Reinaldo Manuel dos Santos

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Reinaldo Manuel dos Santos
Outras Grafias EQUAL
Pai Baltazar dos Santos Henriques
Mãe Luísa Maria de Santo António
Nascimento
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Nasceu em Lisboa, sendo baptizado em S. João da Praça. Era filho de Baltazar dos Santos Henriques, sapateiro em Benavente e Lisboa, e de Luísa Maria de Santo António. Morreu por volta de 1789-1790.

Dados biográficos

Começou por ser canteiro nas obras de Mafra, e depois foi ajudante da casa do risco de Mafra, no tempo de Eugénio dos Santos[1]. Conseguiu captar a atenção do Marquês de Pombal, sendo por ele promovido a Arquitecto das Obras Públicas por morte de Miguel Ângelo Blasco, sendo um dos responsáveis pela reedificação de Lisboa após o Terramoto.

Concorreu para a factura da escadaria e pedestais da Estátua Equestre de D. José, em 1775, com António José Landi, tendo ambos sido premiados com o Hábito de Cristo. Joaquim Machado de Castro testemunhou na sua habilitação à Ordem de Cristo.

Fez a igreja dos Mártires e acabou a Basílica do Coração de Jesus, fez também o chafariz das Janelas Verdes[2].

Carreira

Outras informações

Obras

  • Plano do antigo Passeio Público.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 23.
  2. Volkmar Machado, Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. 160.

Bibliografia e Fontes

  • Castilho, Júlio. Lisboa antiga: bairros orientais. 2ª ed. rev. e ampl. Lisboa: S. Industriais da Câmara Municipal de Lisboa,1934-1938.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922].

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo