João Carlos Ribeiro: diferenças entre revisões
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===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ||
João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Era filho de Joaquim José Ribeiro, natural da freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino, | João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Era filho de Joaquim José Ribeiro, natural da freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas de Angola”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1. </ref>. Casou com Dona Emília Adelaide Heitor de quem teve os seguintes filhos: Fernando, João, Alda e Amélia<ref name=":2">"Pelo juizo da 1ª vara da comarca de Lisboa (...)", ''Diário do Governo'' nº 57, de 13 de Março de 1883, 603.</ref>. | ||
Foi estudante no [[Real Colégio Militar|Colégio Militar]] onde foi premiado e chegou a ser professor. Terminou o curso da arma de Infantaria em 1861 e assentou praça a 5 de Agosto do mesmo ano no Batalhão de Caçadores nº 5. Frequentou os cursos de Infantaria e Cavalaria na [[Escola do Exército]], que concluiu em 1865<ref>Arquivo Histórico Militar, “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar, 1790-1940".</ref>. | Foi estudante no [[Real Colégio Militar|Colégio Militar]] onde foi premiado e chegou a ser professor. Terminou o curso da arma de Infantaria em 1861 e assentou praça a 5 de Agosto do mesmo ano no Batalhão de Caçadores nº 5. Frequentou os cursos de Infantaria e Cavalaria na [[Escola do Exército]], que concluiu em 1865<ref>Arquivo Histórico Militar, “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar, 1790-1940".</ref>. | ||
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Faleceu em Luanda no dia 3 de Março de 1882<ref name=":1">João Romano torres (ed.), ''Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,'' vol. VI. (s.l., 1904-1915), 262-263. </ref>. | Faleceu em Luanda no dia 3 de Março de 1882<ref name=":1">João Romano torres (ed.), ''Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,'' vol. VI. (s.l., 1904-1915), 262-263. </ref><ref name=":2" />. | ||
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ||
João Carlos Ribeiro começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]] em Dezembro de 1869. Em Abril de 1872 foi promovido tenente<ref name=":1" />, em Agosto de 1876 foi promovido capitão e requisitado pelo Ministério da Guerra. Permaneceu em Moçambique durante dois anos. Foi promovido Major em Julho de 1878. Após esse período pediu a exoneração para evitar que fosse suspenso<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos individuais, Caixa 768_1_G_J, "Pedido de exoneração de João Carlos Ribeiro, 1879". </ref>. Essa situação resultou do seu grave comportamento a partir do momento que começou a dedicar-se aos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. Segundo o governador geral, "''O Major Ribeiro entregava-se aos jogos proibidos, arrastando os mesmos vícios a alguns empregados das obras públicas; abandonava as obras, cuja fiscalização lhe estava incumbida; promovia constantes questões com outros funcionários e com alguns habitantes.''" Ademais, devia avultadas quantias de dinheiro à Fazenda<ref>Arquivo Histórico Ultramarino | João Carlos Ribeiro começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]] em Dezembro de 1869. Em Abril de 1872 foi promovido tenente<ref name=":1" />, em Agosto de 1876 foi promovido capitão e requisitado pelo Ministério da Guerra. Permaneceu em Moçambique durante dois anos. Foi promovido Major em Julho de 1878. Após esse período pediu a exoneração para evitar que fosse suspenso<ref>Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos individuais, Caixa 768_1_G_J, "Pedido de exoneração de João Carlos Ribeiro, 1879". </ref>. Essa situação resultou do seu grave comportamento a partir do momento que começou a dedicar-se aos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. Segundo o governador geral, "''O Major Ribeiro entregava-se aos jogos proibidos, arrastando os mesmos vícios a alguns empregados das obras públicas; abandonava as obras, cuja fiscalização lhe estava incumbida; promovia constantes questões com outros funcionários e com alguns habitantes.''" Ademais, devia avultadas quantias de dinheiro à Fazenda<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Depoimentos sobre João Carlos Ribeiro de 1879, Obras Públicas de Moçambique”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1. </ref>. O diretor das [[Direcção das Obras Públicas de Moçambique|Obras Públicas de Moçambique]], [[Joaquim José Machado]], redigiu uma informação referindo que tinha perdido a confiança nesse agente, alegando que o condutor não cumpria as suas ordens, era desleixado e pouco assíduo, permitindo que se cometessem erros dispendiosos de reparar, o que tinha causado um manifesto prejuízo para a execução das obras. Por isso, estava decidido a ordenar a sua demissão<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Desempenho de João Carlos Ribeiro nas Obras Públicas de Moçambique”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1. </ref>. | ||
Aceite o seu pedido de exoneração, apresentou-se no Ministério da Marinha em Maio de 1879. Foi transferido para Bolama, para as [[Direcção das Obras Públicas da Guiné|Obras Públicas da Guiné]], onde trabalhou durante 7 meses enquanto diretor interino. As febres endémicas da região levaram-no a requerer transferência para outro local do Ultramar. Porém, o seu comportamento pouco exemplar, que se manteve na Guiné, obstaculizou o processo<ref>Arquivo Histórico Ultramarino | Aceite o seu pedido de exoneração, apresentou-se no Ministério da Marinha em Maio de 1879. Foi transferido para Bolama, para as [[Direcção das Obras Públicas da Guiné|Obras Públicas da Guiné]], onde trabalhou durante 7 meses enquanto diretor interino. As febres endémicas da região levaram-no a requerer transferência para outro local do Ultramar. Porém, o seu comportamento pouco exemplar, que se manteve na Guiné, obstaculizou o processo<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Desempenho de João Carlos Ribeiro nas Obras Públicas da Guiné”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1. </ref>. | ||
Em Julho de 1879, o governador da Guiné deu um mau parecer sobre João Carlos Ribeiro. Sugeriu, por exemplo, que fosse diminuído o seu vencimento no próximo cargo que desempenhasse. O governador de Cabo Verde, que lhe havia oferecido o cargo de subdiretor, recuou na sua proposta quando foi informado da situação<ref>Arquivo Histórico Ultramarino | Em Julho de 1879, o governador da Guiné deu um mau parecer sobre João Carlos Ribeiro. Sugeriu, por exemplo, que fosse diminuído o seu vencimento no próximo cargo que desempenhasse. O governador de Cabo Verde, que lhe havia oferecido o cargo de subdiretor, recuou na sua proposta quando foi informado da situação<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas da Guiné”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1. </ref>. | ||
Regressou à Europa em Abril de 1880 com licença da Junta de Saúde Naval, que foi estendida até Agosto. Chegou a Luanda em Setembro de 1880. Foi enviado para a comissão de Moçâmedes, por ser a localidade de clima mais ameno do Ultramar, onde trabalhou como chefe daquela circunscrição de obras. De Dezembro de 1880 até Março de 1881, desempenhou o cargo de diretor interino das [[Direcção das Obras Públicas de Angola|Obras Públicas de Angola]], em consequência de haver regressado ao reino o diretor efetivo<ref name=":1" />. | Regressou à Europa em Abril de 1880 com licença da Junta de Saúde Naval, que foi estendida até Agosto. Chegou a Luanda em Setembro de 1880. Foi enviado para a comissão de Moçâmedes, por ser a localidade de clima mais ameno do Ultramar, onde trabalhou como chefe daquela circunscrição de obras. De Dezembro de 1880 até Março de 1881, desempenhou o cargo de diretor interino das [[Direcção das Obras Públicas de Angola|Obras Públicas de Angola]], em consequência de haver regressado ao reino o diretor efetivo<ref name=":1" />. | ||
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Após a sua morte, em 1882, o quadro das Obras Públicas de Angola sofreu profundas alterações. [[Serafim Soares Coelho]] também conhecido por Serafim Duarte Soares Coelho, condutor de 1ª classe, e [[Henrique Dias de Carvalho|Henrique Augusto Dias de Carvalho]], condutor de 2ª classe, regressaram a Lisboa, terminado o seu tempo de serviço em Angola. Substituíram-lhes [[José Fortunato de Castro|José Fortunato Calais]], condutor de 1ª classe, e [[João Maria Barreiros Arrobas]], condutor de 2ª classe e major do exército da África Ocidental<ref>Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Carta sobre a morte de João Carlos Ribeiro, 1882”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1.</ref>. | |||
Após a sua morte, em 1882, o quadro das Obras Públicas de Angola sofreu profundas alterações. [[Serafim Soares Coelho]] também conhecido por Serafim Duarte Soares Coelho, condutor de 1ª classe, e [[Henrique Dias de Carvalho|Henrique Augusto Dias de Carvalho]], condutor de 2ª classe, regressaram a Lisboa, terminado o seu tempo de serviço em Angola. Substituíram-lhes [[José Fortunato de Castro|José Fortunato Calais]], condutor de 1ª classe, e [[João Maria Barreiros Arrobas]], condutor de 2ª classe e major do exército da África Ocidental<ref>Arquivo Histórico Ultramarino | |||
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui--> | ==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui--> | ||
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==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ||
Arquivo Histórico Militar, AHM/100/SIL, 1790-1940. “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar”, n.d. | |||
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos individuais, Caixa 768/1. | |||
''Diário do Governo'' nº 57, de 13 de Março de 1883. | |||
==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ||
''O Ocidente: Revista Illustrada de Portugal e do Estrangeiro'', nº159. Lisboa: s.ed. , 21 de Maio de 1883. | ''O Ocidente: Revista Illustrada de Portugal e do Estrangeiro'', nº159. Lisboa: [s.ed.] , 21 de Maio de 1883. | ||
João Romano torres (ed.), ''Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico'', vol. VI. 1904-1915, 262-263. | João Romano torres (ed.), ''Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico'', vol. VI. 1904-1915, 262-263. | ||
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Mariana Nicolau | Mariana Nicolau | ||
https://orcid.org/0000-0002-1454-1794 | https://orcid.org/0000-0002-1454-1794 | ||
Sandra Osório da Silva | |||
==Financiamento== | ==Financiamento== |
Revisão das 21h59min de 14 de dezembro de 2022
João Carlos Ribeiro | |
---|---|
Nome completo | João Carlos Ribeiro |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | Joaquim José Ribeiro |
Mãe | Maria Libânia da Silva Ribeiro |
Cônjuge | Emília Adelaide Heitor da Silva Ribeiro |
Filho(s) | Fernando Augusto Heitor Ribeiro, João Carlos Ribeiro (filho), Alda Ribeiro, Amélia Ribeiro |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 22 janeiro 1843 Faro, Portugal |
Morte | 3 março 1882 Luanda, Luanda, Angola |
Sexo | Masculino |
Religião | Cristã |
Residência | |
Residência | Moçambique |
Data | Início: dezembro de 1869 Fim: maio de 1879 |
Residência | Guiné-Bissau |
Data | Início: maio de 1879 Fim: abril de 1880 |
Residência | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: abril de 1880 Fim: agosto de 1880 |
Formação | |
Data | Fim: 1861 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1861 Fim: 1865 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1861 Fim: 1865 |
Local de Formação | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Postos | |
Posto | Alferes |
Data | Início: 1865 Fim: 1872 |
Arma | Infantaria |
Posto | Tenente |
Data | Início: abril de 1872 Fim: agosto de 1876 |
Arma | Infantaria |
Posto | Capitão |
Data | Início: agosto de 1876 Fim: julho de 1878 |
Arma | Infantaria |
Cargos | |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: dezembro de 1869 Fim: maio de 1879 |
Cargo | Director |
Data | Início: maio de 1879 Fim: setembro de 1880 |
Cargo | Chefe de secção |
Data | Início: setembro de 1880 Fim: dezembro de 1880 |
Cargo | Director |
Data | Início: dezembro de 1880 Fim: março de 1881 |
Actividade | |
Actividade | Missão |
Data | Início: setembro de 1881 |
Biografia
Dados biográficos
João Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1843. Era filho de Joaquim José Ribeiro, natural da freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo[1]. Casou com Dona Emília Adelaide Heitor de quem teve os seguintes filhos: Fernando, João, Alda e Amélia[2].
Foi estudante no Colégio Militar onde foi premiado e chegou a ser professor. Terminou o curso da arma de Infantaria em 1861 e assentou praça a 5 de Agosto do mesmo ano no Batalhão de Caçadores nº 5. Frequentou os cursos de Infantaria e Cavalaria na Escola do Exército, que concluiu em 1865[3].
Falava francês[1].
Em 1880, era casado[1].
Faleceu em Luanda no dia 3 de Março de 1882[4][2].
Carreira
João Carlos Ribeiro começou a desempenhar o cargo de condutor de 1ª classe nas Obras Públicas de Moçambique em Dezembro de 1869. Em Abril de 1872 foi promovido tenente[4], em Agosto de 1876 foi promovido capitão e requisitado pelo Ministério da Guerra. Permaneceu em Moçambique durante dois anos. Foi promovido Major em Julho de 1878. Após esse período pediu a exoneração para evitar que fosse suspenso[5]. Essa situação resultou do seu grave comportamento a partir do momento que começou a dedicar-se aos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. Segundo o governador geral, "O Major Ribeiro entregava-se aos jogos proibidos, arrastando os mesmos vícios a alguns empregados das obras públicas; abandonava as obras, cuja fiscalização lhe estava incumbida; promovia constantes questões com outros funcionários e com alguns habitantes." Ademais, devia avultadas quantias de dinheiro à Fazenda[6]. O diretor das Obras Públicas de Moçambique, Joaquim José Machado, redigiu uma informação referindo que tinha perdido a confiança nesse agente, alegando que o condutor não cumpria as suas ordens, era desleixado e pouco assíduo, permitindo que se cometessem erros dispendiosos de reparar, o que tinha causado um manifesto prejuízo para a execução das obras. Por isso, estava decidido a ordenar a sua demissão[7].
Aceite o seu pedido de exoneração, apresentou-se no Ministério da Marinha em Maio de 1879. Foi transferido para Bolama, para as Obras Públicas da Guiné, onde trabalhou durante 7 meses enquanto diretor interino. As febres endémicas da região levaram-no a requerer transferência para outro local do Ultramar. Porém, o seu comportamento pouco exemplar, que se manteve na Guiné, obstaculizou o processo[8].
Em Julho de 1879, o governador da Guiné deu um mau parecer sobre João Carlos Ribeiro. Sugeriu, por exemplo, que fosse diminuído o seu vencimento no próximo cargo que desempenhasse. O governador de Cabo Verde, que lhe havia oferecido o cargo de subdiretor, recuou na sua proposta quando foi informado da situação[9].
Regressou à Europa em Abril de 1880 com licença da Junta de Saúde Naval, que foi estendida até Agosto. Chegou a Luanda em Setembro de 1880. Foi enviado para a comissão de Moçâmedes, por ser a localidade de clima mais ameno do Ultramar, onde trabalhou como chefe daquela circunscrição de obras. De Dezembro de 1880 até Março de 1881, desempenhou o cargo de diretor interino das Obras Públicas de Angola, em consequência de haver regressado ao reino o diretor efetivo[4].
Em Setembro de 1881, partiu para protagonizar a sua célebre comissão no Congo. O governo encarregou-o de comandar a "missão civilizadora" em São Salvador do Congo. Na Revista Ocidente, de 1883, vêm minuciosamente descritos todos os casos que se deram durante a permanência do Major no Congo[10].
Outras informações
Após a sua morte, em 1882, o quadro das Obras Públicas de Angola sofreu profundas alterações. Serafim Soares Coelho também conhecido por Serafim Duarte Soares Coelho, condutor de 1ª classe, e Henrique Augusto Dias de Carvalho, condutor de 2ª classe, regressaram a Lisboa, terminado o seu tempo de serviço em Angola. Substituíram-lhes José Fortunato Calais, condutor de 1ª classe, e João Maria Barreiros Arrobas, condutor de 2ª classe e major do exército da África Ocidental[11].
Obras
Notas
- ↑ 1,0 1,1 1,2 Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas de Angola”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1.
- ↑ 2,0 2,1 "Pelo juizo da 1ª vara da comarca de Lisboa (...)", Diário do Governo nº 57, de 13 de Março de 1883, 603.
- ↑ Arquivo Histórico Militar, “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar, 1790-1940".
- ↑ 4,0 4,1 4,2 João Romano torres (ed.), Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, vol. VI. (s.l., 1904-1915), 262-263.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos individuais, Caixa 768_1_G_J, "Pedido de exoneração de João Carlos Ribeiro, 1879".
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Depoimentos sobre João Carlos Ribeiro de 1879, Obras Públicas de Moçambique”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Desempenho de João Carlos Ribeiro nas Obras Públicas de Moçambique”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Desempenho de João Carlos Ribeiro nas Obras Públicas da Guiné”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Tabela sobre João Carlos Ribeiro de 1880, Obras Públicas da Guiné”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1.
- ↑ "O Major João Carlos Ribeiro e a sua comissão no Congo" in O Ocidente: Revista Illustrada de Portugal e do Estrangeiro, nº159. (Lisboa: s. ed., 21 de Maio de 1883), 115-118.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. "João Carlos Ribeiro - Carta sobre a morte de João Carlos Ribeiro, 1882”. Obras Públicas. Processos Individuais, Caixa 768/1.
Fontes
Arquivo Histórico Militar, AHM/100/SIL, 1790-1940. “Listagem Antigos Alunos Da Academia de Fortificação, Escola Do Exército, Escola de Guerra, Escola Militar”, n.d.
Arquivo Histórico Ultramarino, Angola, Obras Públicas, Processos individuais, Caixa 768/1.
Diário do Governo nº 57, de 13 de Março de 1883.
Bibliografia
O Ocidente: Revista Illustrada de Portugal e do Estrangeiro, nº159. Lisboa: [s.ed.] , 21 de Maio de 1883.
João Romano torres (ed.), Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, vol. VI. 1904-1915, 262-263.
Ligações Externas
João Romano torres (ed.), Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, vol. VI. 1904-1915, 262-263.
Hemeroteca Digital de Lisboa. O Ocidente nº 59, Lisboa, 21 de Maio de 1883.
Autor(es) do artigo
Mariana Nicolau
https://orcid.org/0000-0002-1454-1794
Sandra Osório da Silva
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- João Carlos Ribeiro (última modificação: 14/12/2022). eViterbo. Visitado em 23 de outubro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_Ribeiro