João Carlos Ribeiro: diferenças entre revisões
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===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ||
João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Filho de Joaquim José Ribeiro, é natural de Sagres, concelho de Vila do Bispo. <ref | João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Filho de Joaquim José Ribeiro, é natural de Sagres, concelho de Vila do Bispo. <ref>'Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas de Angola' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932. </ref> | ||
Foi estudante no Colégio Militar, onde foi premiado e chegou a ser professor. Terminou o curso da arma de infantaria em 1861, assentando logo praça a 5 de Agosto no Batalhão de Caçadores n.º 5. Frequentou os cursos de Infantaria e Cavalaria na Escola do Exército, que concluiu em 1865. <ref>Arquivo Histórico Militar, “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar”. 1790-1940.</ref> | |||
Faleceu em Luanda no dia 3 de Março de 1882. <ref>João Romano torres (ed.), "Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico", vol. VI. 1904-1915, pp. 262-263. https://www.arqnet.pt/dicionario/ribeirojcar.html </ref> | |||
Faleceu em Luanda | |||
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ||
Em Dezembro de 1869, começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]]. | Em Dezembro de 1869, começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]]. | ||
Em Agosto de 1876, foi promovido capitão e requisitado pelo Ministério da Guerra. Permaneceu em Moçambique durante dois anos. Após esse período, pediu a exoneração, para evitar que fosse suspenso. | |||
Este facto justifica-se pelo grave comportamento do condutor. Segundo o governador geral, "O major Ribeiro entregava-se aos jogos proibidos, arrastando os mesmos vícios alguns empregados das obras públicas; abandonava as obras, cuja fiscalização lhe estava incumbida; promovia constantes questões com outros funcionários e com alguns habitantes." | |||
O diretor das [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]], [[Joaquim José Machado]], informa que perdeu a confiança neste agente. O condutor não cumpria as suas ordens, era desleixado e pouco assíduo, permitindo que se cometessem erros dispendiosos de reparar, o que causou um manifesto prejuízo para a execução das obras. Os seus comportamentos irregulares começam quando se dedica aos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques à fronteira do Tranwaal. Por isso, estava decidido em ordenar a sua demissão. transferido, portanto para lisboa, por ser um mau elemento. | |||
deve imenso dinheiro à fazenda. No fundo, ninguém o aceita no serviço pela sua péssima reputação. | |||
Tornou-se Major em 1878. | |||
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Falava francês. | Falava francês. Casado. | ||
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==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui--> | ==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui--> | ||
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Revisão das 15h27min de 26 de dezembro de 2021
João Carlos Ribeiro | |
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Nome completo | João Carlos Ribeiro |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | Joaquim José Ribeiro |
Mãe | Maria Libânia da Silva Ribeiro |
Cônjuge | Emília Adelaide Heitor da Silva Ribeiro |
Filho(s) | Fernando Augusto Heitor Ribeiro, João Carlos Ribeiro (filho), Alda Ribeiro, Amélia Ribeiro |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 22 janeiro 1843 Faro, Portugal |
Morte | 3 março 1882 Luanda, Luanda, Angola |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Residência | |
Residência | Moçambique |
Data | Início: dezembro de 1869 Fim: maio de 1879 |
Residência | Guiné-Bissau |
Data | Início: maio de 1879 Fim: abril de 1880 |
Residência | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: abril de 1880 Fim: agosto de 1880 |
Formação | |
Data | Fim: 1861 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1861 Fim: 1865 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1861 Fim: 1865 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Postos | |
Posto | Alferes |
Data | Início: 1865 Fim: 1872 |
Arma | Infantaria |
Posto | Tenente |
Data | Início: abril de 1872 Fim: agosto de 1876 |
Arma | Infantaria |
Posto | Capitão |
Data | Início: agosto de 1876 Fim: julho de 1878 |
Arma | Infantaria |
Cargos | |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: dezembro de 1869 Fim: maio de 1879 |
Cargo | Director |
Data | Início: maio de 1879 Fim: setembro de 1880 |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: setembro de 1880 Fim: dezembro de 1880 |
Cargo | Director |
Data | Início: dezembro de 1880 Fim: março de 1881 |
Actividade | |
Actividade | Missão |
Data | Início: setembro de 1881 |
Biografia
Dados biográficos
João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Filho de Joaquim José Ribeiro, é natural de Sagres, concelho de Vila do Bispo. [1] Foi estudante no Colégio Militar, onde foi premiado e chegou a ser professor. Terminou o curso da arma de infantaria em 1861, assentando logo praça a 5 de Agosto no Batalhão de Caçadores n.º 5. Frequentou os cursos de Infantaria e Cavalaria na Escola do Exército, que concluiu em 1865. [2]
Faleceu em Luanda no dia 3 de Março de 1882. [3]
Carreira
Em Dezembro de 1869, começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas Obras Públicas de Moçambique.
Em Agosto de 1876, foi promovido capitão e requisitado pelo Ministério da Guerra. Permaneceu em Moçambique durante dois anos. Após esse período, pediu a exoneração, para evitar que fosse suspenso.
Este facto justifica-se pelo grave comportamento do condutor. Segundo o governador geral, "O major Ribeiro entregava-se aos jogos proibidos, arrastando os mesmos vícios alguns empregados das obras públicas; abandonava as obras, cuja fiscalização lhe estava incumbida; promovia constantes questões com outros funcionários e com alguns habitantes."
O diretor das Obras Públicas de Moçambique, Joaquim José Machado, informa que perdeu a confiança neste agente. O condutor não cumpria as suas ordens, era desleixado e pouco assíduo, permitindo que se cometessem erros dispendiosos de reparar, o que causou um manifesto prejuízo para a execução das obras. Os seus comportamentos irregulares começam quando se dedica aos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques à fronteira do Tranwaal. Por isso, estava decidido em ordenar a sua demissão. transferido, portanto para lisboa, por ser um mau elemento.
deve imenso dinheiro à fazenda. No fundo, ninguém o aceita no serviço pela sua péssima reputação.
Tornou-se Major em 1878.
Outras informações
Falava francês. Casado.
Após a sua morte, em 1882, o quadro das Obras Públicas de Angola sofreu profundas alterações. Seraphim Duarte Soares Coelho, condutor de 1ª classe e Henrique Augusto Dias de Carvalho, condutor de 2ª classe, regressam a Lisboa, terminado o sue tempo de serviço em Angola. Substituem-lhes José Fortunato Calais, condutor de 1ª classe e João Maria Barreiros Arrobas, condutor de 2ª classe e major do exército da África Ocidental. [4]
Obras
Notas
- ↑ 'Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas de Angola' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.
- ↑ Arquivo Histórico Militar, “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar”. 1790-1940.
- ↑ João Romano torres (ed.), "Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico", vol. VI. 1904-1915, pp. 262-263. https://www.arqnet.pt/dicionario/ribeirojcar.html
- ↑ 'Carta sobre a morte de João Carlos Ribeiro, 1882' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.
Fontes
Bibliografia
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- João Carlos Ribeiro (última modificação: 26/12/2021). eViterbo. Visitado em 19 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_Ribeiro