Guião de redação - Instituições: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
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==História==
==História==
! História geral da instituição. Este é o local para colocar toda a informação que justifica o que está na infobox e outra complementar, subdividida em períodos, se necessário.!
História geral da instituição. Este é o local para colocar toda a informação que justifica o que está na infobox e outra complementar, subdividida em períodos, se necessário.


'''Outras informações'''
'''Outras informações'''


! É o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores.!
É o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores.


==Professores==
==Professores==
! Apagar caso a instituição não seja de ensino.!
Apagar caso a instituição não seja de ensino.


==Curricula==
==Curricula==
! Apagar caso a instituição não seja de ensino. Nota: no caso de instituições que não sejam de ensino, a criação de novos campos tem que ser debatida previamente.!
Apagar caso a instituição não seja de ensino. Nota: no caso de instituições que não sejam de ensino, a criação de novos campos tem que ser debatida previamente.


==Notas==
==Notas==
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==Bibliografia==
==Bibliografia==
! Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Tenha sido ou não construída na construção da entrada. Atenção: Chicago bibliography. !  
Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Tenha sido ou não construída na construção da entrada. Atenção: Chicago bibliography.   


==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
! Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia. !  
Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia.   


==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
! Nome do autor da entrada !
Nome do autor da entrada


==Financiamento==
==Financiamento==
! Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017 (pré-preenchido)
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017 (pré-preenchido)


==DOI==
==DOI==
! A acrescentar posteriormente!
A acrescentar posteriormente


==Citar este artigo==
==Citar este artigo==
! É feito automaticamente !
É feito automaticamente


==INFOBOX (2)==
==INFOBOX (2)==
! A infobox é preenchida automaticamente a partir da página da wikibase. Veja mais à frente. !
A infobox é preenchida automaticamente a partir da página da wikibase. Veja mais à frente.


==CATEGORIAS (3)==
==CATEGORIAS (3)==
! As categorias são etiquetas. Servem para mais facilmente se agregar informação.
As categorias são etiquetas. Servem para mais facilmente se agregar informação.
A wiki apresenta as seguintes categorias principais, representando as suas várias vertentes: • Categoria: Instituições • Categoria: Tipo de ensino • Categoria: (designação do projecto em que foi desenvolvida)


A wiki apresenta as seguintes categorias principais, representando as suas várias vertentes:


<nowiki>[[Categoria: Instituições]]<nowiki>
Categoria: Instituições  


• Categoria: Tipo de ensino
• Categoria: (designação do projecto em que foi desenvolvida)
&lt;nowiki&gt;<\nowiki>
[[Categoria: Instituições]]
– Todas as instituições inseridas nesta base encontram-se nesta categoria. Esta categoria está dividida em três subcategorias que dizem respeito à cronologia e à geografia:
– Todas as instituições inseridas nesta base encontram-se nesta categoria. Esta categoria está dividida em três subcategorias que dizem respeito à cronologia e à geografia:
·      [[Categoria: Tipo de instituição – Nesta categoria, as instituições onde as pessoas trabalharam, estiveram integradas, como ordens religiosas, ordens militares, escolas… Estão organizadas por tipo: Ensino (militar,civil ou religioso), Administração (central ou local), Religiosa, Cultural, Militar, Profissional ou Outra.
·      [[Categoria: Tipo de instituição – Nesta categoria, as instituições onde as pessoas trabalharam, estiveram integradas, como ordens religiosas, ordens militares, escolas… Estão organizadas por tipo: Ensino (militar,civil ou religioso), Administração (central ou local), Religiosa, Cultural, Militar, Profissional ou Outra.

Revisão das 14h26min de 21 de dezembro de 2020

Esta página serve de guia à redação de uma página de Instituições

Organização das entradas de Instituições

Uma entrada da wiki eViterbo é composta por 2 partes distintas:

A - a página wiki propriamente dita composta por: corpo de texto (1), a infobox (2) e as categorias (3).

B - a página da wikibase (base de dados)

Veja-se como exemplo as seguintes entradas, com informações diferentes: Academia Militar de Goa e Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho O texto deve seguir as subsecções estipuladas e deve ter uma escrita informativa e sóbria.

Deve funcionar autonomamente da infobox/wikibase repetindo as informações que nela constam mas ao mesmo tempo completar com informação pormenorizada. Ou seja, é o local onde se deve explicar decisões de preenchimento de dados na wikibase.

Por exemplo: temos dados muito fortes que a instituição foi fundada cerca de 1525, mas na wikibase não se pode colocar “cerca de 1525”. Colocamos na wikibase 1525 e explicamos no texto porquê. Se, pelo contrário, os indícios são muito pouco e as certezas menos, então não colocamos nada na wikibase e explicamos no texto que uma fonte refere que foi fundada cerca de 1525, mas que temos muitas dúvidas sobre o assunto. Se tivermos datas concretas de professores, alunos, etc. não se torna necessário inferir a data de fundação uma vez que temos outros dados que vão situar a instituição no tempo e no espaço. Os dados inferidos devem ser reduzidos ao mínimo e só quando é absolutamente essencial.

CORPO de TEXTO

Tem diversas subsecções nas quais se devem organizar TODAS as entradas: História (e Outras informações), Professores, Curricula, Notas, Fontes, Bibliografia, Ligações Externas, Autor(es) do artigo, Financiamento.

Nas páginas da wiki, como neste modelo, todas estas informações estão sempre presentes a cinza em nota que surge com um ponto de exclamação à frente.

NOME DA ENTRADA: ! 3 nomes no máximo, sem contar “de”, “dos”, etc.!

PÁGINA DICIONÁRIO WIKI

1.CORPO DE TEXTO ! Trata-se de fazer escrever como se fosse uma entrada de um dicionário biográfico normal. Os dados colocados na infobox têm de ser repetidos e é aqui que colocamos as fontes, as dúvidas, as justificações dos dados, etc. As entradas que não actualizarem a informação, devem ser assumidas como um estado da arte. Não muito longas, e devem ser escritas de um modo informativo e simples.!

História

História geral da instituição. Este é o local para colocar toda a informação que justifica o que está na infobox e outra complementar, subdividida em períodos, se necessário.

Outras informações

É o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores.

Professores

Apagar caso a instituição não seja de ensino.

Curricula

Apagar caso a instituição não seja de ensino. Nota: no caso de instituições que não sejam de ensino, a criação de novos campos tem que ser debatida previamente.

Notas

As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography.

Fontes

Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography

Bibliografia

Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Tenha sido ou não construída na construção da entrada. Atenção: Chicago bibliography.

Ligações Externas

Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia.

Autor(es) do artigo

Nome do autor da entrada

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017 (pré-preenchido)

DOI

A acrescentar posteriormente

Citar este artigo

É feito automaticamente

INFOBOX (2)

A infobox é preenchida automaticamente a partir da página da wikibase. Veja mais à frente.

CATEGORIAS (3)

As categorias são etiquetas. Servem para mais facilmente se agregar informação.

A wiki apresenta as seguintes categorias principais, representando as suas várias vertentes:

• Categoria: Instituições

• Categoria: Tipo de ensino

• Categoria: (designação do projecto em que foi desenvolvida)


<nowiki><\nowiki> – Todas as instituições inseridas nesta base encontram-se nesta categoria. Esta categoria está dividida em três subcategorias que dizem respeito à cronologia e à geografia: · [[Categoria: Tipo de instituição – Nesta categoria, as instituições onde as pessoas trabalharam, estiveram integradas, como ordens religiosas, ordens militares, escolas… Estão organizadas por tipo: Ensino (militar,civil ou religioso), Administração (central ou local), Religiosa, Cultural, Militar, Profissional ou Outra. · <nowiki> <nowiki> – diz respeito ao século de actividade da instituição (e pode ter estado activa em mais do que um século). · <nowiki> <nowiki> – diz respeito ao país; dentro de cada país encontra-se as várias terras, divididas por unidades administrativas: distritos e ilhas para Portugal; Estados para o Brasil. São para ter em conta os nomes e divisões administrativas actuais, não os antigos. Para Marrocos e Índia optou-se por manter os seus nomes antigos (ex. Alcácer-Ceguer, Mazagão…) e acrescentar as denominações actuais. Ceilão encontra-se na categoria Sri Lanka; São Jorge da Mina encontra-se na categoria Gana e da subcategoria Elmina.

NOTA: As categorias devem ser ordenadas do mais geral para o mais específico. Seguindo a seguinte regra: Instituições | Tipo de instituição ... | Activos Século .... | Geográfico (do mais geral para o mais específico) | Projecto ( TechNetEMPIRE, DRESS, etc.) !

WIKIBASE

! veja-se exemplos no guia de redação na wiki. Os dados colocados aqui devem ser repetidos e justificados na parte do texto!

Nome: (nome da ficha)

Tipo de Instituição: Como preencher o campo "Tipo de Instituição"? Para o preenchimento do tipo de instituição deve ser escolhido um ou mais tipos da seguinte lista:

Ensino militar - Q civil - Q religioso -Q Administração central - Q local - Q Religiosa - Q Cultural - Q Militar - Q Profissional - Q Outra - Q

Como preencher os campos "Data"? No preenchimento dos campos "data fundação", "data extinção", "paralisação início" e "paralisação fim", preencher com os dados conhecidos </nowiki>. Como preencher os campos "Localização"? No preenchimento da "Localização" deve ser escolhido o nome da Cidade, Distrito, Região (ou semelhante) ou País que já esteja georreferenciado e que tenha o link activo.

Para evitar a introdução de erros as coordenadas geográficas da localização vão ser inseridas centralmente. Por esse motivo, se a Localização ainda não estiver criada, por favor contactar o Miguel através do email do projecto, fornecendo a lista das localizações pretendidas.

IMPORTANTE: Havendo várias localizações ao longo da história de uma instituição, todas deverão estar indicadas. Os dados para a criação das coordenadas deverão ser tão específicos quanto possível, preferencialmente, à escala do edifício ou edifícios onde a instituição tenha funcionado (desaparecidos ou não). Ver, por ex., as localizações na página do Real Colégio Militar e na wikibase Q516


Data de fundação:

Data de extinção:

Localização ! pode ir até 8 locais. escolher os mais importantes, colocar só quando se tem a certeza absoluta.!

Local: ! deve ser preenchido escolhendo um local previamente criado.!

Data de Início:

Data de Fim:

Antecessora: ! deve ser preenchido escolhendo uma instituição previamente criada.!

Sucessora: ! deve ser preenchido escolhendo uma instituição previamente criada.!