João Carlos Ribeiro: diferenças entre revisões
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===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ||
João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Filho de Joaquim José Ribeiro, é natural de Sagres, concelho de Vila do Bispo. <ref>'Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas de Angola' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932 | João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Filho de Joaquim José Ribeiro, é natural de Sagres, concelho de Vila do Bispo. <ref name=":0">'Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas de Angola' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932. </ref> | ||
Faleceu em Luanda no dia 3 de Março de 1882. <ref>João Romano torres (ed.), "Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico", vol. VI. 1904-1915, pp. 262-263. https://www.arqnet.pt/dicionario/ribeirojcar.html </ref> | Foi estudante no Colégio Militar, onde foi premiado e chegou a ser professor. Terminou o curso da arma de infantaria em 1861, assentando logo praça a 5 de Agosto no Batalhão de Caçadores n.º 5. Frequentou os cursos de Infantaria e Cavalaria na [[Escola do Exército]], que concluiu em 1865. <ref>Arquivo Histórico Militar, “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar”. 1790-1940.</ref> | ||
Faleceu em Luanda no dia 3 de Março de 1882. <ref name=":1">João Romano torres (ed.), "Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico", vol. VI. 1904-1915, pp. 262-263. https://www.arqnet.pt/dicionario/ribeirojcar.html </ref> | |||
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ||
Em Dezembro de 1869, começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]]. | Em Dezembro de 1869, começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]]. Em Abril de 1872, foi promovido tenente. <ref name=":1" /> | ||
Em Agosto de 1876, foi promovido capitão e requisitado pelo Ministério da Guerra. Permaneceu em Moçambique durante dois anos. Foi promovido Major em Julho de 1878. Após esse período, pediu a exoneração para evitar que fosse suspenso. <ref>'Pedido de exoneração de João Carlos Ribeiro, 1879' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932. </ref> | |||
Esta situação justifica-se pelo grave comportamento do condutor, desde que se dedicou aos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. Segundo o governador geral, "O Major Ribeiro entregava-se aos jogos proibidos, arrastando os mesmos vícios alguns empregados das obras públicas; abandonava as obras, cuja fiscalização lhe estava incumbida; promovia constantes questões com outros funcionários e com alguns habitantes." Ademais, devia avultadas quantias de dinheiro à Fazenda. <ref>'Depoimentos sobre João Carlos Ribeiro de 1879, Obras Públicas de Moçambique' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932. </ref> | |||
O diretor das [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]], [[Joaquim José Machado]], informa que perdeu a confiança neste agente. O condutor não cumpria as suas ordens, era desleixado e pouco assíduo, permitindo que se cometessem erros dispendiosos de reparar, o que causou um manifesto prejuízo para a execução das obras. Por isso, estava decidido em ordenar a sua demissão. <ref>Joaquim José Machado, 'Desempenho de João Carlos Ribeiro nas Obras Públicas de Moçambique' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932. </ref> | |||
Aceite o seu pedido de exoneração, apresentou-se no Ministério da Marinha em Maio de 1879. Foi transferido para Bolama, nas [[Direcção das Obras Públicas da Guiné|Obras Públicas da Guiné]], onde trabalhou durante 7 meses enquanto diretor interino. As febres endémicas da região levaram o agente requerer a sua transferência para outro local do Ultramar. Porém, o seu comportamento pouco exemplar, que se manteve na Guiné, obstaculizou o processo. <ref>'Desempenho de João Carlos Ribeiro nas Obras Públicas da Guiné' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932. </ref> | |||
Em Julho de 1879, o governador da Guiné deu um mau parecer sobre João Carlos Ribeiro. Sugeriu que fosse diminuído o seu vencimento no próximo cargo que desempenhasse. O governador de Cabo Verde, que havia oferecido o cargo de subdiretor, recuou na sua proposta quando se informou da situação. | |||
Regressou à Europa em Abril de 1880 com licença da Junta de Saúde Naval, que foi estendida até Agosto. Chegou a Luanda em Setembro de 1880. Foi enviado para a comissão de Mossamedes, por ser a localidade de clima mais ameno, onde trabalhou como chefe daquela circunscrição de obras. De Dezembro de 1880 até Março de 1881, desempenhou o cargo de diretor interino das [[Direcção das Obras Públicas de Angola|Obras Públicas de Angola]], em consequência de haver regressado ao reino o diretor efetivo. | |||
Em Setembro de 1881, partiu para protagonizar a sua célebre comissão no Congo. O governo encarregou-o de comandar a "missão civilizadora" em São Salvador do Congo. Na Revista Ocidente, de 1883, vêm minuciosamente descritos todos os casos que se deram durante a permanência do Major no Congo. | |||
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Falava francês. | Falava francês. Era casado em 1880. <ref name=":0" /> | ||
Após a sua morte, em 1882, o quadro das Obras Públicas de Angola sofreu profundas alterações. Seraphim Duarte Soares Coelho, condutor de 1ª classe e [[Henrique Dias de Carvalho|Henrique Augusto Dias de Carvalho]], condutor de 2ª classe, regressam a Lisboa, terminado o sue tempo de serviço em Angola. Substituem-lhes [[José Fortunato de Castro|José Fortunato Calais]], condutor de 1ª classe e [[João Maria Barreiros Arrobas]], condutor de 2ª classe e major do exército da África Ocidental. <ref>'Carta sobre a morte de João Carlos Ribeiro, 1882' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.</ref> | Após a sua morte, em 1882, o quadro das Obras Públicas de Angola sofreu profundas alterações. Seraphim Duarte Soares Coelho, condutor de 1ª classe e [[Henrique Dias de Carvalho|Henrique Augusto Dias de Carvalho]], condutor de 2ª classe, regressam a Lisboa, terminado o sue tempo de serviço em Angola. Substituem-lhes [[José Fortunato de Castro|José Fortunato Calais]], condutor de 1ª classe e [[João Maria Barreiros Arrobas]], condutor de 2ª classe e major do exército da África Ocidental. <ref>'Carta sobre a morte de João Carlos Ribeiro, 1882' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.</ref> | ||
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==Autor(es) do artigo== | ==Autor(es) do artigo== | ||
Mariana Nicolau | |||
==Financiamento== | ==Financiamento== |
Revisão das 18h03min de 26 de dezembro de 2021
João Carlos Ribeiro | |
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Nome completo | João Carlos Ribeiro |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | Joaquim José Ribeiro |
Mãe | Maria Libânia da Silva Ribeiro |
Cônjuge | Emília Adelaide Heitor da Silva Ribeiro |
Filho(s) | Fernando Augusto Heitor Ribeiro, João Carlos Ribeiro (filho), Alda Ribeiro, Amélia Ribeiro |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 22 janeiro 1843 Faro, Portugal |
Morte | 3 março 1882 Luanda, Luanda, Angola |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Residência | |
Residência | Moçambique |
Data | Início: dezembro de 1869 Fim: maio de 1879 |
Residência | Guiné-Bissau |
Data | Início: maio de 1879 Fim: abril de 1880 |
Residência | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: abril de 1880 Fim: agosto de 1880 |
Formação | |
Data | Fim: 1861 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1861 Fim: 1865 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1861 Fim: 1865 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Postos | |
Posto | Alferes |
Data | Início: 1865 Fim: 1872 |
Arma | Infantaria |
Posto | Tenente |
Data | Início: abril de 1872 Fim: agosto de 1876 |
Arma | Infantaria |
Posto | Capitão |
Data | Início: agosto de 1876 Fim: julho de 1878 |
Arma | Infantaria |
Cargos | |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: dezembro de 1869 Fim: maio de 1879 |
Cargo | Director |
Data | Início: maio de 1879 Fim: setembro de 1880 |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: setembro de 1880 Fim: dezembro de 1880 |
Cargo | Director |
Data | Início: dezembro de 1880 Fim: março de 1881 |
Actividade | |
Actividade | Missão |
Data | Início: setembro de 1881 |
Biografia
Dados biográficos
João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Filho de Joaquim José Ribeiro, é natural de Sagres, concelho de Vila do Bispo. [1]
Foi estudante no Colégio Militar, onde foi premiado e chegou a ser professor. Terminou o curso da arma de infantaria em 1861, assentando logo praça a 5 de Agosto no Batalhão de Caçadores n.º 5. Frequentou os cursos de Infantaria e Cavalaria na Escola do Exército, que concluiu em 1865. [2]
Faleceu em Luanda no dia 3 de Março de 1882. [3]
Carreira
Em Dezembro de 1869, começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas Obras Públicas de Moçambique. Em Abril de 1872, foi promovido tenente. [3]
Em Agosto de 1876, foi promovido capitão e requisitado pelo Ministério da Guerra. Permaneceu em Moçambique durante dois anos. Foi promovido Major em Julho de 1878. Após esse período, pediu a exoneração para evitar que fosse suspenso. [4]
Esta situação justifica-se pelo grave comportamento do condutor, desde que se dedicou aos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. Segundo o governador geral, "O Major Ribeiro entregava-se aos jogos proibidos, arrastando os mesmos vícios alguns empregados das obras públicas; abandonava as obras, cuja fiscalização lhe estava incumbida; promovia constantes questões com outros funcionários e com alguns habitantes." Ademais, devia avultadas quantias de dinheiro à Fazenda. [5]
O diretor das Obras Públicas de Moçambique, Joaquim José Machado, informa que perdeu a confiança neste agente. O condutor não cumpria as suas ordens, era desleixado e pouco assíduo, permitindo que se cometessem erros dispendiosos de reparar, o que causou um manifesto prejuízo para a execução das obras. Por isso, estava decidido em ordenar a sua demissão. [6]
Aceite o seu pedido de exoneração, apresentou-se no Ministério da Marinha em Maio de 1879. Foi transferido para Bolama, nas Obras Públicas da Guiné, onde trabalhou durante 7 meses enquanto diretor interino. As febres endémicas da região levaram o agente requerer a sua transferência para outro local do Ultramar. Porém, o seu comportamento pouco exemplar, que se manteve na Guiné, obstaculizou o processo. [7]
Em Julho de 1879, o governador da Guiné deu um mau parecer sobre João Carlos Ribeiro. Sugeriu que fosse diminuído o seu vencimento no próximo cargo que desempenhasse. O governador de Cabo Verde, que havia oferecido o cargo de subdiretor, recuou na sua proposta quando se informou da situação.
Regressou à Europa em Abril de 1880 com licença da Junta de Saúde Naval, que foi estendida até Agosto. Chegou a Luanda em Setembro de 1880. Foi enviado para a comissão de Mossamedes, por ser a localidade de clima mais ameno, onde trabalhou como chefe daquela circunscrição de obras. De Dezembro de 1880 até Março de 1881, desempenhou o cargo de diretor interino das Obras Públicas de Angola, em consequência de haver regressado ao reino o diretor efetivo.
Em Setembro de 1881, partiu para protagonizar a sua célebre comissão no Congo. O governo encarregou-o de comandar a "missão civilizadora" em São Salvador do Congo. Na Revista Ocidente, de 1883, vêm minuciosamente descritos todos os casos que se deram durante a permanência do Major no Congo.
Outras informações
Falava francês. Era casado em 1880. [1]
Após a sua morte, em 1882, o quadro das Obras Públicas de Angola sofreu profundas alterações. Seraphim Duarte Soares Coelho, condutor de 1ª classe e Henrique Augusto Dias de Carvalho, condutor de 2ª classe, regressam a Lisboa, terminado o sue tempo de serviço em Angola. Substituem-lhes José Fortunato Calais, condutor de 1ª classe e João Maria Barreiros Arrobas, condutor de 2ª classe e major do exército da África Ocidental. [8]
Obras
Notas
- ↑ 1,0 1,1 'Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas de Angola' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.
- ↑ Arquivo Histórico Militar, “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar”. 1790-1940.
- ↑ 3,0 3,1 João Romano torres (ed.), "Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico", vol. VI. 1904-1915, pp. 262-263. https://www.arqnet.pt/dicionario/ribeirojcar.html
- ↑ 'Pedido de exoneração de João Carlos Ribeiro, 1879' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.
- ↑ 'Depoimentos sobre João Carlos Ribeiro de 1879, Obras Públicas de Moçambique' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.
- ↑ Joaquim José Machado, 'Desempenho de João Carlos Ribeiro nas Obras Públicas de Moçambique' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.
- ↑ 'Desempenho de João Carlos Ribeiro nas Obras Públicas da Guiné' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.
- ↑ 'Carta sobre a morte de João Carlos Ribeiro, 1882' in "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: G-J. Caixa 1". Arquivo Histórico Ultramarino, Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar-Direção-Geral do Ultramar (SEMU-DGU), Angola, 1876-1932.
Fontes
Bibliografia
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
Mariana Nicolau
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- João Carlos Ribeiro (última modificação: 26/12/2021). eViterbo. Visitado em 19 de maio de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_Ribeiro