EViterbo FAQ

From eViterbo
Revision as of 17:06, 10 November 2023 by JAlmeida (talk | contribs) (→‎FAQ Geral)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Esta página existe para dar resposta às principais dúvidas de utilização da ferramenta, metodológicas, ou de possível contribuições externas.

Aqui serão colocadas as questões consideradas mais pertinentes, sendo retirada a identificação de quem colocou a questão. Por favor verifique se não existe já uma resposta às suas dúvidas.

Contacte-nos: eviterbo@fcsh.unl.pt

FAQ Geral

Quais são os limites cronológicos da informações na plataforma?

Os limites cronológicos das informações constante na plataforma eViterbo espelham os dos projectos que para ela contribuíram.

Para contribuições futuras o limite cronológico é o estabelecido no Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico. Só serão publicados dados passados 30 anos sobre a data da morte dos biografados a que respeitam os documentos. Não sendo conhecida a data da morte, os dados são publicados após 40 anos sobre a data dos documentos, mas não antes de terem decorrido 10 anos sobre o momento do conhecimento da morte (n.º 2, do artigo 17.º do Decreto Lei 16/93).

Veja ainda a nossa nota de privacidade.


A eViterbo está terminada?

Não. A eViterbo nunca estará terminada.

Continuamos a acrescentar informação, corrigir, actualizar e explorar novas vertentes da plataforma todos os dias. Umas vezes mais depressa outras mais devagar, dependendo do ritmo da investigação dos nossos colaboradores, do financiamento e de todos os outros condicionantes da vida pessoal e profissional de todos os que contribuem para o desenvolvimento da plataforma.


Como posso contribuir para a plataforma? Posso escrever um verbete?

Existem várias formas de contribuir: sugestões de bibliografia; actualização científica; revisões de redação, entre outras.

Todos podem contribuir escrevendo verbetes, mas todas as contribuições serão sujeitas a um processo de revisão por pares. Alguns verbetes ainda não se encontram publicados, mas já estão a ser feitos por colaboradores da plataforma. Assim, sugerimos que antes de começar a escrever nos contacte.

Pode enviar a sua sugestão e/ou contribuição para o nosso email: eviterbo@fcsh.unl.pt

FAQ Redação

A eViterbo segue o acordo ortográfico de 1990?

A plataforma aceita redações nas variantes oficiais de língua portuguesa. A adopção de acordo ortográfico é da escolha do autor da entrada.

Existem normas de redação?

Sim. Porém elas podem variar conforme o tipo de verbete e ainda conforme a altura em que o verbete foi feito. Estamos a tentar rever e uniformizar por tipos de verbete mas a tarefa está longe de estar acabada.

Veja na página Sobre a wiki Eviterbo, a secção Guias eViterbo e os diferentes guias: