João Bartolomeu Havelle

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Biografia

Dados biográficos

João Bartolomeu Havelle era de origem suíça[1].

Carreira

Era capitão engenheiro e, em 4 de julho de 1750, passou a receber o soldo dobrado[2].

Pelo decreto de 30 de dezembro de 1750 foi nomeado com Miguel Ângelo Blasco, Johann Andreas Schwebel, Gaspar de Cronsfeld, Carlos Inácio Reverend, Henrique António Galluzzi, José Maria Cavagna, Adam Wentzel Hestcko, Manuel Fritz Gotz, Inácio Hatton e Paulo Rörich para fazer cartas geográficas das demarcações dos estados portugueses na América[3].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 107-113.
  2. Decretos remetidos ao Conselho de Guerra: maço 109, número 29 (apud Viterbo II 1904, 1)
  3. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 1.

Fontes

Bibliografia

Moreira, Cecília. "Colônia do Sacramento: Permanência Urbana na Demarcação de Novas Fronteiras Latino-Americanas." Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo