[2].

Foi arquitecto da casa da rainha, nomeado por D. Luísa de Gusmão a 19 de dezembro de 1665. A nomeação foi renovada por D. Afonso VI a 24 de maio de 1666. Recebia de ordenado 30000 réis anuais. Recebera essa nomeação pelos seus serviços e por realizar as obras dos conventos de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete e dos Grillos, fundados por D. Luísa em Xabregas[3].

Outras informações

Obras

  • 1663 - Livro das praças de Portugal com suas fortificações. Desenhadas pellos Engenheiros de S. Magde. Cosmander, Gilot, Langres, Santa Colomba & Outros; Delineadas por Ioão Nunes Tinoco Architecto de S. Magde. Anno 1663.
  • 1631-1633 - "Desenhos e plantas iluminadas do Recife de Pernambuco, da Bahia de todos os Stos, da Costa do mar, e Barra da Bahia athé a do Gâmamû, da fortificação da Taparica, e dous das fortificações do Morro de S. Paulo com alguma diferença hum do outro, e todos seis assignados com a rubrica de Tinoco, e encdernados comt rês papeis de algumas explicações, um dos Rios, q. ha da Bahia até Pernambuco, outro da distancia, que vay das Fortalezas de pernambuco Recife de umas a outras, e o terceiro das Viagens da Costa do Maro do Sul etc. (1631-33)"[4].
  • 1650 - Carta topográfica de Lisboa, litografada em 18651 por ordem de Eusébio Cândido Cordeiro Pereira Furtado.

Notas

  1. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, CHR D. Filipe III, Mercês, l. 23, fl. 386v
  2. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, CHR D. João IV, Doações, l. 13, fl. 70
  3. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Livro I da Casa das Rainhas
  4. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 114.

Fontes

Bibliografia

Ligações Externas

João Nunes Tinoco In Wikipédia.

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo