André Ribeiro Tinoco

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


André Ribeiro Tinoco
Nome completo André Ribeiro Tinoco
Outras Grafias valor desconhecido
Pai Pedro Nunes Tinoco
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) João Nunes Tinoco, Bento Tinoco
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo valor desconhecido
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Filho de Pedro Nunes Tinoco, arquitecto régio, e irmão de João Nunes Tinoco. Viterbo coloca a hipótese de que tenha mudado o seu nome para Bento, quando tomou votos. Seria então o padre Bento Tinoco a quem o autor dedica outra entrada[1]. Bento Tinoco foi encarregado do plano e direcção das obras da igreja dos Jesuítas em Angra do Heroísmo.

Carreira

Por alvará de 24 de fevereiro de 1629 foi nomeado para um dos lugares de aprender arquitectura na vaga de Mateus do Couto. Foi promovido a arquitecto dos mestrados de Santiago e S. Bento com 20000 réis de ordenado anual.

Entrou na Ordem de Jesus e, por isso, foi substituído pelo seu irmão em alvará de 29 de dezembro de 1631[2].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 111.
  2. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, CHR D. Filipe III, Doações, l. 23, fl. 140

Fontes

Bibliografia

Coelho, Teresa Maria. "Os Nunes Tinoco, uma dinastia de arquitectos régios." Tese de Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa, 2014.

Lima, Carlos Ruão. "O Eupalinos Moderno": teoria e prática da arquitectura religiosa em Portugal: 1550-1640." Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra, 2011.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo