Guião de redação - Instituições

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Esta página serve de guia à redação de uma página de Instituições

Organização das entradas de Instituições

Uma entrada da wiki eViterbo é composta por 3 partes distintas:

A - a página wiki propriamente dita composta por: corpo de texto (1), a infobox (2) e as categorias (3).

B - a página da wikibase (base de dados)

Veja-se como exemplo as seguintes entradas, com informações diferentes: Academia Militar de Goa e Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho O texto deve seguir as subsecções estipuladas e deve ter uma escrita informativa e sóbria.

Deve funcionar autonomamente da infobox/wikibase repetindo as informações que nela constam mas ao mesmo tempo completar com informação pormenorizada. Ou seja, é o local onde se deve explicar decisões de preenchimento de dados na wikibase.

Por exemplo: temos dados muito fortes que a instituição foi fundada cerca de 1525, mas na wikibase não se pode colocar “cerca de 1525”. Colocamos na wikibase 1525 e explicamos no texto porquê. Se, pelo contrário, os indícios são muito pouco e as certezas menos, então não colocamos nada na wikibase e explicamos no texto que uma fonte refere que foi fundada cerca de 1525, mas que temos muitas dúvidas sobre o assunto. Se tivermos datas concretas de professores, alunos, etc. não se torna necessário inferir a data de fundação uma vez que temos outros dados que vão situar a instituição no tempo e no espaço. Os dados inferidos devem ser reduzidos ao mínimo e só quando é absolutamente essencial.

CORPO de TEXTO (1)

Tem diversas subsecções nas quais se devem organizar TODAS as entradas: História (e Outras informações), Notas, Fontes, Bibliografia, Ligações Externas, Autor(es) do artigo, Financiamento.

As subsecções Professores, Curricula, só devem constar nas Instituições de ensino.

Nas páginas da wiki, como neste modelo, todas estas informações estão sempre presentes a cinza em nota que surge com um ponto de exclamação à frente.

NOME DA ENTRADA:

3 nomes no máximo, sem contar “de”, “dos”, etc.

PÁGINA DICIONÁRIO WIKI

1.CORPO DE TEXTO

Trata-se de fazer escrever como se fosse uma entrada de um dicionário biográfico normal. Os dados colocados na infobox têm de ser repetidos e é aqui que colocamos as fontes, as dúvidas, as justificações dos dados, etc. As entradas que não actualizarem a informação, devem ser assumidas como um estado da arte. Não muito longas, e devem ser escritas de um modo informativo e simples.

História

História geral da instituição. Este é o local para colocar toda a informação que justifica o que está na infobox e outra complementar, subdividida em períodos, se necessário.

Outras informações

É o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores.

Professores

Apagar caso a instituição não seja de ensino.

Curricula

Apagar caso a instituição não seja de ensino.

Notas

As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (short note), notas. Veja-se: Guião de Citação.

Fontes

Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (full note), bibliografia.Veja-se: Guião de Citação.

Bibliografia

Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Tenha sido ou não construída na construção da entrada. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (full note), bibliografia.Veja-se: Guião de Citação.

Ligações Internas

Ligações internas ao eViterbo que não cabem em outros campos nomeadamente para a páginas das categorias onde os professores, alunos, membros, onde esses dados são agregados.

Colocar a frase tipo, com as devidas adaptações:

Instituições de ensino

"Para consultar as pessoas relacionadas com esta instituição, nomeadamente professores e alunos, siga o link: (inserir link para a categoria)"

Outras instituições

"Para consultar as pessoas relacionadas com esta instituição, siga o link: (inserir link para a categoria)"

Ligações Externas

Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia.

Autor(es) do artigo

Nome do autor da entrada

Afiliação do Autor

Link para o Orcid

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017 (pré-preenchido)

DOI

A acrescentar posteriormente

Citar este artigo

Basta copiar e colar o código abaixo na secção "Citar este artigo", substituindo o nome do autor e acrescentando o DOI (o URL deve ser inserido em duplicado). Esta predefinição só deve ser usada em artigos que têm autoria e DOI atribuídos. No caso de artigos sem DOI, o código antigo gera uma citação automática.

A citação segue a norma de referenciação Chicago.

Artigos com um autor

{{Citar este artigo|autor=Apelido, Primeiro Nome|DOI=[http://URLdoDOI.com http://URLdoDOI.com]}}

Artigos com dois autores ou mais

{{Citar este artigo|autor=Apelido, Primeiro Nome Autor Um & Nome e Apelido Autor Dois|DOI=[http://URLdoDOI.com http://URLdoDOI.com]}}

INFOBOX (2)

A infobox é preenchida automaticamente a partir da página da wikibase. Veja mais à frente.

CATEGORIAS (3)

As categorias são etiquetas. Servem para mais facilmente se agregar informação.

A wiki apresenta as seguintes categorias principais, representando as suas várias vertentes:

  • Categoria: Instituições
  • Categoria: Tipo de ensino
  • Categoria: (designação do projecto em que foi desenvolvida)

[[Categoria: Instituições]]

Todas as instituições inseridas nesta base encontram-se nesta categoria. Esta categoria está dividida em três subcategorias que dizem respeito à cronologia e à geografia:

  • [[Categoria: Tipo de instituição]]

Nesta categoria, as instituições onde as pessoas trabalharam, estiveram integradas, como ordens religiosas, ordens militares, escolas… Estão organizadas por tipo: Ensino (militar,civil ou religioso), Administração (central ou local), Religiosa, Cultural, Militar, Profissional ou Outra.

  • [[Categoria: Activos Século xx]]

diz respeito ao século de actividade da instituição (e pode ter estado activa em mais do que um século).

  • [[Categoria: Activos em]]

diz respeito ao país; dentro de cada país encontra-se as várias terras, divididas por unidades administrativas: distritos e ilhas para Portugal; Estados para o Brasil.

São para ter em conta os nomes e divisões administrativas actuais, não os antigos. Para Marrocos e Índia optou-se por manter os seus nomes antigos (ex. Alcácer-Ceguer, Mazagão…) e acrescentar as denominações actuais. Ceilão encontra-se na categoria Sri Lanka; São Jorge da Mina encontra-se na categoria Gana e da subcategoria Elmina.

NOTA: As categorias devem ser ordenadas do mais geral para o mais específico. Seguindo a seguinte regra:

Instituições | Tipo de instituição ... | Activos Século .... | Geográfico (do mais geral para o mais específico) | Projecto ( TechNetEMPIRE, DRESS, etc.)

Exemplo:

[[Categoria:TechNetEMPIRE]]

[[Categoria:TechNetEMPIRE Instituições]] - Categoria oculta não vai aparecer no verbete mas deve constar para os dados serem agregados.

WIKIBASE

Veja-se exemplos no guia de redação na wiki. Os dados colocados aqui devem ser repetidos e justificados na parte do texto.

Nome: (nome da ficha)

Tipo de Instituição: Como preencher o campo "Tipo de Instituição"?

Para o preenchimento do tipo de instituição deve ser escolhido um ou mais tipos da seguinte lista:

Ensino:

  • militar - Q52
  • civil - Q53
  • religioso -Q54

Administração:

  • central - Q55
  • local - Q56

Religiosa - Q57

Cultural - Q58

Militar - Q59

Profissional - Q60

Outra - Q61


Como preencher os campos "Data"?

No preenchimento dos campos "data fundação", "data extinção", "paralisação início" e "paralisação fim", preencher com os dados conhecidos..

Como preencher os campos "Localização"?

No preenchimento da "Localização" deve ser escolhido o nome da Cidade, Distrito, Região (ou semelhante) ou País que já esteja georreferenciado e que tenha o link activo.

Para evitar a introdução de erros as coordenadas geográficas da localização vão ser inseridas centralmente. Por esse motivo, se a Localização ainda não estiver criada, por favor enviar um email fornecendo a lista das localizações pretendidas.

IMPORTANTE: Havendo várias localizações ao longo da história de uma instituição, todas deverão estar indicadas. Os dados para a criação das coordenadas deverão ser tão específicos quanto possível, preferencialmente, à escala do edifício ou edifícios onde a instituição tenha funcionado (desaparecidos ou não). Ver, por ex., as localizações na página do Real Colégio Militar e na wikibase Q516

Data de fundação:

Data de extinção:

Localização: pode ir até 8 locais. escolher os mais importantes, colocar só quando se tem a certeza absoluta.

Local: deve ser preenchido escolhendo um local previamente criado.

Data de Início:

Data de Fim:

Antecessora: deve ser preenchido escolhendo uma instituição previamente criada.

Sucessora: deve ser preenchido escolhendo uma instituição previamente criada.


LINKS WIKI

No fim dos campos da nossa wikibase existem campos específicos para colocar ligações para sites wikimedia, como wikidata, wikipedia, wikiquote, etc.

Para todos as pessoas deve-se procurar o identificador na wikidata se existir deve-se colocar no campo "outros sitios".

Página MODELO

Página onde podem ir buscar o código fonte completo para fazer copy/paste para uma página nova (não esquecer que precisa também da página da wikibase):

NOTA: Em caso de dúvida pedir à equipa, por email, para criar a base da página fornecendo os dados base necessários.

Exemplos de páginas de INSTITUIÇÕES

Veja-se como exemplo as seguintes entradas, com graus de preenchimento / informações diferentes:

Academia Militar de Goa
http://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Item:Q567