Categoria:TechNetEMPIRE

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Nesta categoria encontram-se todas as entradas realizadas no âmbito do projecto TechNetEMPIRE - Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império Português (1647-1871).

O objectivo principal deste projecto é olhar para os agentes do dispositivo colonial – especialistas e instituições – através do tempo e do espaço para entender como é que eles criaram e formaram redes da tecnociência em todo o Império Português. Importa também perceber como estas redes mudaram (ou não) ao longo do tempo ou das diferentes geografias. Partindo de duas principais fontes bibliográficas do século XIX que nunca foram actualizados e que são até hoje recursos indispensáveis: José Silvestre Ribeiro, “Historia dos Estabelecimentos Scientificos Litterarios e Artisticos de Portugal nos Sucessivos Reinados da Monarquia” (1871) e Francisco Sousa Viterbo, “Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses” (1899), este projecto irá actualizar estas obras conceptualmente e metodologicamente, olhando para o periodo comprendido ente a criação da Aula de Fortificação e Arquitectura Militar em Lisboa, 1647, e o encerramento da Escola Matemática e Militar, em Goa, Índia, em 1871.

Coordenação: Alice Santiago Faria e Renata Malcher de Araújo

Projecto financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. ( PTDC/ART-DAQ/31959/2017).

Para outras informações consulte o website do projecto: http://technetempire.fcsh.unl.pt.

Subcategories

This category has the following 4 subcategories, out of 4 total.

Pages in category "TechNetEMPIRE"

The following 200 pages are in this category, out of 1,977 total.

(previous page) (next page)

A

(previous page) (next page)